UM SHOPPING COM TELHADO VERDE E COMPOSTAGEM DO LIXO

O shopping Eldorado, em São Paulo, começou a fazer uso de soluções sustentáveis. É o projeto chamado por eles de “Telhado Verde”, que envolve a compostagem do lixo e uma horta no telhado.

A compostagem do lixo do shopping

As lixeiras espalhadas pelo shopping possuem locais para jogar lixo orgânico e outro para jogar o lixo reciclável. O lixo reciclável segue para unidades de tratamento específicas. O lixo orgânico, de cerca de 1 tonelada por dia, é tratado no shopping mesmo, através do sistema de compostagem.

compostagem do lixo e horta no telhado do shopping eldorado

O lixo orgânico recebe enzimas que aceleram o processo de decomposição e retiram o odor desagradável. O material gerado por esse processo é usado como adubo em uma horta feita na cobertura do shopping, ao invés de ser descartado.

A horta no telhado do shopping

A horta implantada no telhado do shopping Eldorado produz legumes e verduras sem agrotóxicos, destinados aos colaboradores do shopping. A área total da cobertura onde fica a horta é de 5 mil metros quadrados.

compostagem do lixo e horta no telhado do shopping eldorado

Alguns dos alimentos cultivados no local são: berinjela, jiló, cebola, pimentões, pimentas, salsinhas, alfaces, gengibre, tomates, manjericão, morango, pepino, abobrinha. A horta também conta com plantas como gazânia e lavanda, e uma farmácia viva com capim-cidreira, hortelã, erva doce, carquejo, malva, sálvia, alecrim, bálsamo e poejo.

compostagem do lixo e horta no telhado do shopping eldorado

Além de produzir alimentos e utilizar o lixo decomposto do próprio shopping, a horta tem uma terceira função. Ela serve para melhorar o desempenho térmico da construção, pois impede o calor de penetrar nos ambientes através da cobertura. Assim as temperaturas dentro do shopping ficam naturalmente mais amenas, reduzindo o desperdício de água e o uso de energia gerados pelos aparelhos de ar-condicionado.

Resultados do projeto

Segundo o próprio shopping, o projeto tem reduzido significativamente a quantidade de lixo enviada ao aterro sanitário, além de reduzir a emissão de carbono na atmosfera gerada pelo transporte do material. Para tentar zerar o envio de lixo ao aterro em 5 anos, a equipe responsável pelo projeto promete fazer um trabalho de conscientização junto aos lojistas de restaurantes e fast foods para recolher os resíduos produzidos por eles.

Vídeo do Projeto Telhado Verde do Shopping

Veja o Projeto Telhado Verde do shopping Eldorado no vídeo abaixo:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *