A CASA QUE PARECE DESAFIAR A GRAVIDADE

Com a maior parte de seu volume sem apoio na parte de baixo, esta pode ser a casa com a maior extensão de área construída em balanço do mundo.

Conhecida como Emerald Art Class House, a residência foi projetada nos Estados Unidos pelo escritório de arquitetura Fisher Architecture e os clientes eram fabricantes de vidro que queriam que a casa ficasse em cima da sua fábrica, a Emerald Art Glass.

Emerald Art Glass House 1

 Não havia muita área disponível para fazer uma casa térrea, e além disso a vista da casa ficaria prejudicada se ela fosse feita muito para baixo. Pensando nisso, os arquitetos resolveram fazer a maior parte da casa em um volume que parece estar voando sobre a cobertura do galpão da fábrica, aproveitando a área que seria perdida.

Emerald Art Glass House 2

E em uma das pontas desse volume em balanço, foi feita uma parede de vidro que proporciona uma bela vista da cidade a quem está dentro da casa e quando vista do lado de fora funciona como chamariz do produto que é fabricado ali.

Emerald Art Glass House 6

Pelo resto da casa, inclusive em uma escada externa e em parte do piso, muito vidro foi usado também, aproveitando a facilidade de aquisição do material pelos proprietários.

Emerald Art Glass House 5

Além do vidro, foram usados alguns materiais reciclados na execução da casa, e o grande balanço foi conseguido pela utilização de estrutura metálica, que suporta maiores vãos sem apoio, associada à forma da estrutura, que se prende ao volume central de concreto.

Emerald Art Glass House 3

Os arquitetos responsáveis pelo projeto se gabam do feito comparando com a Casa da Cascata, projeto famoso do arquiteto Frank Loyd Wright de 1934 que tinha também uma boa parte dos pisos em balanço, chamando muita atenção na época pela inovação estrutural, porém sem chegar perto da medida alcançada nessa casa.

Emerald Art Glass House 4

Imagens e projeto: Fischer Architecture
Veja mais projetos de casa.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *