CENTRO ESPORTIVO DE ESCOLA TODO FEITO EM BAMBU

O centro esportivo de uma escola na Tailândia foi todo feito em bambu.

A escola, chamada Panyaden International School, tem princípios budistas, que incluem o respeito à natureza. Por isso todos as construções da escola foram feitas com materiais naturais e sustentáveis, como o barro, o bambu e coberturas de palha.

centro esportivo de bambu

O conceito do centro esportivo feito em bambu

O projeto do Bamboo Sports Hall, nome dado ao centro esportivo, foi feito pelo escritório de arquitetura Chiangmai Life Construction, que é especializado em construções de bambu e terra. (Ver também: “Materiais e sistemas construtivos à base de terra“). O projeto concilia tecnologias avançadas de construção e formas modernas com o uso do bambu. A ideia era fazer uma construção eficiente e também arrojada, mesmo sendo à base de um material natural e simples. E foi isso que eles conseguiram.

centro esportivo de bambu

Características do centro esportivo de bambu

O salão tem 782 metros quadrados de área construída, com espaço para 300 alunos. Ele abriga quadras de futsal, basquete, vôlei e badminton, além de um palco que pode ser levantado de forma automática. O fundo do palco é a parede de um depósito para equipamentos esportivos e de teatro. Nas duas laterais do salão, foram deixadas áreas livres para que os pais e outros visitantes observem eventos esportivos ou shows.

O bambu fica aparente em toda a construção, incluindo pilares, vigas e cobertura. Os pilares e as vigas são na verdade peças contínuas, formando arcos. Mas na parte horizontal esses arcos foram feitos como treliças, reforçando a estrutura e também agregando um toque interessante ao visual.

centro esportivo feito em bambu

A forma e o material usados fazem com que a construção fique bem arejada e agradável o ano todo, com ventilação natural e isolamento térmico. E ao mesmo tempo, no aspecto estético, o bambu aparente dá um show de artesanato, com efeito imponente e ao mesmo tempo delicado.

Imagens: Panyaden International School

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *