CASA EM VOLTA DA ÁRVORE

O projeto conceitual da casa em volta da arvore foi desenvolvido pelo escritório A. Masow Architects, e levou a ideia de manter as árvores existentes no terreno às últimas consequências, tomando partido da integração com a natureza.

Embora seja apenas conceitual, o projeto levanta questionamentos válidos sobre os padrões convencionais de construção e de seu perfil agressivo e destrutivo em relação à vegetação. (Ver também: “Construções que Respeitam a Natureza” e “Ideias para Construir Respeitando as Árvores“)

casa em volta da arvore - 2 - amasow architects

A casa é toda cercada por vidro, salientando a importância da integração visual com o entorno. A forma arredondada, no entanto, encarece a obra, e a ausência de paredes externas até no banheiro deixa os espaços sem nenhuma privacidade em relação ao exterior.

casa em volta da arvore - 3 - amasow architects

Mas esses aspectos poderiam ser alterados sem comprometer os pontos principais da casa, que são o perfil aberto e em harmonia e total contato com a árvore que ela circunda.

casa em volta da arvore - 5 - amasow architects

Nos andares mais baixos, próximos ao tronco, estão a sala, o quarto, a cozinha e o banheiro. E nos dois andares superiores, próximos à copa e portanto com menos espaço disponível, foram criados ambientes mais estreitos, com função de descanso e de armazenagem.

casa em volta da arvore - 1 - amasow architects

Mesmo sem precisar ser seguido ao pé da letra, esse projeto nos lembra que podemos sempre questionar nossos hábitos, inclusive os métodos de construção que usamos repetidamente sem necessariamente serem a melhor solução em termos de funcionalidade, conforto e sustentabilidade. (Ver também: “Paradigmas da Construção” e “Mitos sobre Sustentabilidade“)

casa em volta da arvore - 4 - amasow architects

Projeto e Imagens: A. Masow Architects
Veja mais projetos de casas.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *