UM PARQUE COM PASSEIO ENTRE AS COPAS DAS ÁRVORES

Um parque em Istambul apresenta soluções de arquitetura e paisagismo que garantem sensações inusitadas aos visitantes.

Objetivo do projeto do parque

O projeto do parque foi feito pelo Studio DROR e teve como objetivo principal atrair visitantes para o local, situado no meio de um grande centro urbano com pouco verde a não ser o próprio parque.

parque istambul - dror - 6

Para fazer isso, os arquitetos criaram caminhos e locais de permanência que aproveitam a vegetação existente, sem retirar as diversas árvores do lugar, mas permitem a sua utilização de maneira agradável e algumas vezes inusitada, para atrair os visitantes através da sensação de bem-estar e também pela curiosidade e vontade de se divertir.

parque istambul - dror - 1

“Nós nos propusemos criar um parque que dissolvesse a ansiedade e o medo que muitas vezes acompanha um ambiente desconhecido através de uma rede de condições que promovem o amor incondicional”, explicam os arquitetos. 

parque istambul - dror - 2

As diferentes áreas do parque

O parque tem cinco áreas principais, cada uma delas projetada para gerar uma sensação diferente nos visitantes.

A entrada do parque, nomeada como “A Praça”, é um espaço aberto para o convívio e a socialização. Em outro espaço, o “The Loop”, o foco é o descanso e o relaxamento, com balanços e redes penduradas.  Na área conhecida como “The Pool” foram feitos gigantescos poços de bolas, inspirados pela vitalidade de um mercado turco de especiarias. 

parque istambul - dror - 3

A área onde os visitantes podem caminhar entre as copas das árvores é o espaço “The Cords”, onde foi feita uma espécie de ponte cheia de curvas, que fica na altura das árvores, e que tem ainda redes em alguns pontos, onde se pode deitar ou simplesmente pular, bem no alto da floresta.

A última área é chamada “The Groove”, e possui uma série de esculturas espalhadas pela paisagem, inclusive um grande cubo com água que cai por todos os lados, envolvendo os visitantes em uma sala aquática. O cubo funciona automaticamente, com um sensor que faz a água começar a cair com a simples aproximação de uma pessoa.

parque istambul - dror - 4

As cinco áreas são interligadas por caminhos que permitem que os visitantes escolham a sua própria rota dentro do parque.

parque istambul - dror - 5

Projeto e imagens: Dror

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *