CASA DE BAMBU QUE PODE SER CONSTRUÍDA EM 4 HORAS

Foi criado nas Filipinas um sistema construtivo que pode erguer uma casa de bambu completa em apenas 4 horas.

O projeto foi feito por Earl Patrick Forlales, como solução para a questão habitacional de Manila, capital das Filipinas. Lá, a superlotação e crise imobiliária fazem surgir muitas favelas. E o jovem designer, de apenas 23 anos, teve uma ideia para melhorar essa situação de maneira sustentável.

casa de bambuImagem: BBC News

A casa de bambu foi vencedora no concurso “Cidades para o Futuro”, da RICS (Royal Institution of Chatered Survevoyors) em parceria com a Unesco. A premiação, além do apoio de profissionais do setor, rendeu o prêmio de R$ 245 mil. Isso irá fazer com que a ideia saia do papel. O autor do projeto até já encontrou um terreno para começar a construir.

Da inspiração à realidade

Forlales conta que se inspirou na casa rural de bambu de seus avós, mas ele adicionou novos processos. O bambu utilizado é tratado e laminado, de forma que seu ciclo de vida é 10 vezes maior que o tradicional.

casa de bambuImagem: BBC News

“CUBO começou como nada mais do que uma ideia, concebida enquanto passava tempo na casa dos meus avós – é incrível pensar que agora se tornará uma realidade. Gostaria de agradecer à RICS pela oportunidade de desenvolver a ideia, e estou ansioso para trabalhar com eles para colocar esse dinheiro em bom uso em Manila, e espero que em outros lugares ao redor do mundo”, afirmou Forlales.

casa de bambuImagem: BBC News

Montagem rápida

O sistema da casa de bambu é pré-fabricado. Por isso a rapidez da montagem, que pode ser de apenas 4 horas para cada casa. As peças são produzidas antes da montagem, em cerca de uma semana, e chegam ao local já no tamanho certo. Então é só fazer o encaixe. Isso otimiza o tempo e também reduz o desperdício de materiais.

Benefícios da construção com bambu

Um dos motivos da escolha do bambu para esse projeto foi sua disponibilidade na região das Filipinas, onde existe bambu em grande quantidade. O bambu é considerado um material sustentável por crescer muito rapidamente, e por isso poder ser replantado com facilidade. Além disso, ele apresenta grande resistência, similar ao aço. Sendo assim, ele se torna um material excelente para a construção. Saiba mais sobre as construções em bambu aqui.

Características da casa de bambu

Chamada de CUBO, a casa de bambu desenvolvida nas Filipinas é modular, expansível e de baixo custo. É na verdade um conjunto habitacional com várias unidades. Cada uma delas tem um quarto, banheiro, cozinha e sala de jantar. E o custo estimado de construção é de menos de 300 reais por metro quadrado.

casa de bambuImagem: BBC News

Todos os resíduos da obra são reaproveitados, virando por exemplo biochar, uma biomassa carbonizada. As casas CUBO também têm telhados inclinados para captar a água da chuva e palafitas para impedir a entrada de água das enchentes.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *