BANCADA DE ARDÓSIA NO BANHEIRO E NA COZINHA

A bancada de ardósia pode ser usada no banheiro e na cozinha, tomando-se apenas alguns cuidados.

Características da bancada de ardósia

A ardósia é uma pedra natural, assim como granito ou mármore, por exemplo. Por isso ela é um material frio, que ajuda a refrescar os ambientes. E também como as outras pedras, a ardósia apresenta um certo grau de porosidade, que faz com que ela absorva um pouco de água, podendo apresentar manchas quando molhada. No entanto, a bancada de ardósia é menos porosa do que a maior parte das pedras em seu estado natural. E ela também pode ser polida, para ficar totalmente impermeável.

bancada de ardósia

Quanto à resistência, a bancada de ardósia é uma boa opção, pois é bastante durável, suporta bem altas temperaturas e não risca com facilidade. O único cuidado que é preciso ter é no transporte das peças, pois ela pode quebrar ao bater em algum lugar.

Outro cuidado ao fazer uma bancada de ardósia é usar peças lisas. Isso porque a ardósia pode ter alguns vincos, e esses vincos não são um problema no revestimento de pisos e paredes. Mas na bancada da cozinha eles podem se tornar locais de acúmulo de alimentos, dificultando sua limpeza. Para resolver isso basta usar partes lisas ou lixadas da pedra, o que não é difícil.

rugosidade ardósia

Opções de cores da bancada de ardósia

A ardósia tem naturalmente algumas variações de cor. Ela pode ser cinza, esverdeada, branca ou as vezes pode ter manchas alaranjadas. Mas na versão polida ela pode ganhar cores diferentes, dependendo do verniz utilizado. Pode inclusive ser toda preta, por exemplo, e com brilho.

Como fixar a bancada de ardósia

A bancada de ardósia é chumbada na parede da mesma forma que uma bancada de granito. E pode também precisar de apoios externos, como mãos francesas. A ardósia é uma pedra pesada e mole, ou seja, quebradiça. Portanto não devem ser deixados grandes vãos entre um apoio e outro.

Cooktop na bancada de ardósia

Uma dúvida de alguns leitores aqui do site sobre a bancada de ardósia é se ela pode ser usada com cooktop. Isso porque a pedra esquenta quando está em contato com altas temperaturas, mesmo não quebrando. Mas o cooktop precisa apenas de um local para ventilação abaixo dele, dentro do armário por exemplo, e não interfere na temperatura da bancada. Ele fica quente apenas nas bocas, e não na peça inteira. Por isso pode ser utilizado sem problemas, em qualquer bancada.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *