CASA DE 240m² CHEIA DE JARDINS DE INVERNO

O projeto dessa casa tem como característica principal a presença de jardins de inverno por todos os lados. Com eles a casa fica muito agradável, e a sensação de amplitude dos ambientes é reforçada.

Medidas do terreno:

O terreno plano tem 260 metros quadrados, com 13 metros de largura e 20 metros de profundidade.

A casa tem:

  • 3 dormitórios, sendo 1 suíte com closet e banheiro com banheira
  • 1 banheiro social
  • Lavabo
  • Sala de estar/TV
  • Sala de jantar com pé-direito duplo
  • Ambiente multiuso no sótão
  • Cozinha aberta para a sala de jantar
  • Área de serviço com lavanderia, dormitório e banheiro
  • Garagem para 2 carros

Entrada da casa

O acesso principal é feito pela porta logo ao lado da garagem, que também pode ser usada ao chegar a pé. O hall de entrada é amplo e a escada curva escultural fica bem destacada, pois é vista logo ao entrar. E a posição do hall é estratégica, bem no meio da casa. Assim ele garante fácil acesso às salas e a cozinha, e também ao andar de cima.

Jardins de Inverno

Os diversos jardins de inverno estão distribuídos pela casa em todos os andares. Assim a sensação é de que eles estão bem espalhados, como se a casa estivesse mergulhada dentro de um jardim.

casa com jardins de inverno

No térreo o jardim de inverno fica ao lado da sala de estar/TV, coberto por um pergolado. No andar do meio existem dois jardins, sendo um no banheiro social e o outro na ponta do corredor, criando um espaço de circulação mais agradável. E no último andar fica o maior jardim de inverno da casa, ao lado de todo o comprimento da sala multiuso. Do outro lado dessa sala existem ainda aberturas para um pequeno terraço, fazendo com que o ambiente pareça bem maior.

Sensação de amplitude

Os jardins de inverno são formados através da presença de grandes aberturas. Essas aberturas criam sensação de espaço nos ambientes. E isso era necessário nesse projeto, pois os espaços não são muito grandes. A cobertura dos dormitórios e do sótão são inclinadas, por isso parecem menores. As grandes aberturas e o pé-direito duplo na sala de jantar servem então para compensar esse efeito, mantendo a amplitude dos espaços.

casa com jardins de inverno - corte

Versatilidade do projeto

O projeto da Casa Jardim tem características bastante versáteis. A principal delas é a existência de um ambiente multiuso muito agradável no último andar. Ele pode ser usado como sala, como escritório, ou como um amplo ateliê.

casa com jardins de inverno

Outra característica versátil é que a entrada do quarto de serviço fica do lado de fora da casa. Assim esse pequeno quarto e o banheiro podem ser usados sem precisar entrar na casa. E isso permite que ele tenha outra função, se preciso, como um pequeno escritório com acesso independente, por exemplo.

Vídeo da Casa Jardim

Veja no vídeo abaixo as principais características do projeto da casa jardim, com um tour virtual pelo lado de fora.

Projeto: Arq. Fernanda DG

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *