capa

TIPOS DE PORTA

Cada porta de um ambiente ou de um armário é classificada de acordo com a forma que se abre. É interessante conhecer cada tipo de porta para saber qual escolher e também para saber identificar cada uma pelo nome correto, para não dar confusão na hora da compra.

O material da porta não interfere na sua nomenclatura, sendo que praticamente todas podem ser de vários materiais diferentes, como vidro, madeira, PVC, alumínio, venezianas.

- Portas de abrir

É engraçado identificar uma porta como sendo “de abrir”, já que todas abrem. Mas esse é o termo que acaba sendo usado para falar da porta mais comum, com dobradiça vertical no canto.

portas de abrir Sasazaki Silenfort Clique para ver portas de abrir na loja.

Esse tipo de porta é um dos mais econômicos e funcionais, mas precisa de espaço livre para ser aberta, além de uma parede para ficar encostada quando aberta, para não ficar no caminho.

- Portas de correr

Portas de correr, como dize o nome, são as que correm lateralmente. Pode ter uma, duas ou mais peças que se movimentam, sendo cada uma delas chamada de “folha”. Uma porta de correr com duas folhas normalmente tem cada folha correndo para um lado diferente, ou então com as duas podendo correr para qualquer lado.

portas de correr Seiva CamilottiClique para ver portas de correr na loja.

A vantagem desse tipo de porta é o fato de precisar de espaço para sua abertura, sendo então uma boa opção para pequenos espaços. A desvantagem é que a abertura não é total, ou seja, uma das folhas normalmente fica fechada enquanto a outra está aberta, com exceção das portas que correm dentro ou em paralelo à parede.

- Portas basculantes

A porta de basculante é similar à porta de abrir comum, porém a dobradiça é colocada na horizontal, fazendo a porta abrir para cima. É muito usada em armários suspensos ou portas de garagem. Quando a porta abre para baixo, como acontece em armários da parte de baixo de cozinhas ou gabinetes de banheiro, por exemplo, a porta é chamada de basculante invertida.

mini-estante-armario-branca-mbArmário com porta basculante – Clique para ver na loja.

As vantagens da porta basculante são similares à da porta de abrir vertical, porém algumas vezes com valor mais alto, dependendo do tipo de pistão utilizado para manter a porta aberta. E em armários suspensos com portas basculantes devem ser tomados dois cuidados importantes: Não deixá-lo tão alto a ponto de não conseguir fechar a porta depois de aberta, e não deixá-la alinhada com o o rosto ou a cabeça das pessoas quando aberta, pois isso pode gerar acidentes.

- Portas pivotantes

 A porta pivotante também é parecida com a porta de abrir comum, porém com o eixo de abertura ligeiramente afastado do canto. É aquela porta que fica desencostada dos dois batentes quando aberta, já que o eixo onde está presa e que faz o giro da porta é preso na vertical, e não no batente lateral.

Portas Pivotantes Seiva Camilotti Clique para ver portas pivotantes na loja.

Esse tipo de porta costuma ser usado em portas de entrada, pelo seu visual diferenciado, leve e ao mesmo tempo imponente. Outra vantagem é que ela ocupa um espaço um pouco menor quando aberta, graças ao canto da porta que gira para o lado oposto da parte maior.

- Portas sanfonadas

A porta sanfonada recebeu esse nome por parecer com uma sanfona mesmo quando fechada, devido aos vincos na vertical que permitem que ela se abra totalmente, se dobrando várias vezes.

porta sanfonada Ecoidea - madeiramadeiraClique para ver portas sanfonadas na loja.

As vantagens desse tipo de porta são o preço e a abertura total, ideal para espaços bem reduzidos. Além disso, a abertura pode ser regulada, assim como na porta de correr, ficando parcialmente fechada se for preciso. Mas a qualidade dessas portas especialmente se o material for mais simples, não é das melhores, e o seu visual é bem simples.

- Portas-camarão

A porta camarão é parecida com a porta sanfonada, pois também funciona pelo sistema de dobras, porém a quantidade de dobras é bem menor e a qualidade das portas costuma ser bem melhor, com as folhas das portas mais grossas e dobradiças entre elas, ao invés de simples vincos verticais.

porta camarão - elarcaPorta camarão – Imagens: Elarca Portas e Janelas

Sendo assim, elas podem ser usadas quando se quer abertura total com mais qualidade, caso exista um pequeno espaço nos cantos para deixá-las quando estão abertas.

- Portas-balcão

As portas usadas em varandas e terraços são chamadas de portas-balcão, e se diferenciam das outras por serem abertas apenas por um dos lados, que deve ficar para dentro. O sistema de abertura das portas-balcão, no entanto, pode ser de qualquer um dos tipos.


Clique aqui para conhecer o “Curso de Decoração” da Cursos 24h, que ensina proporção, distribuição, como decorar imóveis próprios e alugados, como organizar reformas, quais são as cores e móveis mais adequados para cada cômodo e muito mais.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>