CASA DE 140m² NO TERRENO EM DECLIVE

O projeto desta casa aproveita o desnível do terreno, e foi pensado para aproveitar ao máximo a visão do fundo do terreno, além de privilegiar a área social.

Sendo assim, todos os ambientes têm aberturas para o fundo da casa, e no andar de baixo as salas e a cozinha ficam todas abertas para a grande varanda e para a área de lazer, com vista do pôr do sol.

A casa de 140m² tem:
  • 3 quartos, sendo um deles suíte.
  • 2 salas (sala de jantar e sala de TV que também é sala de estar)
  • Cozinha aberta para a sala
  • Escritório pequeno com jardim
  • Lavabo que também funciona como banheiro de serviço
  • Lavanderia
  • Garagem coberta para 2 carros

declive 140 - 1

Integração dos ambientes e grandes aberturas ampliam os espaços

O tamanho da casa (140 metros incluindo a área da caixa d’água e todas as partes cobertas, como a garagem e a varanda) não é especialmente grande, mas com todas essas aberturas e pelo fato dos ambientes serem bem integrados, ela parece ser maior do que é.

declive 140 - 6

Garagem com circulação facilitada, sem manobras

A casa tem como vantagem a garagem aberta e no meio do terreno, que facilita a entrada e saída de veículos. Se os dois lados estiverem livres, é possível entrar e sair de frente, sem ter que manobrar.

declive 140 - 3

Economia pela concentração da tubulação hidráulica

O acesso à casa a partir da garagem ou de quem chega à pé se dá por um único canto, que concentra toda a circulação vertical. Esse bloco fica no meio da casa, para facilitar ainda mais a ligação entre os espaços, e abriga também a caixa d’água, que a partir desse ponto distribui a tubulação hidráulica pela casa com o mínimo de distância possível.

PLANTAS casa 140m

Escritório com jardim e entrada independente

O escritório foi montado na área de circulação e tem acesso independente, além de uma área externa reservada, que funciona como uma espécie de mirante e é ideal para o descanso, por estar mais separada da área de lazer e próxima dos quartos.

declive 140 - 5

Medidas do terreno

O projeto dessa casa foi feito para um terreno de 680m², com 17m de frente e 40m de profundidade. Mas a casa pode ser feita em um terreno com profundidade menor, de pelo menos 20m. Sua inclinação é de aproximadamente 20%.

Vídeo da casa de 140m² no terreno em declive:


Veja mais projetos de casa aqui, ou então dê uma olhada em outros projetos especificamente para terrenos em declive.

Projeto: Arquiteta Fernanda DG

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

13 comentários em “CASA DE 140m² NO TERRENO EM DECLIVE”

  1. Ola Fernanda,
    Me chamo Carlos. Tenho um lote que fica no final de uma rua em um condomínio, Medida total é 652 m2, mas somente com 260 m2 de area permitida pela CETESB e lei municipal
    O lote na sua 1a metade é quase um trapézio retângulo e na 2a parte quase um retângulo.
    Os 1os 5 mt do lote são planos a nível da rua, tendo a seguir um declive (2,5 a 3 mt de altura) curto e muito acentuado, que ocupa em torno de 2 a 3 mts no comprimento do lote. A seguir, no plano inferior, uma área em torno de 17 mt de comprimento com pouquíssimo declive. No total, 24,5 mt de comprimento permitido para construção.
    Com base em seu projeto acima, adaptei e fiz um croqui para uma casa em torno de 125 m2, tbem em 2 pavimentos, sendo que a laje superior seria impermeabilizada e utilizável para lazer.
    Posso te enviar planta do lote e croqui do que penso construir para que vc orce um projeto (civil, hidráulico e elétrico) com valores separados?
    Em caso positivo, seu e-mail ainda é o mesmo que consta nos comentários acima?
    Fico no aguardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *