COM QUAL MATERIAL REVESTIR A ESCADA

A escolha do material para revestir a escada depende da decoração e do tipo de material com que foi feita. Algumas escadas nem precisam de revestimento, como as de concreto ou aço inox. De qualquer forma, a escada é sempre um elemento significativo dentro dos ambientes, e seu acabamento merece atenção especial.

Em relação à ambientação, os degraus da escada podem ser uma continuação do piso inferior ou superior, gerando assim maior integração, ou então receber acabamento diferente, para ficar realmente destacada. Essa segunda opção costuma ficar melhor quando os pisos do andar de baixo e de cima são iguais, e a escada possui algum tipo de apelo visual em termos de design, justificando ser realçada.

COMO REVESTIR A ESCADAImagem: Stairways Inc.

Quanto aos materiais, o principal é que o piso dos degraus seja de material anti-derrapante, para evitar acidentes, e também que não solte com facilidade, como tintas ou adesivos. Esses materiais podem ser utilizados nas outras partes da escada, como na parte frontal ou lateral dos degraus, deixando a parte superior com materiais diferentes e mais apropriados, como madeiras, cerâmicas ou pedras. (Ver também: “Sensação Causada pelos Materiais na Decoração“)

Escadas de ferro vazadas, que são mais leves, podem receber placas de madeira para formar a parte de cima dos degraus, contrastando com a frieza do metal, e pintura com tinta esmalte na parte estrutural, por exemplo. A mesma placa pode ser de pedra, deixando o visual mais rústico, ou então de vidro, uma alternativa mais leve e diferenciada. Outra opção para escadas de ferro são os borrachões, que são bem eficientes em termos funcionais porém têm efeito estético mais simples.

COMO REVESTIR A ESCADAImagem: Stairways Inc.

Já escadas mais fechadas, de alvenaria, possuem mais opções de revestimento, e costumam ficar bem com essas mesmas placas na parte superior, um pouco maiores do que a profundidade de cada degrau, e pintura em tinta látex na estrutura, ou então com cerâmica, madeira ou porcelanato em todas as faces, ficando assim mais robustas e ao mesmo tempo mais discretas. O importante neste tipo de escada, que não tem os degraus vazados, é que exista algum tipo de proteção na frente de cada degrau, evitando manchas causadas pelo contato com a frente dos sapatos, que costumam encostar nessa parte.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

43 comentários em “COM QUAL MATERIAL REVESTIR A ESCADA”

  1. Olá! Gostaria de revestir os degraus de uma escada caracol de concreto com madeira ou piso laminado. Que tipo de empresa ou profissional executa esse serviço? Sou de Santo André, SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *