UM PRÉDIO CERCADO DE PLANTAS NO MEIO DA CIDADE

O prédio, que fica em Turim, na Itália, tem a estrutura em aço e inúmeros terraços com plantas que dão a sensação de que se trata de uma casa na árvore, porém muito maior e no meio da cidade.

As plantas têm a função de proteger o interior da construção da poluição e do barulho vindos da rua, criando uma ambientação mais agradável. E do lado de fora, o posicionamento irregular e bem distribuído por toda a fachada cria movimento e dá identidade ao projeto.

Os pergolados de madeira protegem as plantas do calor mais intenso do verão, e as esculturas metálicas em forma de tronco fazem uma composição com a vegetação natural, integrando o conjunto.

predio cercado de plantas luciano pia 2

As paredes com visual rústico complementam a sensação de “floresta” pretendida pelo arquiteto Luciano Pia, responsável pelo projeto. (Ver também: “Paredes de Tijolo Aparente“)

O prédio tem 63 unidades de moradia, todas diferentes umas das outras, e o terraço privativo foi usado como jardim.

A eficiência em termos de consumo energético da construção foi beneficiada pelo uso de tantas plantas, já que o conforto térmico que elas geram reduzem a necessidade de resfriamento artificial do ar.

Imagens e projeto: Luciano Pia

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *