CASA DE VIDRO NA BÉLGICA

Em um terreno plano de 70 x 30m no meio da floresta, na Bélgica, o arquiteto Benny Govaert resolveu erguer uma casa de vidro para ele mesmo e sua família.

CASA DE VIDRO NA BÉLGICA

A transparência ocorre em todas as paredes menos em uma delas, que faz fundos para o grande muro de mais de 4 metros de altura e 54m de comprimento. Nos outros lados, as aberturas aproveitam a vista para a grande quantidade de árvores do terreno, garantindo assim bem-estar e ao mesmo tempo privacidade, já que não existem vizinhos próximos. Mesmo assim, em toda a extensão do vidro existem persianas rolô, que podem ser fechadas, impedindo a visão externa, ou ficar completamente abertas, como se não existissem.

A casa tem estilo minimalista, com poucos detalhes e muita preocupação com alinhamentos e ordenação das formas geométricas, tanto na forma externa quanto na parte interna, incluindo o mobiliário e os acabamentos.

CASA DE VIDRO NA BÉLGICA

A entrada da casa se dá pelo único canto em que o volume retangular não encosta no muro, formando um corredor externo que dá acesso também à garagem, no subsolo, através de uma rampa.

CASA DE VIDRO NA BÉLGICA

No nível do terreno ficam as áreas comuns, como living, sala de lareira e cozinha, sendo que esta última pode ficar integrada à sala de jantar pela abertura de uma grande porta de correr. A área social da casa tem pé-direito mais alto, aumentando ainda mais a sensação de amplitude já garantida pelas grandes aberturas de vidro, que proporcionam uma ótima iluminação natural.

CASA DE VIDRO NA BÉLGICA

Os quartos e a sala íntima ficam um pouco mais abaixo, em um nível intermediário entre o pavimento térreo e o subsolo, o que permite que essa parte fique um pouco mais resguardada.

CASA DE VIDRO NA BÉLGICA

Na lateral da casa foi feita uma piscina estreita em comprida, que complementa a sensação de leveza da casa, fazendo com que ela pareça estar flutuando.

Projeto e imagens: Govaert & Vanhoutte Architects

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *