AMPLIAÇÃO DA CASA SEM PERDER A ILUMINAÇÃO

Ao fazer uma ampliação na casa, muitas vezes a nova área bloqueia a iluminação e a ventilação das janelas existentes. Mas é possível ganhar novas áreas sem prejudicar o que já estava lá.

O projeto de ampliação dessa pequena casa é um exemplo disso. Ela fica no fundo de um terreno, como se fosse uma edícula. Por isso a ideia era ganhar uma nova área na frente da casa, justamente onde ficavam todas as janelas.

A casa antes da ampliação

Veja como era a casa antes da ampliação:

casa antes da ampliação

Por que era preciso reformar

A nova área era necessária para ter um lugar para guardar a bicicleta e uma nova cozinha. A frente precisava ser fechada com um muro ou portão, para aumentar a segurança. Além disso, era preciso tirar a árvore da frente da casa, pois a construção foi feita muito próxima a ela e sua copa estava entupindo a calha do telhado. (Ver também: “Cuidados ao construir perto de árvores“).

A ideia inicial

Inicialmente a intenção era cobrir quase toda a área do jardim existente, movendo a árvore para outro local. O jardim do terreno é grande, por isso continuaria existindo bastante área verde na frente da nova parede. No entanto, a casa iria ficar escura e sem jardim.

A casa depois da ampliação

planta da ampliaçãoPlanta da ampliação – Clique para ver ampliado.

Então a solução final para a ampliação da casa acabou sendo mais barata e ao mesmo tempo mais eficiente. Bastou aproveitar melhor o espaço da área coberta já existente, para poder cobrir apenas um pedaço da área descoberta.

ampliação edícula

Isso trouxe várias vantagens:

  • Obra mais fácil e mais barata

A solução com a cobertura parcial ficou mais barata por vários motivos: Pela área menor a ser construída, pelo fato de não mexer no piso e na cobertura existentes para fazer emendas, e também pela proximidade da nova cozinha em relação à área de serviço existente.

ampliação edícula - cobertura

Se a cozinha fosse feita na parte nova, seria bem mais complicado de criar pontos d’água e saída para o esgoto. No local onde ela foi feita fica mais prático de construir, com a tubulação passando pela mureta baixa. E a praticidade ainda aumenta, com a cozinha nova tão perto da cozinha existente que pode até usar a mesma geladeira e outros equipamentos.

ampliação edícula - cozinha

  • Ventilação e iluminação da casa preservada

Por não encostar na parede onde ficam as janelas, sobra espaço para a entrada de luz e de vento. A pequena faixa deixada entre o novo muro e a nova cobertura ainda aumenta a quantidade de vento que pode passar por ali, criando ventilação cruzada. (Saiba mais sobre ventilação natural aqui).

ampliação edícula - portão

  • Sensação agradável com plantas que foram mantidas

Além de deixar uma área aberta, criando sensação de espaço, os arbustos e uma parte do gramado foram mantidos. Assim a sensação de bem-estar dos novos ambientes fica muito maior do que se estivesse tudo coberto e sem vegetação nenhuma.

ampliação edícula - sala de jantar

  • Espaço livre para relaxar ao ar livre

A área que foi mantida sem cobertura não serve só para manter a ventilação e a iluminação da casa. Ela foi aproveitada como um espaço onde é possível relaxar, olha para o céu ou tomar sol.

ampliação edícula

  • Espaço para a bicicleta

Ao invés de ficar no meio do caminho, atrapalhando a circulação, a bicicleta ganhou um espaço só para ela na nova área. Dessa forma ela fica perto do portão de acesso, para poder entrar e sair com facilidade.

ampliação edícula - espaço bicicleta

  • Área de serviço mais reservada

A área de serviço, antes totalmente aparente, ficou escondida pela parede da cozinha. Assim o ambiente fica mais agradável, sem as roupas penduradas expostas, mas sem perder o vento e a iluminação. E tudo isso com a simples criação de uma parede em local estratégico, sem precisar de portas ou qualquer outra solução mais cara.

ampliação edícula

Veja aqui todas as dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

Um comentário em “AMPLIAÇÃO DA CASA SEM PERDER A ILUMINAÇÃO”

  1. Quais os materiais usados para esse projeto de ampliação de uma área existente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *