A primeira ciclovia solar do mundo fica na cidade de Krommenie, na Holanda, e foi inaugurada no final de 2014. Ela mostra que investimentos maiores e um bom planejamento compensam muito mais do que soluções improvisadas.
Além de servir aos ciclistas, a ciclovia solar é útil para a cidade como um todo, e seu preço se paga depois de um tempo. Às vezes o barato pode sair até mais caro, a longo prazo, como as ciclofaixas pintadas com tinta, que logo desbotam e precisam ser repintadas periodicamente.
Como funciona a ciclovia solar
A ciclovia solar é feita com um piso especial, composto por painéis de concreto com células fotovoltaicas (que captam a energia do sol) cobertas por vidro temperado.
Isso significa que ela funciona como se fossem os painéis colocados sobre os telhados, que ficam em contato com a luz solar e a transformam em energia. No caso da ciclovia, a energia produzida pode ser utilizada para diferentes funções da cidade ao seu redor, como abastecer as casas, os faróis, os postes e os carros elétricos.
Quanta energia é gerada pela ciclovia solar
Agora, após um certo tempo de uso, a ciclovia mostrou-se ainda mais eficiente do que o programado, fornecendo cerca de 70 quilowatts/hora por metro quadrado no ano, em uma ciclovia de 70 metros de extensão. Isso significa, na prática, o abastecimento de 3 casas da região, e o retorno total do investimento em aproximadamente 15 anos.
Outras ideias de aproveitamento da energia solar
A empresa SolaRoad, responsável pela criação e execução da ciclovia solar, tem também um outro projeto similar, que são as estradas solares. É a mesma ideia das ciclovias, porém no piso das estradas. O intuito da empresa é aproveitar os locais existentes para gerar energia, sem ter que usar novos espaços.
Existem também outros elementos capazes de captar a energia solar, como as telhas solares ou as janelas solares, e também outros materiais que aproveitam a luz do sol nas pistas de estradas e ciclovias, como a pintura Starpath, que absorve os raios ultra violeta durante o dia para iluminar a pista de noite, ou o sistema Solar Roadways, em que os painéis que formam as ruas e estradas transformam a energia do sol em calor que derrete a neve sobre elas.