ALTURA DAS BANCADAS

A altura das bancadas é uma dúvida comum para quem está montando sua casa, principalmente porque existem variações de uso e necessidades.

De modo geral, bancadas de cozinha devem ter entre 86 e 93cm, pelo menos no local onde fica a pia. Essa medida pode variar em função de quem vai usar a bancada, sendo que o importante é que ela possa manusear os alimentos e objetos sem ter que curvar as costas ou levantar os ombros.

Bancadas mais altas, que terão a função de bar ou divisória de espaços, como os balcões que dividem a cozinha da sala muitas vezes, são mais altas, com 1,05 a 1,10m. Essa é a altura ideal para usar banquetas altas, com assento de 90cm. (Ver também: “Dicas para escolher banquetas“)

Bancadas que serão utilizadas como mesa devem ter altura final entre 72 e 78cm, para ficar confortável ao ser usada com cadeiras de tamanho padrão, com assento de 50cm. Se for preciso usar cadeiras ou banquetas em bancadas que estejam no mesmo nível da bancada da pia, deverão então ser usados assentos com altura intermediária, de 60cm.

bancada-gourmet-madeiramadeiraClique para ver a bancada na loja.

nos banheiros, novamente a altura ideal depende do tamanho dos usuários, mas o padrão é que seja algo entre 78 e 85cm.

É importante calcular a altura final das bancadas levando em consideração a espessura do tampo, e então descontar na hora de executar a mureta de apoio ou fixar os suportes da bancada na parede. Nos banheiros, a medida a ser considerada é a da parte mais alta da cuba, portanto em caso de utilização de cubas de apoio, que ficam para fora da bancada, a altura da bancada deverá ter a medida indicada menos a altura da cuba.

E nas cozinhas, vale lembrar que alguns eletrodomésticos têm que caber abaixo da bancada, como máquinas de lavar, e outros devem estar alinhados com a superfície, como fogões de piso. Então dependendo do que for feito primeiro – a bancada ou a compra do eletro – o resto deverá estar de acordo, sempre dentro das medidas aceitáveis.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

4 comentários em “ALTURA DAS BANCADAS”

  1. tenho duvida em relaçao a altura da saida de agua e esgoto. na
    minha casa ficou com 75 cm os dois? ta muito alta? tenho duvida tmb em relaçao a saia da bancada que tera 10 cm. qual altura coloco as saidas de agua e esgoto para nao ficar aparecendo embaixo da bancada ?
    e tmb em relaçao a altura da bancada . os usuarios da casa tem 1,70 de altura, a altura final da bancada com 1.00 m fica mto alta?

    1. Olá, Lucilene. Uma bancada de 1,00m de altura é bastante alta, mais alta do que a medida mais alta dentro dos padrões considerados confortáveis. Eu diria que no máximo dá para deixar a cuba com 1 metro de altura final, se ela for uma cuba de apoio, e a bancada a 90 ou 85cm, dependendo da altura da cuba. Mas tenha em mente que ela vai ficar bem alta, e por isso desconfortável para visitas um pouco mais baixas, por exemplo. Se puder, deixe o final da cuba (borda de cima) a 95cm. E quanto aos pontos, 10cm são o mínimo que você pode deixar entre a parte de baixo da cuba e a saída de esgoto, o que significa que a saia pode cobrir essa distância. No entanto, o sifão não tem como ficar escondido pela saia, pois ele precisa ir até mais baixo do que a altura do esgoto, para então subir novamente. Isso é preciso para que o sifão consiga filtrar os resíduos e evitar mau cheiro. Se quiser esconder totalmente o sifão seria preciso fazer uma saia de pelo menos 30cm, que ficaria desproporcional, ou então usar um armário. E para esconder totalmente as mangueiras que ligam o ponto de água às torneiras em si pode ser usada uma torneira de parede, se ainda der tempo de mexer nessa instalação. Abraços, espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *