CASA COM FORMA TRIANGULAR

O projeto dessa casa minimalista no Japão (Ver também: “Minimalismo nos Projetos“), desenvolvido pelo escritório Suppose Design Office, tem como principal destaque a forma triangular e os cantos que ela forma nas laterais.

Forma triangular da casa cria varandas diferentes

Esses cantos funcionam como locais de integração entre o interior e o exterior, pois receberam rasgos na cobertura que transformam essa áreas em jardins que não são nem totalmente internos nem completamente externos. Essa ambiguidade acaba chamando a atenção de quem está dentro para o lado de fora, e de quem está fora para o lado de dentro.

casa triangular utsunoiya - 1

Espaço triangular fica aconchegante

Além desse efeito, esses ambientes nas laterais funcionam como áreas de convívio e interação social, pois são muito agradáveis. A intenção foi recriar as tradicionais varandas dos projetos japoneses com uma forma diferenciada, de execução mais simples.

casa triangular utsunoiya - 2

Visual clean com materiais e jardins acolhedores

A madeira na parte interna foi usada para compensar o aspecto clean e minimalista do exterior, e a grande quantidade de aberturas em vários lados da construção mantém a casa bem iluminada e ventilada. (Ver também: “Ventilação Natural“). Ao mesmo tempo, as coberturas inclinadas protegem a maior parte dessas aberturas da incidência direta do sol, deixando a temperatura da casa mais amena no calor.

casa triangular utsunoiya - 4

Aproveitamento da ponta da cobertura triangular

Essa forma triangular, juntamente com a forma arredondada, são consideradas boas opções para racionalizar a quantidade de material gasto na obra, já que aproveitam melhor o espaço ao evitar a formação de cantos sem aproveitamento no alto. Mas é preciso muita criatividade para que os cantos formados nas partes de baixo possam ser bem aproveitados sem virarem armadilhas para as cabeças. Ver também: “Casa em Forma de Pirâmide“.

casa utsunoiya - 5

Projeto e imagens: Suppose Design Office
Veja mais projetos de casas.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *