ARQUITETA FERNANDA DG

Desde criança eu era arquiteta e não sabia. Gostava de brincar de montar casas com paredes de dominó em cima da escrivaninha, desenhava plantas e perspectivas de casas à mão e em programas de computador, por diversão. Meu pai teve também sua influência, já que gostava da área e projetou nossa casa, mesmo sem trabalhar com isso. Depois desenhou os móveis. E eu só olhando e gostando da coisa.

Esse foi meu hobby desde a infância até a hora de escolher a faculdade. Prestei vestibular só para o Mackenzie, pois era lá que eu queria estudar, e foi lá que me formei, em 2003, no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Depois de fazer estágios e trabalhar em escritórios, lojas e também como autônoma em vários estados do Brasil, onde morei, resolvi criar o site para poder compartilhar ideias com as tantas pessoas que percebi que se interessam pelo assunto, colocando para fora todo meu potencial criativo e tentando mostrar um lado da arquitetura que muitas vezes fica esquecido no planejamento dos espaços.

Para mim, esse planejamento tem que ser funcional e visualmente harmônico, mas não deve parar aí, como muitas vezes acontece. É importante pensar nos ambientes e construções de maneira abrangente e cuidadosa, com atenção aos efeitos que eles são capazes de gerar.

(Ver também: “A Importância da Visão do Todo em Arquitetura e Urbanismo“, “A Psicologia da Arquitetura” e “Sensação Causada pelos Materiais na Decoração“)

Busco otimizar o conforto, a praticidade e o custo-benefício, criando soluções que tenham bons resultados sem desperdícios. E sempre que possível, tento agregar elementos e sistemas sustentáveis aos projetos.

(Ver também: “Como Baratear as Construções sem Perder a Qualidade” e “Mitos sobre Sustentabilidade“)

Para saber mais sobre mim você pode ver meus artigos ou então alguns projetos.

E seja bem-vindo(a) ao site, espero que as dicas possam lhe ajudar!

Veja também:

59 comentários em “ARQUITETA FERNANDA DG”

  1. Fernanda tudo bem… Meu nome é Luiz ! Gostei bastante das ideias do site… Olha só, possuo um terreno em declive… gosto bastante dele, fica em Vargem Grande Paulista, inicialmente comprei para investimento, a declividade dele é menor que 15%. Agora passei a gostar muito de meu terreno. Ele é grande 1200 m2, fica em condomínio fechado. Queria fazer uma bela casa, porém as pessoas falam que fiz bobagem em ter comprado… dizem que vou necessitar um dinheiro absurdo para fazer uma casa. Queria que me ajudasse… Não possuo muito dinheiro… Será que há solução ?? – se necessitar tenho a planta topográfica do terreno ! agradeço se puder me ajudar !!

    1. Olá, José Luiz. Se o terreno é em condomínio fechado, o primeiro ponto a ser verificado é se existe alguma metragem mínima que o condomínio exija que a casa tenha. Quanto maior o tamanho da casa, maior o investimento. Por isso para saber se é possível construir nesse terreno com pouco dinheiro é importante checar isso. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e ideias de arquitetura e decoração da arquiteta Fernanda DG