TIPOS DE LAREIRA – À LENHA, A GÁS, A ÁLCOOL OU ELÉTRICA

Ter uma lareira em casa pode ser mais simples do que parece. Existem lareiras de vários tipos, que funcionam de diferentes formas, E algumas delas nem precisam de chaminé.

Tipos de lareira

Conheça os vários tipos de lareira existentes, para saber qual escolher:

  • Lareiras à lenha

lareiras a lenha

A lareira convencional é aquela mais antiga, com a chaminé. Ela funciona à base de lenha, e seu acendimento requer uma certa habilidade. A lareira à lenha só pode ficar em um único lugar, pois precisa necessariamente do duto de exaustão. Além disso, a queima da lenha produz gás carbônico, que é jogado no ar através da chaminé. Por todos esses motivos é que outros tipos de lareira começaram a ser produzidos, como alternativa. Mas muitos ainda gostam da versão tradicional pelo barulho do estalar da madeira ao no fogo.

  • Lareiras elétricas

lareiras eletricas

O equipamento conhecido como lareira elétrica é na verdade um aquecedor, que funciona à base de energia elétrica. A diferença para um aquecedor comum é que existe na lareira elétrica uma tela com imagens de fogo. Em alguns modelos essa imagem é mais realista do que em outros. Mas de qualquer forma nunca é fogo de verdade. Saiba mais sobre as lareiras elétricas aqui.

  • Lareiras a gás

lareiras a gas

A lareira a gás tem como principal vantagem o fato de não precisar do duto de exaustão, mesmo tendo fogo de verdade. Isso faz com que ela possa ter muito mais possibilidades de formas e posições. Mas ela precisa ficar em um único lugar mesmo assim, para se manter conectada ao ponto de gás, seja na parede ou no botijão.

  • Lareiras a álcool

lareiras a alcool

Também chamada de “lareira ecológica”, a versão a álcool também tem fogo de verdade, mas é alimentada através de uma solução própria de etanol. Sendo assim, ela agrega todas as vantagens dos tipos anteriores, e elimina todos os problemas: Ela não emite poluentes na atmosfera, não consome gás nem eletricidade e não precisa de duto de exaustão.

E por não ser alimentada por gás nem energia elétrica, não precisa ficar em um único local. Por isso existem modelos de lareira a álcool de diversos tamanhos e formas, que inclusive podem ser levadas de um ambiente ao outro quando preciso. Saiba mais sobre as lareiras ecológicas aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *