UMA CASA COM COBERTURA DE TENDA

A tenda é um tipo de cobertura muito usada em feiras e eventos, por funcionar como se fosse uma barraca. Mas nessa casa, projetada pelo escritório Sparks Architects, ela tem uma função diferente.

O que é uma tenda

Uma tenda é basicamente uma cobertura de tecido. Esse tecido fica apoiado na parte do meio por um pilar e é puxado e preso nas pontas para ficar bem esticado. Assim se forma uma espécie de cabana, que pode variar na forma e no tamanho, dependendo do tecido usado e da quantidade de apoios.

casa tenda - sparks architects - 3

A tenda sobre a casa facilita a ventilação natural

Ao invés de ser montada e desmontada, a tenda que cobre a casa fica montada o tempo todo. Debaixo dela, uma construção em forma de caixote fica constantemente abrigada.

casa tenda - sparks architects - 6

O caixote tem cobertura retrátil, para ficar aberta no verão e fechada no inverno. Ou seja, quando está calor é apenas a tenda que protege a construção, deixando um vão livre entre a cobertura e as paredes que permite a circulação do ar. Assim os ambientes ficam muito mais frescos e ventilados. (Ver também: “Ventilação Natural“)

casa tenda - sparks architects - 4

E no inverno, quando está mais frio, a construção fica mais resguardada, com a cobertura retrátil fechada. Mas mesmo assim a vista da paisagem em volta nunca é perdida, graças às amplas aberturas de vidro nas paredes.

casa tenda - sparks architects - 5

Contraste entre a tenda e a construção

O projeto da casa teve a intenção de contrastar a tenda e o caixote, de maneira a valorizar os dois. Esse contraste acontece através da diferença da forma, muito mais leve e fluida na tenda do que no caixote de linhas retas, e também pela oposição de cores, branca na tenda e preta nas paredes.

casa tenda - sparks architects - 1

A leveza gerada pela cor preta

Ao contrário do que muitas vezes se pensa, e que fica claro nessa casa, a cor escura pode criar sensação de leveza. O caixote pintado na cor preta, debaixo da cobertura clara, parece sumir, deixando a cobertura mais destacada do que ela. Esse efeito é reforçado pela presença do vidro, que reforça a leveza e a transparência dessa parte da construção.

casa tenda - sparks architects - 2

Projeto de Sparks Architects, fotos de Christopher Frederick Jones

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *