TIPOS DE LUMINÁRIAS

Os tipos de luminárias são definidos basicamente pelo local onde elas são instaladas.



Na hora de construir ou reformar, portanto, é preciso escolher o efeito que se pretende criar na iluminação para de acordo com isso executar os pontos e os circuitos correspondentes nas paredes e nos forros.

plafon barcelona mbClique para ver plafons na loja.

Luminárias de sobrepor são fixadas no forro ou na laje, e ficam totalmente expostas, ou seja, com toda a peça aparente. Dentro desta categoria existem os spots, que são luminárias com peças que direcionam as lâmpadas para diferentes direções, os pendentes, que ficam suspensos no teto, e os plafons, que ficam rentes ao forro. (Ver também: “Como Utilizar Luminárias Pendentes“)

lumin de embutir mbClique para ver luminárias de embutir na loja.

Luminárias de embutir, ao contrário das de sobrepor, ficam encaixadas no forro, e portanto não podem ser instaladas diretamente na laje, e sim em locais com forros onde a peça possa ser totalmente escondida. Existem diferentes tamanhos de luminárias de embutir, e essa medida deve ser analisada de acordo com a distância existente entre o forro e a laje, para não adquirir peças que não caibam.

coluna jada mbClique para ver luminárias de piso na loja.

As luminárias de piso mais comuns são as também chamadas de “colunas” ou “pedestais”, e são, como o nome diz, as luminárias que ficam soltas, apoiadas diretamente no chão. Existem também luminárias de piso soltas e mais baixas, sem a coluna, e também as de embutir, que são mais usadas em jardins ou próximas a paredes para criar destaque. Já as luminárias usadas no piso para delimitar e iluminar caminhos são conhecidas como “balizadores”. Quando se usa luminárias de piso baixas ou de embutir com a lâmpada voltada para cima é importante esconder as peças com as plantas ou com muretas, para que a luminosidade não ofusque a vista de quem passa. As colunas e luminárias de piso mais baixas costumam ter cúpulas de vidro, tecido ou metal escondendo a lâmpada, e podem ser ligadas diretamente na tomada, com um fio removível, ou então serem conectadas com a fiação embutida.

abajur supreme toque mbClique para ver abajures na loja.

As luminárias de mesa são os famosos “abajures”. Novamente, como diz o nome, essas são aquelas que ficam sobre as mesas, normalmente mesas de cabeceira ou bancadas de trabalho. Assim como as luminárias de piso em forma de pedestal, as luminárias de mesa podem ser usadas como peças soltas, que podem variar de local, ou então ficarem ligadas à fiação embutida, e serem acionadas pelo interruptor.

arandela palmera mbClique para ver arandelas na loja.

As arandelas, por fim, são luminárias instaladas na parede, e que dependendo do local onde possuem aberturas e para onde ficam voltadas as lâmpadas – para cima e para baixo, ou só para cima ou só para baixo – podem criar diferentes efeitos e resultados, sempre de maneira aconchegante e dando destaque à parede onde se encontram.


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *