CLOSET DENTRO DO BANHEIRO

Fazer o closet dentro do banheiro é uma tendência cada vez mais comum, e o motivo principal é a praticidade, além da economia de espaço, já que a circulação e o uso na hora de se vestir ficam mais fáceis.

Ao juntar os dois, tanto o banheiro quanto o closet ficam com maior sensação de amplitude, e evita-se a construção desnecessária de paredes. E para manter alguma privacidade, permitindo o uso do ambiente por duas pessoas ao mesmo tempo, pode ser criada uma área separada para o vaso, fechada com paredes ou então com vidro jateado, por exemplo. As possibilidades de criação de layout são inúmeras, e dependem das necessidades específicas e do espaço disponível também.

Cuidados a serem tomados ao fazer o closet dentro do banheiro
A primeira questão que vem à cabeça ao juntar o closet com o banheiro, no entanto, é relativa à umidade. É claro que se o ambiente for todo fechado e muito pequeno, o chuveiro ligado pode transformar o espaço em uma espécie de sauna, cheia de vapor, e com isso as roupas do armário ficarão úmidas. Mas esse é um problema que pode ser evitado com algumas medidas básicas:

– Manter o ambiente ventilado

O ideal é que exista pelo menos uma boa janela, e que ela fique aberta na hora que o chuveiro for usado. Jardins de inverno, que são abertos na parte superior, são uma ótima pedida, já que o vapor tende naturalmente a subir. Quanto mais próxima do chuveiro estiver a janela, melhor, e se o ambiente tiver mais do que apenas um local com aberturas, melhor ainda. (Ver também: “Ventilação Natural“)

– Deixar o box fechado

Se a janela ficar dentro do box, uma boa alternativa é usar um vidro do piso ao teto, fechando a região do chuveiro completamente e assim evitando a passagem do vapor para a área dos armários. Se não houver uma janela lá dentro, ainda assim é possível fechar o box, utilizando um exaustor no teto. Esse não é o ideal, no entanto, já que exaustores fazem barulho e a ausência de aberturas pode criar uma sensação menos agradável dentro do box, um pouco claustrofóbica.

closet no banheiro tapjaImagem: Tapja

– Usar produtos anti-umidade dentro dos armários

Essa não é uma solução eficiente no caso do banheiro/sauna, mas pode ser usada para garantir a ausência de umidade de forma complementar. Além de produtos específicos para essa finalidade, que podem ser encontrados nos mercados, é possível usar qualquer material ou elemento que absorva a umidade do ar, como cal ou até mesmo arroz, fazendo a troca periodicamente.

Além da umidade gerada pelo vapor, é interessante também evitar o contato entre os armários e a possível umidade nas paredes, geradas por eventuais vazamentos. Para isto, basta instalar os armários em paredes sem tubulação, se possível, o que também facilita eventuais manutenções que sejam necessárias.

Imagem: Houzz (DesRosiers Architects)
Dicas para a ambientação do closet no banheiro

Na hora de escolher os revestimentos, deve-se ter em mente que se trata de um ambiente úmido, com áreas molhadas, portanto os pisos têm que ser de materiais que possam ser molhados, além de anti-derrapantes. Mas ao mesmo tempo, o closet pede revestimentos mais aconchegantes e confortáveis, com aspecto mais nobre.

Sendo assim, podem ser usados pisos cerâmicos que imitem materiais, como o porcelanato que imita madeira, por exemplo, ou então pode ser colocado um tapete na área dos armários, caso a necessidade de limpeza frequente não incomode.

Outra dica interessante é fazer uma iluminação indireta, com diversos pontos de luz e alguns deles mais focados, criando uma ambientação intimista e ao mesmo tempo bem eficiente. Isso garante a luminosidade necessária e também gera uma sensação de espaço mais nobre e elegante, valorizando a decoração.

Imagem de capa: Download 3D House

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

8 comentários em “CLOSET DENTRO DO BANHEIRO”

    1. Olá, Nadja! Para responder ao certo precisaria analisar questões como a posição da porta e da janela, os pontos de hidráulica e elétrica, entre outras. Se tiver interesse em um projeto envie um e-mail com fotos do local para [email protected] que lhe passo um orçamento. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *