AMPLIAÇÃO DA CASA SEM PERDER A ILUMINAÇÃO

Ao fazer uma ampliação na casa, muitas vezes a nova área bloqueia a iluminação e a ventilação das janelas existentes. Mas é possível ganhar novas áreas sem prejudicar o que já estava lá.

O projeto de ampliação dessa pequena casa é um exemplo disso. Ela fica no fundo de um terreno, como se fosse uma edícula. Por isso a ideia era ganhar uma nova área na frente da casa, justamente onde ficavam todas as janelas.

A casa antes da ampliação

Veja como era a casa antes da ampliação:

casa antes da ampliação

Por que era preciso reformar

A nova área era necessária para ter um lugar para guardar a bicicleta e uma nova cozinha. A frente precisava ser fechada com um muro ou portão, para aumentar a segurança. Além disso, era preciso tirar a árvore da frente da casa, pois a construção foi feita muito próxima a ela e sua copa estava entupindo a calha do telhado. (Ver também: “Cuidados ao construir perto de árvores“).

A ideia inicial

Inicialmente a intenção era cobrir quase toda a área do jardim existente, movendo a árvore para outro local. O jardim do terreno é grande, por isso continuaria existindo bastante área verde na frente da nova parede. No entanto, a casa iria ficar escura e sem jardim.

A casa depois da ampliação

planta da ampliaçãoPlanta da ampliação – Clique para ver ampliado.

Então a solução final para a ampliação da casa acabou sendo mais barata e ao mesmo tempo mais eficiente. Bastou aproveitar melhor o espaço da área coberta já existente, para poder cobrir apenas um pedaço da área descoberta.

ampliação edícula

Isso trouxe várias vantagens:

  • Obra mais fácil e mais barata

A solução com a cobertura parcial ficou mais barata por vários motivos: Pela área menor a ser construída, pelo fato de não mexer no piso e na cobertura existentes para fazer emendas, e também pela proximidade da nova cozinha em relação à área de serviço existente.

ampliação edícula - cobertura

Se a cozinha fosse feita na parte nova, seria bem mais complicado de criar pontos d’água e saída para o esgoto. No local onde ela foi feita fica mais prático de construir, com a tubulação passando pela mureta baixa. E a praticidade ainda aumenta, com a cozinha nova tão perto da cozinha existente que pode até usar a mesma geladeira e outros equipamentos.

ampliação edícula - cozinha

  • Ventilação e iluminação da casa preservada

Por não encostar na parede onde ficam as janelas, sobra espaço para a entrada de luz e de vento. A pequena faixa deixada entre o novo muro e a nova cobertura ainda aumenta a quantidade de vento que pode passar por ali, criando ventilação cruzada. (Saiba mais sobre ventilação natural aqui).

ampliação edícula - portão

  • Sensação agradável com plantas que foram mantidas

Além de deixar uma área aberta, criando sensação de espaço, os arbustos e uma parte do gramado foram mantidos. Assim a sensação de bem-estar dos novos ambientes fica muito maior do que se estivesse tudo coberto e sem vegetação nenhuma.

ampliação edícula - sala de jantar

  • Espaço livre para relaxar ao ar livre

A área que foi mantida sem cobertura não serve só para manter a ventilação e a iluminação da casa. Ela foi aproveitada como um espaço onde é possível relaxar, olha para o céu ou tomar sol.

ampliação edícula

  • Espaço para a bicicleta

Ao invés de ficar no meio do caminho, atrapalhando a circulação, a bicicleta ganhou um espaço só para ela na nova área. Dessa forma ela fica perto do portão de acesso, para poder entrar e sair com facilidade.

ampliação edícula - espaço bicicleta

  • Área de serviço mais reservada

A área de serviço, antes totalmente aparente, ficou escondida pela parede da cozinha. Assim o ambiente fica mais agradável, sem as roupas penduradas expostas, mas sem perder o vento e a iluminação. E tudo isso com a simples criação de uma parede em local estratégico, sem precisar de portas ou qualquer outra solução mais cara.

ampliação edícula

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *