eco cooler - grey - capa

UM RESFRIADOR DE AR SEM ELETRICIDADE

Algumas pessoas de um vilarejo em Bangladesh com condições precárias de moradia resolveram o problema da alta temperatura de uma forma barata e criativa, com um sistema de refrigeração do ar sem eletricidade.

Como funciona o resfriador de ar sem eletricidade

O vilarejo de Daulatdia, com aproximadamente 28 mil habitantes que vivem em casebres sem água corrente e temperaturas que ultrapassam os 45°C durante o verão, precisavam de uma solução econômica para refrescar os ambientes e também sem usar eletricidade, já que além de não terem água eles também não contam com fornecimento de energia.

Eles começaram a usar então um sistema simples mas eficiente, feito apenas com garrafas pet e papelão. O papelão é usado como um painel cheio de furos, onde ficam encaixadas as garrafas pet cortadas pela metade. Em seguida, esse painel é colocado na janela ou na porta, e pronto, o ar que entra já começa a ser resfriado, reduzindo a temperatura interna em até 5 graus, de desconfortáveis 30 graus para agradáveis 25, por exemplo.

resfriador de ar sem eletricidade - eco coolerResfriador de ar sem eletricidade – Imagem: Grey Group

A explicação para esse resfriamento da temperatura é que ao entrar na garrafa o ar é resfriado instantaneamente, graças à sua forma afunilada. Para sentir a diferença, é possível usar as próprias mãos, colocando-as na frente da boca e assoprando com a garganta, primeiro com a boca totalmente aberta e depois fazendo forma de bico. Com a boca aberta o ar sai mais quente do que quando a boca está levemente fechada, criando o efeito afunilado similar ao da garrafa.

Vídeo que mostra o resfriador de ar sem eletricidade

Veja no vídeo abaixo esse resfriador de ar econômico e sustentável, conhecido como “Eco Cooler”:

Uma ideia simples, desenvolvida por Ashis Paul, divulgada pela empresa de publicidade Grey Group, e que está sendo aproveitada por outros vilarejos ao redor do mundo.


Veja também:

Uma opinião sobre “UM RESFRIADOR DE AR SEM ELETRICIDADE”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>