JARDINS NAS COLUNAS DO VIADUTO

Um projeto no México dá um exemplo de revitalização urbana eficiente. O jardim nas colunas de um viaduto já foi implantado e inaugurado, é mantido por investimento privado, com espaços em alguns pilares para divulgação de anúncios.

A eficiência da ideia é graças à facilidade de instalação, já que a estrutura do viaduto não sofre nenhum tipo de alteração, e também ao excelente resultado final. É uma boa relação custo-benefício.

Via verde - 1 - jardim no viaduto

 Benefícios do jardim urbano

Segundo a Via Verde, empresa idealizadora do projeto, a transformação dos pilares promove a filtragem de mais de 27 mil toneladas de gases, produz oxigênio para mais de 25 mil pessoas e processa mais de 10 mil quilos de metais pesados, em um viaduto de 27 quilômetros de extensão e uma área de 60 mil metros quadrados de jardim.

Via verde - 3 - jardim no viaduto

Manutenção do jardim

A rega das plantas das colunas é feita automaticamente, via GPS, com água reaproveitada das chuvas. Portanto não dá trabalho nem muito gasto. As plantas foram escolhidas cuidadosamente de acordo com as condições de luminosidade e ventos de cada local, e são todas de espécies bem resistentes.

Sistema de fixação do jardim no viaduto

A instalação do jardim é feita através de armaduras metálicas cheias de anéis colocadas em volta da pilastra. Após fixada, a estrutura recebe painéis pré-fabricados com um substrato têxtil hidropônico, sobre o qual é colocado o material vegetal e também os espaços publicitários.

Via verde - 2 - jardim no viaduto

Veja também: “Ciclovia e Parque Associados à Linha do Metrô”, “Um Prédio de Plantas em Milão” e “Jardim Vertical“.
Imagens: Via Verde

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *