CASA PEQUENA POR FORA E GRANDE POR DENTRO

Parece uma equação meio impossível mas é isto que se percebe nessa casa projetada no Japão pelo arquiteto  Kota Mizuishi, do Mizuishi Architect Atelier.

O segredo para essa combinação é que por fora a casa é maior na altura do que na largura, parecendo então menor do que realmente é, e por dentro é o contrário, as grandes aberturas fazem os ambientes parecerem maiores do que são.

casa pequena por fora e grande por dentro 1

Além disso, o pé-direito duplo no pavimento do meio ajuda a criar sensação de amplitude e espaço, sendo interrompido apenas por um mezanino todo aberto no meio da casa, que abriga uma pequena sala de brinquedos para o filho do casal.

casa pequena por fora e grande por dentro 2

Os ambientes são integrados, o que também contribui para a maior amplitude na parte interna. No quarto do casal, que fica no térreo, uma das paredes é feita com a cortina de tecido, dispensando o uso de portas e deixando o ambiente totalmente aberto quando elas estão abertas.

casa pequena por fora e grande por dentro 4

O aspecto externo é consequência do formato do terreno, triangular e com pouca área disponível para ser ocupada de acordo com a legislação local. Isso gerou a forma irregular da casa e também foi ponto de partida para a criação de um segundo andar com a ponta em balanço, que além de aproveitar o espaço aéreo ainda permite a utilização da parte de baixo como garagem.

casa pequena por fora e grande por dentro 3

Projeto e imagens: Mizuishi Architect Atelier

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *