COMO CALCULAR AS MEDIDAS DA ESCADA

Para calcular as medidas da escada não existe muita complicação, basta saber quais os passos a serem seguidos e ter algumas medidas em mãos, como a altura de um pavimento para o outro e também a área disponível para colocar a escada, para saber qual a forma que ela precisará ter.

Quantos degraus a escada deve ter

Primeiro é preciso saber qual o mínimo de degraus que a escada precisa ter. Para calcular, basta dividir a altura total em metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. É importante lembrar que, nesse caso, a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente, e sim do piso de baixo até o piso de cima, que é a distância total que a escada precisa atender.

O comprimento mínimo da escada

Com isso é possível calcular o comprimento mínimo que a escada precisa ter, multiplicando o número de degraus obtido por pelo menos 0,25, que é o comprimento mínimo de cada um deles, em metros.

medidas escada

A medida resultante é a extensão total da escada, caso ela seja reta. Mas se não existir espaço livre para a criação de uma escada direta, sem curvas, a área deve ser analisada para estudar qual a melhor forma da escada a ser executada. Algumas opções são a escada  em “U” ou em “L”, a helicoidal, que é a conhecida como “caracol”, ou então a versão reta com degraus alternados. Veja como são os degraus alternados aqui.

Tamanho do patamar

Se ela precisar ter um patamar, que é a área de descanso entre duas partes de uma mesma escada, essa área precisa ter a profundidade igual ou maior à largura de cada lance. E a largura considerada mínima é de 80cm, para garantir uma boa circulação.

O patamar conta como mais um degrau, no final dos cálculos. E se existir pouco espaço, podem ser feitos no máximo 4 degraus em cada patamar quadrado, fazendo a curva.

Tamanho do vão da laje

O vão da laje do andar superior precisa ser grande o suficiente para evitar que cabeças batam no teto ao subir. Para isso é importante que a escada fique livre na parte de cima em toda a sua extensão, ou pelo menos a partir do terceiro degrau.

Vídeo que mostra como calcular a escada

Veja no vídeo abaixo as instruções para calcular as medidas da escada, e mais algumas dicas:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

165 comentários em “COMO CALCULAR AS MEDIDAS DA ESCADA”

  1. Oi tenho uma escada para revesti com mármore de 2cm de espessura a altura é de 3.16 fiz as divisões e obti uma escada de 18 espelhos com altura de 17.55 e 17 degraus até aí estou certo? Só q tenho uma dúvida! O meu espelho é embutido entre os degraus . Tenho uma dúvida para a medida dos espelho tenho q descontar os 2cm do mármore já q o espelho fica entre os degraus

    1. Olá, Roberto! Os cálculos da escada estão certinhos. E quanto à sua dúvida, a resposta é sim, os 2cm de altura do mármore devem ficar embutidos na altura total dos degraus, ou seja, se cada espelho precisa de 17,55cm de altura, a parte de baixo do mármore terá apenas 15,55. A medida do espelho é sempre a medida total, de cima de um degrau até a parte de cima do degrau seguinte. Abraços!

  2. Numa altura de um pavimento a outro de 2,80, eu calculei 15 degraus. A altura total da escada seria de 3,88 cm. Terei que dividir em L, devido ao espaço, por isso farei um patamar de pouco mais de 0.80 cm já que nos degraus deu dízimo. Estou certa.

    1. Olá, Marcia! Os cálculos estão corretos, e o patamar na curva conta como um dos degraus, então dá certinho mesmo, cada lance da escada fica com 14 degraus e mais o patamar ficam os 15 necessários. Ele conta como degrau porque tem um espelho também (a parte vertical). Abraços!

  3. Calculei que para uma altura de 2,u metros precisarei de 13 degraus? Correto? O comprimento da escada seria de 2 metros, calculei certo? Para fazer uma escava em L apenas divido o comprimento dela?

    1. Olá, Vanessa. 13 degraus e 14 espelhos (o último é a própria altura da laje) vencem uma altura de 2,52 metros. E o comprimento nesse caso seria de 3,25 metros. Para fazer em U pode dividir a medida por dois, caso não seja feito um patamar na curva, e sim 4 degraus. Abraços.

  4. Olá, preciso fazer uma escada no quintal. As medidas são 2,73 de altura e 1,54 de largura. Não queria aquela com formato de “caracol”. Será daria para fazer em “L” ou em “U”?

    1. Olá, Jean. Para essa altura seriam necessários pelo menos 15 degraus. Isso resultaria em 3,75 metros de comprimento, que na escada em U (com degraus na curva) seriam cerca de 1,90 metros em cada metade. Por isso seria preciso um espaço um pouco maior. Abraços.

  5. Olá, preciso fazer uma escada e tenho as seguintes medidas: 300cm de altura e o comprimento é de 300cm
    Queria saber como consigo fazer uma escada nesse espaço?

  6. Olá, preciso fazer uma escada e tenho as seguintes medidas: 1.90 de altura e o comprimento é de 1.40.
    Queria saber como consigo fazer uma escada nesse espaço?
    Pois esse espaço é saindo da garagem pra subir pra Lage onde fiz um Canil para meus Pitbulls, desde já agradeço.

    1. Olá, Vagner. Esse espaço é muito pequeno até para uma escada com degraus alternados, por isso acredito que você só consiga fazer uma escada helicoidal (em caracol). Abraços.

    1. Olá, Kessid. Se a altura total da escada for até 2,70m, aproximadamente, é possível sim, aproveitando a curva para fazer degraus também, e não só um patamar. Abraços!

    1. Olá, Karina! Uma escada reta para essa altura teria que ter cerca de 3,50m de comprimento, com 14 degraus de 25cm cada. Isso significa que no final da abertura de 2 metros a escada já teria subido mais ou menos 1 metro de altura (6 degraus), pois 1,5 metros de escada ficariam depois dessa abertura. Ou seja, a pessoa que estivesse subindo teria apenas 1,6 metros nesse local, o que é muito baixo. É preciso então que essa abertura seja um pouco maior no comprimento, e também um pouco na largura, se possível. Mas se não der, pode ser feita uma escada com degraus alternados, que ficaria com pouco mais de 2 metros de comprimento apenas. Aí sím esse tamanho de abertura funciona. Veja como são as escadas de degraus alternados no seguinte post: https://dicasdearquitetura.com.br/como-diminuir-a-profundidade-da-escada/ Abraços!

  7. Boa noite.Estou com um probleminha,na contrução da minha garagem planejei uma escada em L,mas o vão entre o muro e a viga ficou com 80cm.E a altura entre o patamar e a viga ficou com 1,70 só.Ainda não fizemos a escada,pois estamos achando muito baixo e ruim,pq ter que abaixar pra passar é constrangedor.A nossa dúvida é a seguinte,será que temos espaço pra fazer uma escada reta que fique confortável? Temos vão de 3,80m na lage e altura de 2,90 do piso até a lage.

    1. Olá, Natalia! Realmente, 1,70 de altura na virada é pouco. O vão de 3,80 é quase suficiente para fazer uma escada reta dentro dos padrões confortáveis de espelhos de 18cm e profundidade de cada degrau de 25cm. Se for possível, então, o ideal seria fazer uma escada praticamente reta, virando apenas na ponta, os últimos dois ou 3 degraus. No total a escada precisa de 17 degraus para ficar confortável, com 4,25 metros de comprimento. Abraços, espero ter ajudado.

    1. Olá, Adhan! Esse espaço dá certinho para uma escada dessa altura, é só fazer 16 degraus ao todo,pegando também o espaço da curva do U. Abraços!

  8. OLÁ PODERIA ME AJUDAR !?

    TENHO UM ESPAÇO DE 2,00M DE LARGURA POR 2,35 M COMPRIMENTO . SENDO QUE NO PRIMEIRO 1,00 m LANCE DA SUBIDA TERÁ UM WC NO PISO SUPERIOR E NO SEGUNDO 1,00 m TERÁ UM WC NO PISO INFERIOR , PÉ DIREITO DA CASA COM 2,90m , AO CALCULAR A ESCADA A ALTURA DO PATAMAR PARA A LAJE ESTA DANDO 1,46m APENAS ..
    POR GENTILEZA VOCÊ PODERIA ME DA UMA SOLUÇÃO PRA ESTE CASO ..

    DESDE JÁ GRATO

    1. Olá, Rodrigo. Essa é a altura que ficaria abaixo do patamar depois de 2 metros de escada, realmente. Mas se existir espaço, o que você talvez possa fazer para aumentar essa altura seria aumentar o tamanho do patamar, para encurtar o lance da escada que vai do andar de cima até ele. Assim o patamar ficaria mais alto, para caber o banheiro de baixo. E o outro lance, que vai do patamar até o piso de baixo, ficaria mais comprido. Abraços, espero ter ajudado!

  9. Bom dia! Preciso construir uma escada, mas o vão da lage é de apenas 1,5m de comprimento 2,5m de largura com pé direito 2,5m. Gostaria de fazê-la em “u”. Pode me ajudar?

    1. Olá, Poli! A escada para essa altura deverá ter 13 degraus e 14 espelhos, no mínimo. Se ela for em U, podem ser feitos dois lances de 75cm de largura, o que não é o ideal, pois seria melhor ter 80cm de largura. Nesse caso ela ficaria com dois lances de 6 degraus cada, totalizando 1,5m de comprimento cada, mais um patamar de 75cm, o que daria 2,25m de comprimento total da escada. Ela também poderia ser feita em L, com degraus na curva. Assim ela ocuparia exatamente a extensão do vão disponível, com um lance de 7 degraus, mais 3 na curva e mais 3 degraus na parte menor. Abraços!

  10. Boa noi te , Queria projeto escada em quase em u, porque comodo terreo mede 2,70,por 2,70metro.quero cortar a laje pra fazer vao pra escada . qual melhor projeto.?obrigada Se puder me ajudar ,eu adoro obras,as vz entendo mais que os pedreiro .gosto ver suite sobre obras,projetos casas,am aquele programa discovery home h. E lar doce lar globo. quero demais minha casa linda .tbm.sonho com minha casa pronta.

    1. Olá, Selma! Que legal que você gosta de obras e projetos, pode acompanhar sempre as dicas aqui do site. 🙂 Quanto à escada do ambiente de 2,70, provavelmente ela teria que ser em L ou em U, pois dificilmente ela terá menos do que 2,70m de comprimento. Para a altura de 2,50m, por exemplo, a escada já precisa ter 3,25 de extensão pelo menos. Isso fará com que a escada pegue bastante espaço do ambiente. Se quiser ocupar menos espaço, pode ser feita uma escada com degraus alternados, como mostra o seguinte post: https://dicasdearquitetura.com.br/como-diminuir-a-profundidade-da-escada/ Abraços, seja sempre bem-vinda!

    1. Olá, Carlos. Para essa altura são necessários 17 espelhos (parte vertical do degrau ou do patamar). Portanto seriam necessários os dois patamares, se eles forem realmente necessários, e mais 14 degraus de 25cm de profundidade cada. E tudo isso em um local que possa ser alto o suficiente para não bater as cabeças, não esqueça disso. Portanto se o vão for da largura da escada e tiver apenas 2,98m não será suficiente, será preciso fazer uma escada com degraus alternados (https://dicasdearquitetura.com.br/como-diminuir-a-profundidade-da-escada/). Se o vão for quadrado aí sim a escada cabe normalmente, em formato de “U”. Abraços, espero ter ajudado.

    1. Olá, Julio, normalmente essa altura não exige que seja feito um patamar. Mas por precaução procure as especificações do tipo de escada que estiver fazendo, do tipo de uso da construção onde ela será feita, da quantidade de pessoas que a utilizará, entre outras informações que podem interferir. Abraços.

  11. Boa tarde
    Estou montando um projeto de escada em U.
    Onde tenho 3,15 de altura e 2,85 de comprimento por 2 MT de largura .

    Minha dúvida é da 8 degraus de 18×25?

    1. Olá, Erick. A escada nesse caso pode ter dois lances de 8 degraus cada, mais o patamar. Assim existiriam 16 espelhos (parte vertical) de degraus, mais a altura do patamar e da laje superior. Mas se existem 2,85 de comprimento, a escada pode ser um pouco mais esticada se quiser, para ficar mais confortável, com 9 degraus em cada lance, por exemplo, um pouco mais profundos e mais baixos do que os 18 e 25. Abraços!

    1. Olá, Erick. A escada aberta segue as mesmas medidas das outras, 18cm de altura máxima de um degrau ao outro (espelho) e no mínimo 80cm de largura. Quanto à espessura de cada degrau, depende do material utilizado, mas costuma ser algo entre 5 e 7cm. Abraços!

  12. Caros senhores, preciso construir uma escada com dois Patamares, pretendo colocar a altura Piso/Teto em 3,90 Mts.
    Como pretendo colocar uma escada vazada, não entendi a forma recomendada pelo site, já que vou dar um espaço vago de 18cm e colocar uma pedra (Placa de concreto) de 0,8cm, o certo então não seria considerar 26cm de um degrau ao outro? Que seria 3,90/0,26=15 degraus incluindo os dois Patamares?

    1. Olá, Lucimar! Na verdade os 18cm são a medida máxima entre a parte de cima de cada degrau, então na escada vazada com pedras de 8cm de espessura o vão precisaria ser de apenas 10cm. Se fossem usados 16cm de altura com vão de 18 mais a pedra de 8 o cálculo seria exatamente esse que você citou, mas infelizmente essa altura de 26 é alta demais, fica desconfortável para quem usa a escada. Abraços, espero ter ajudado!

  13. Eu preciso fazer uma escada em U, do segundo andar para o terceiro, o patamar terá 2,60 de largura x 1 metro de fundo, ficara colado nas 3 paredes, mesmo tamanho do patamar do primeiro andar, como saber se vou precisar de alguma coluna para sustentar ou apenas vazando o concreto nos buracos feito na parede, será o suficiente? Obrigado.

    1. Olá, Fábio. A escada que fica presa apenas na parede (parede flutuante) precisa de todo um reforço na parede para sustentar os degraus, não basta apenas encaixá-la com concreto. E além desse tipo de escada, existem apenas as que são sustentadas por apoios verticais (paredes ou pilares) ou por vigas, além da escada em cascata, que é toda em zigue-zague e também precisa de cálculo estrutural específico. Veja todos os tipos de escada existentes no seguinte post, espero que ajude: https://dicasdearquitetura.com.br/os-diferentes-modelos-de-escadas/

  14. olá bom dia, meu nome é Danielle, estou construindo um sobrado e peguei a planta na internet, mas ,agora não estou conseguindo traçar a escada em “U”, poderia me ajudar? sendo que é 3,06 metros de altura por 2,00 metros de comprimentos e 1,60 metros de largura. Agradeço desde já! Abraço!!

    1. Olá, Danielle! Se a escada tem 80cm de largura em cada lance, a parte da curva (que seria o patamar) precisa ter também 80cm de profundidade. Nessa parte da curva podem existir 4 degraus, para aproveitar o espaço. E a escada precisa de 16 degraus para essa altura de 3,06m, mais um espelho (parte vertical do degrau) que seria a distância entre o último degrau e o piso do andar de cima. Então a parte reta da escada terá 6 degraus em cada lance, sendo cada um com 25cm de profundidade (medida mínima). Sendo assim, a parte reta fica com 1,50m de comprimento, que somados aos 80cm da parte da curva, totalizam um comprimento de 2,30m para a escada toda. Abraços, espero ter ajudado!

  15. Boa noite tenho a fazer uma escada de concreto de altura 3.05mts como eu faço o calculo dos degraus, sendo q tenho um patamar de altura de 70 cm. Pode me ajudar?

    1. Olá, Silvio. Para essa altura a quantidade mínima de espelhos (parte vertical do degrau) seria de 17. Cada um teria quase 18cm de altura. O patamar precisa ter 70cm de altura? Se precisar ter exatamente essa altura, os degraus precisariam ter 17,5cm, para chegar aos 70cm. E depois do patamar faltariam ainda mais 13. Abraços.

  16. Júlio, bom dia
    Não use a hipotenusa, ela é o caminho mais complicado. A maneira mais fácil é o que a arquiteta descreveu.

    Tentarei resolver seu problema 😉

    Vamos primeiro achar a altura do degrau (espelho).
    O 0,18m usado abaixo é a altura máxima para se ter um conforto na subida/descida da escada.
    2,95m / 0,18m = 16,38 degraus. Como fica difícil construir os 16,38 degraus. faça o seguinte cálculo:
    295cm/16degraus = 18,4cm. Este é o valor (acabado) do espelho. Aqui o degrau a mais ficou nos outros 16. Contudo, use somente em um lugar que não é necessário a vistoria técnica. Dependendo do fiscal estes 0,4cm dá problemas.

    Agora vamos achar o valor do piso.
    Para ocupar os 3,50m do seu espaço, o piso ficaria com 21,9cm. Não recomendo pois ficaria perigoso e desconfortável um piso tão curto.

    Use 28cm. O cálculo ficará assim:
    16 degraus x 28cm = 448cm (4,48m)

    Caso queira, a NBR 9077 dá as regras no capítulo 4.7.3 Dimensionamento de degraus e patamares.

    Espero realmente ter ajudado.

    Grande abraço e boa sorte!

  17. Boa Noite!
    Por gentileza: vou construir uma escada onde, traçando um triângulo retângulo tenho (C3,50m x A2,95m=4,58m a hipotenusa).
    Nesse caso, quantos degraus usarei em 4,58m?
    Poderia responder-me via e-mail?

    Desde já grato!
    Julio Cezar

    1. Olá, Julio Cezar. Para essa altura você precisa de 16 degraus de 18cm cada, que é a medida máxima, mais um espelho (parte vertical) entre o último degrau e o piso superior. Para isso são necessários 4 metros de comprimento, ao invés de 3,50m, pois cada degrau precisa de no mínimo 25cm para ser confortável e seguro. Se quiser encurtar a escada você pode fazer degraus alternados, como mostra esse post: https://dicasdearquitetura.com.br/como-diminuir-a-profundidade-da-escada/ Abraços! 🙂

    1. Olá, Jean. São necessários dois lances de 16 degraus cada, mais um espelho que seria a própria laje e também pelo menos um patamar, pois a escada é muito comprida. Abraços.

    1. Olá, Andreia. Para essa altura são necessários 7 espelhos de quase 18cm cada. Se o último degrau for a própria laje mais alta, então podem ser feitos apenas 6 degraus para ter 7 espelhos. A escada ficaria então com 1,5m de comprimento, considerando degraus de 25cm de profundidade. Abraços.

    1. Olá, Roselaine. Se for uma escada que precise subir a altura de um andar, só é possível usar uma escada helicoidal nesse espaço, com 1,20m de diâmetro. Abraços!

    1. Olá, Georgia! A altura máxima dos espelhos é de 18cm, e a profundidade mínima dos pisos é de 25cm. Então para a altura de 1 metro você precisaria de 6 espelhos e de 6 ou 5 degraus caso o último espelho seja a própria laje da parte mais alta. Se forem feitos 6 degraus a escada precisa ter 1,50m, e se forem feitos 5 ela terá 1,25m de comprimento. Abraços!

  18. Olá Fernada!
    Estou fazendo um projeto na faculdade de um centro cultural, possui um pé direito de 7,5m de piso a piso
    Qual seria o tamanho da escada de emergência? Quantos degraus e tamanhos do espelho e piso?
    Obrigada

    1. Olá, Ana Carolina! Os degraus podem ter 25cm de profundidade e 18cm de altura, mas em escadas de incêndio é preciso também respeitar algumas normas referentes ao tamanho e quantidade de divisões e portas existentes, sendo que precisa existir uma espécie de hall fechado antes de entrar no espaço da escada. No material fornecido pela faculdade devem estar essas regras bem explicadas. Abraços!

  19. Olá Fabiana , preciso fazer uma escala em L , altura 2,88 e da parede para outra 2,40, pouco espaço, vou puxar um patamar , quantos degraus para fazer . Desde já agradeço !

  20. Olá Fernanda, conheci o blog a pouco e é muito rico em informações, gostaria de saber se você pode me ajudar, pensando em ampliar a casa vou construir na parte de cima e gostaria de colocar uma escada interna para dar acesso, ela vai ficar em um comodo que hoje é um quarto, que tipo de escada você me indica, que não ocuparia tanto espaço, não queria a caracol por ser muito estreita será que na medida do meu comodo caberia uma escada em L , medida 2,70 mts altura x 3,00 mts de larg x 3,95 mts comprimento

    Desde já agradecida pela atenção

    1. Olá, Caroline! Que bom que o site é rico em informações, tento deixá-lo realmente útil! 🙂 Não sei onde ficam as portas e janelas desse quarto para te dizer qual seria a forma ideal da escada, mas cabe uma escada em L sim. Mas na verdade a escada em L pode ocupar mais espaço do que uma reta, a não ser que na curva sejam feitos mais degraus ao invés de apenas um patamar. Se a parede de 3,95m estiver livre, pode ser feita uma escada reta, com os primeiros degraus de baixo fazendo uma curva, para poder entrar na escada a partir da lateral, mas sem necessariamente fazer um L. Uma terceira opção é fazer uma escada com degraus alternados, como mostra esse post (Clique no link). Para essa altura você precisa de uma escada com 15 degraus. Abraços, espero ter ajudado!

    1. Olá, Laisa! Para caber exatamente nos 3,50m só funciona se a altura de 2,60 for de piso a piso (não apenas do piso até o teto) e a escada tiver 14 degraus (parte horizontal) e 15 espelhos (parte vertical), com 25cm de profundidade cada. Abraços!

  21. Olá, Fernanda. Preciso fazer uma escada em L, sendo que a altura total até a laje é de 2,87m, e o espaço para a escada é de 2,13m. Preciso saber quantos degraus faço até um patamar de 0,80X0,80m e quantos podem ficar daí até o chão, sendo que cada degrau terá o padrão de 18 de espelho e 25 de patamar. Obrigado. Antonio.

    1. Olá, Antonio! A escada será em um espaço de 2,13 de comprimento mas pode ser feita em U, é isso? Pois apenas assim ela pode caber. São necessários 16 degraus de 25cm, o que resulta em um comprimento total de 4 metros. Se ela for feita em U, podem ser feitos 4 degraus na curva, e mais 6 degraus em cada lance, com largura de cada lance de 80cm. Abraços, espero ter ajudado.

  22. Ola Fernanda bom dia
    Tenho uma medida de altura de piso a piso de 2,88 com uma metragem de espaço para a construção dessa escada de 4,19 gostaria de saber se pode me ajudar nesse calculo grata

    1. Olá, Renata! Em 4 metros você pode fazer uma escada com 16 degraus de 25cm de profundidade cada. Assim a altura de cada degrau ficará confortável e dentro das normas. Abraços!

      1. Pode sim, Renata! A escada com 16 degraus de 26cm ficaria com comprimento total de 4,16m. O importante é ter esses 16 degraus, com altura no máximo de 18cm cada. Abraços!

  23. Gostaria de fazer uma escada com 2m de altura e se possivel a largura do piso de 30cm. Eu tenho um espaço de 16,5m para colocá-la, mas não preciso ocupa-lo todo. Qual seriam as medidas de altura do espelho, quantidade de espelho que eu teria? OBS: a escada tem que ser reta.

    1. Olá, Vinícius! Para uma altura de 2 metros você pode fazer uma escada com 12 degraus de 30cm de profundidade cada. Nesse caso cada degrau teria pouco mais de 16cm de altura, que ainda é bem confortável (o limite são 18cm), e a escada toda teria 3,60m de comprimento. Abraços!

  24. Boa tarde

    poderia mim ajudar?

    Estou com uma escada na forma de U pra fazer.
    Precisa ter pelo menos um patamar,1,2m de largura,espelho de 18cm,piso com 30 cm e 20 degraus. Ai preciso fazer uma planta baixa com dois cortes,cotas e dimensões.

  25. Bom dia!
    Poderia me ajudar?!
    tenho uma escada para fazer em forma de U, o pé direito mais a laje somam no total 3,30m, o comprimento da escada deve ser de 2,00m, o patamar séra de de 1,90 x 0,80, quantos degraus deve ter?!

    1. Olá, Dayanne! Além da profundidade de 80cm do patamar devem existir mais 2,25m, para criar dois lances de 9 degraus cada. Assim a escada terá 18 degraus mais o patamar, o que resulta em espelhos (parte vertical dos degraus e do patamar) de menos de 18cm cada. Abraços.

  26. Olá Fernanda!
    Pode me ajudar a ter uma previsão no orçamento de uma escada em cascata de balanço?
    Serão 13 degraus de 80 cm x 18 cm (espelho) x 30 cm(piso) + 1 patamar 160 cm x 80 cm (piso) x 30 cm (espelho) + 1 degrau na base da escada 110cm x 90 cm (piso) x 30 cm (espelho).
    Material e mão de obra…
    Muito obrigada!

    1. Olá, Liciane! Quanto ao orçamento, ele só pode ser feito com um fornecedor, alguém que execute a escada. Mas posso lhe adiantar que não é permitido nem fica legal fazer degraus com alturas diferentes nem com mais de 18cm de altura. O patamar também deve ter a mesma altura de todos os degraus. Isso acontece porque se a altura for diferente a chance de queda é maior, e a altura maior do que 18 cm é um pouco desconfortável para subir. Mas no seu caso é possível apenas reduzir a profundidade de cada degrau para 26cm ao invés de 30, e assim você consegue acrescentar 2 degraus na parte onde existiam apenas 13. Agora ela ficará com 15 degraus nessa parte, mais o patamar e o outro degrau na base (também com 26cm de profundidade). Abraços e espero ter ajudado!

      1. Oi Fernanda, eu escrevi errado (30cm espelho)! Desculpe! Realmente não tem como 30 cm de altura! Rsrs! Todos os degraus tem 18 cm de altura! Serão 13 degraus e mais 2 patamares de 80x 160! 30cm é o piso e a largura dos degraus é de 80 cm. Precisava de uma noção de gasto com material, se puder me passar, eu agradeço imensamente! Só uma média já me ajuda! Muito obrigada!

  27. Pretendo fazer uma escada reta em um espaço de 3.60 do piso na laje e 3.40 no comprimento até o portão de entrada.Qual seria as medida dos espelho e dos pisos da escada pretendida?

    1. Olá, Kleber. Para vencer uma altura de 3,60 entre o piso e a laje seriam necessários 20 degraus de 18cm de altura e 25cm de profundidade cada (medidas mínimas), o que resultaria em uma escada de 5 metros de comprimento, se ela for reta. Abraços.

  28. Boa tarde Fernanda.
    tenho um espaço de 2,70 alt. do piso para a laje, em uma inclinação de 45º, dá uma medida de 3,70cm.
    Gostaria de saber quantos degraus esta escada deverá comportar?

    1. Olá, Jose Maria! Precisaria ver onde sua escada pode começar e terminar nesse espaço, mas teriam que ser 18 degraus, que cabem na área de 2,30 por 3 em forma de U, com a largura total sendo o lado de 3 metros. Abraços!

  29. Bom Dia.

    Queria uma luz kkk
    A altura do piso de baixo até o de cima é de 2,88 e tenho um epaço de 2,80 entre uma parede e outra na minha sala e não sei como poderia fazer. Obrigada

  30. BOA TARDE , TENHO UM VÃO DE 2,65 DE PISO A PISO SENDO UM ESPAÇO EM L DE 2,01 (ENTRADA DA ESCADA) E 1,21 (FINAL DA ESCADA) COM 1 METRO DE LARGURA PARA ACESSO A UM MEZANINO, PODE ME AJUDAR COM A ESCADA? OBRIGADO

    1. Olá, Josi. Pode sim, com uma escada em forma de L, sendo que na curva existiriam 2 degraus ao invés de um patamar. Assim a escada ficaria com 18 degraus de 25cm de comprimento cada, em um lance de 8 degraus e outro lance com 7 degraus, mais os dois degraus da curva. A largura seria de 85cm, para ocupar 2,60m na parte do lance menor e 2,85 na parte do lance maior. Abraços!

    1. Olá, Gerson! Para vencer a altura de 2,95m você precisa de uma escada de 4,25m de comprimento, com 17 degraus de 25cm de comprimento e pouco mais de 17cm cada. Se o vão é de 3,21m, significa que mais ou menos 1 metro da escada ficará debaixo da laje, ou seja, 4 degraus. Isso dá uma altura de aproximadamente 2,4m na parte da escada onde começa o vão, o que ainda é uma boa altura. Abraços, espero ter ajudado. 🙂

  31. Olá boa tarde. Meu nome é Edgard, minha escada tem 4.30 de comprimento, 3.10 de altura, 100m de largura. Qual tipo de escada devo usar? abraço

    1. Olá, Edgard! Se os 3,10m forem do piso ao piso e a escada puder terminar um pouco abaixo do nível do piso superior, aproveitando a espessura da laje, os 4,30 estão na medida perfeita para fazer uma escada reta, com 17 degraus de 25cm de profundidade cada. Abraços! 🙂

  32. Boa tarde
    Gostaria de fazer uma escada para acesso ao piso superior, aos quartos das crianças, altura entre o piso e a laje de 2,20 e vão de abertura da escada de 0,80 x 0,80, consigo algum tipo de escada que se encaixe nestas medidas?

    1. Olá, Paulo! Se o vão de abertura da laje for quadrado, com apenas 80cm nos dois sentidos, não pode ser feita uma escada helicoidal, que tem no mínimo 1,20m de diâmetro. Uma escada reta poderia se encaixar na largura de 80cm e precisaria ter cerca de 3,25m para vencer essa altura de 2,20, mas também precisaria de um vão bem maior no comprimento, de pelo menos 2,75m. Abraços.

  33. Boa tarde

    Tenho um cômodo em minha casa e gostaria de construir uma escada para acessar o segundo piso. As dimensões são 2,40 x 1,12 e a altura pisos a piso 2,95m.
    Sei que os espaco nao é idela para ser confortávelmente . Qual seria a melhor opção para escada ?

    1. Olá, Frederico! Para essa altura realmente o comprimento de 2,40 não é suficiente, pois nas medidas mínimas da escada ela precisaria de 4,25m (17 de graus de 25cm de profundidade cada). Mas nesse caso você pode usar uma escada com degraus alternados, que fica bem mais curta e cabe nessa medida que você tem. Veja como são as escadas com degraus alternados no post: https://dicasdearquitetura.com.br/como-diminuir-a-profundidade-da-escada/ Abraços!

  34. Fernanda boa tarde!
    Tenho um espaço de um lavabo de 2x2x3,25, gostaria de fazer uma escada, porem o vão aberto é apenas da claraboia, que é de 70 cm , consigo colocar um escada em um padrão seguro e confortavel ?

    1. Olá, Jessica! A área do lavabo é bem grande, seria suficiente para dividir e colocar uma escada helicoidal. Mas ela teria que ter diâmetro maior do que 70cm, o ideal seria pelo menos 1,10m de diâmetro, aumentando o tamanho da clarabóia. Espero ter entendido direito a situação! Abraços.

    1. Olá, Carlos! Para vencer a altura de 3,20m são necessários 18 degraus de 18cm de altura cada, e com a profundidade mínima de 25cm em cada um resulta em uma escada de 4,5m de comprimento. Mas se apenas o vão da laje tiver 3,70 o resto da escada (3 ou 4 degraus) pode ficar sob a laje, fazendo uma curva em L por exemplo. Abraços.

  35. Boa tarde.
    Fernanda, tenho uma altura de 2,96m é um vão de laje de 2,80m com 5m disponíveis para uma escada reta. Minha preocupação é com a altura da escada no fim do vão.

    1. Olá, Odenei. Para a altura total de 2,96m são necessários 17 degraus com 18cm de altura cada, resultando em uma escada de 4,25m de comprimento se os degraus tiverem os mínimos 25cm de comprimento. Mas se for preciso usar os 5 metros disponíveis, a escada pode ter 18 degraus de 16,5cm de altura e 27cm de comprimento cada, para ficar mais esticada. Isso esclarece sua dúvida? Abraços.

  36. Uma ajuda por favor, tenho uma escada pra fazer com 3,15 metros de altura e 3,20 metros de comprimento, com quantos degraus ela fica ??? modelo da escada é reta.

      1. Obrigada pelo retorno Fernanda. Verifiquei sua matéria ajudou bastante. Eu fiz alguns cálculos e cheguei em 0,22 cm de espelho e 0,27 cm de piso da escada pra ela caber no espaço. Não achei nada que falasse sobre fazer a escada fora da medida padrão, gostaria de saber quais os riscos, fica ruim ?? Obrigada.

        1. Oi, Jessica! Uma escada fora das medidas padronizadas não pode ser aprovada na prefeitura, por exemplo, e o conforto e a segurança ficam comprometidos: O degrau muito alto faz com que a subida seja mais cansativa e o degrau muito curto faz com que o pé fique muito para fora, aumentando as chances de queda. Abraços!

  37. Boa tarde!
    Qual escada melhor pra uma laje com altura de 3m largura 5?
    Pois a largura do terreno é pequena e como aproveitar melhor o espaço da escada pra construções dos cômodos do andar de cima

  38. Fernanda, bom dia!

    Tenho um laje totalizando 2,80 m e a distância do início da escada para laje e de 2,80 m também, você acha que a inclinação da escada ficaria inutilizável? (Escada Reta) Com o padrão de 18 cm e 25 cm pisada? Pode me ajudar neste caso, se houver outra solução?

    1. Olá, Vinicius! Para uma altura de 2,80m você precisaria de uma escada de 4m, com 16 degraus de 18cm de altura e 25cm de profundidade cada. Mas se for preciso encurtar a escada, para deixá-la quadrada, você pode usar degraus alternados, como mostrado nesse post (clique para ver). Abraços! 🙂

  39. Bom dia, Fernanda! Ficarei muito grato se puderes me ajudar.

    Preciso de uma escada que vença 3m de altura. Essa escada divide as salas de estar e jantar. A largura da sala mede 3,55m, e o comprimento disponível para a escada é de 2,40m. No primeiro lance não podemos usar os 3,55m, pois precisamos da passagem. Já no segundo, podemos usar a largura total de 3,55m. Pelo jeito, a única opção é a escada em U, com 03 patamares. Também pensei na largura de 0,90m para a escada (visto que o corrimão tomará alguns centímetros). Alguma orientação? Obrigado!

    1. Olá, Jânio! A largura de 90cm está ótima, pois descontando cerca de 10cm para o corrimão (que são mais do que suficientes) ainda sobram 80cm, uma largura confortável. Quanto à forma da escada, teria que ver exatamente como são os ambientes e onde é legal entrar na escada tanto por cima quanto por baixo, em termos de circulação. Mas para otimizar o espaço, parece que de qualquer forma seria interessante, nesse caso, fazer degraus na curva da escada, ao invés de patamares. Assim você consegue vencer a altura de 3 metros no comprimento de 2,40 com os 3,55, ou até em menos. Abraços! 🙂

  40. Boa noite, Fernanda!
    Gostaria de fazer uma escada em U sendo que a altura do piso de baixo ao piso de cima é de 3,35m, o espaço é de 2,60m de comprimento e a largura de 1,80m. Fiz os cálculos e encontrei esses valores:
    Piso: 28.74cm
    Espelho: 17,63cm
    Quant. de espelho: 19
    Quant. de piso: 18
    Altura do patamar: 1,67m
    Tamanho da escada: 5,17m
    Minha segunda opção é em L.
    Obs; Infelizmente, quando deixei essa medida disponível após esses cálculos para a construção da escada(5,17m) não incluí o o patamar. Você poderia me dar alguma instrução para que eu possa construir uma escada que não fuja das medidas padrões e assim não se torne uma escada muito inclinada.Desde já, agradeço pela atenção!

    1. Olá, Evelar! Uma alternativa seria manter a forma em U, mas no local onde seri colocado o patamar você pode fazer degraus. Seriam 4 degraus nesse local, fazendo a curva. Assim você consegue manter essa medida final da escada. 🙂 Abraços

  41. Olá Fernanda, gostaria de saber qual a possibilidade de construir uma escada do térreo ao 1° andar com apenas 2 m de largura e 2.70 de comprimento ?
    Aguardo resposta e desde já agradeço.

  42. Boa noite! Preciso fazer uma escada para um apartamento … tenho 5m de comprimento e 2 de largura, onde o meu pé direito é 3m, teria como fazer em U ou L?

    1. Olá, Marcelo! A forma e a posição da escada dependem muito da disposição dos ambientes em cada andar, para saber de onde a pessoa deve sair e onde ela deve chegar. Mas em relação ao tamanho é perfeitamente possível, pois em 2 metros de largura podem ser feitos dois lances de escada, e nos 5 metros de comprimento podem ser usados apenas 3, sendo 1 metro do patamar e 2 metros dos dois lances da escada lado a lado, com 8 degraus de 25cm de profundidade cada. Abraços, espero ter ajudado!

  43. Boa tarde! Preciso de um projeto de escada para um vão de 1,0 mt x 1,00 mt. A altura do chão até a laje é de 2,75.Já há uma escada semi caracol nesse local, mas gostaria que , se pudesse, fizesse o projeto de uma outra escada que acrescentasse beleza ao local, já que é o unico disponivel para o acesso a parte superior da minha casa. Por favor, se puder me ajudar, me mande e-mail dizendo qual o valor desse projeto, ok? muito obrigada!!

    1. Olá, Selma, tudo bem? Existem empresas especializadas em projetar e executar escadas helicoidais, posso lhe ajudar a procurar. Em qual região/cidade você está? Abraços

    1. Olá, Marcelo! O comprimento mínimo para uma escada de 5,60m de altura seria de 7,75m, com 31 degraus de 25cm de profundidade e 18cm de altura. Abraços.

  44. Bom dia ! Tenho um espaço que vou fazer uma laje de 4 m de comprimento por 2.5 m de largura tendo 3 m de altura gostaria quais são as medidas ideias para construir uma escada para entrada na casa de cima e a melhor opção de modelo e se é possível ganhar algum espaço nessa escada para utilização de garagem.

    1. Olá, Robson. Precisaria ver como é o andar de cima existente, para saber por onde as pessoas precisariam chegar, mas pelas medidas que você me passou o que posso lhe dizer é que uma escada na parte da frente da garagem tomaria muito espaço da largura disponível para o carro, que já está no limite. Então se for possível coloque a escada no fundo da garagem. Um escada helicoidal (em caracol) ocupa bem menos espaço, pode ser uma boa opção nesse caso. Abraços.

  45. Olá , gostaria de saber se tenho com fazer uma escada de 6 metros no espaço de 5 metros onde tenho 3,00 metros de altura? Ou se o espaço deve ser maior ou menor que 5 metros ? Obg

    1. Olá, Léo. Para uma altura de 3 metros pode ser feita uma escada de 17 degraus com 25cm de profundidade cada, totalizando 4,25m de comprimento, ou então ela pode ser maior para ocupar os 5 metros, se preferir. Abraços!

  46. Olá, tenho que fazer uma escada para supermercado. No caso seriam dois lances para vencer 6m de altura. No cálculo que fiz dariam 35 degraus, espelho de 25cm. tá certo isso?

    1. Olá, Marce! Podem ser 34 degraus (ou 34 espelhos, que é a parte vertical do degrau e do patamar no meio da escada), e a profundidade mínima é de 25cm. Abraços!

  47. Boa tarde Fernanda,muito bacana sua postagem.
    eu preciso fazer uma escada no pé direito de 3,10 em um espaço de 3,80 ela seria em L, só q quando chega no patamar está quase encostando minha cabeça no teto, já que deixei o vão da escada reto, pode me ajudar?

    1. Olá, Fabiana! Algo está errado nessas informações ou no que ele está fazendo, pois uma escada com 4 metros de comprimento e degraus com 25 de profundidade e 25 de altura ficaria com altura total de aproximadamente 4 metros, e não 2,80. Além disso, degraus com 25cm de altura são muito altos, a altura limite é de cerca de 18cm. Abraços.

    1. Olá, Leandro! Para a altura de 3 metros são necessários 17 degraus, já que o máximo de altura que cada um pode ter é 18cm. E como cada degrau tem que ter pelo menos 25cm de profundidade, a escada ficaria com 4,25m de comprimento, mais do que os 3,5m onde você gostaria que ela coubesse. Abraços.

  48. Eu queria saber pra fazer uma escada reta na altura de 340 do piso na laje e no espaco de 540 de comprimento quantos degraus daria e o tamanho deles

    1. Olá, Fábio. Para subir esses 3,40m usando as medidas de limite da escada nem é preciso usar os 5,40m de comprimento. Pode ser feita um escada de 19 degraus de 25cm de profundidade e 17,8cm de altura cada, totalizando em um comprimento de 4,75m. Mas se quiser usar o comprimento total de 5,40m, podem ser feitos 20 degraus de 27cm de profundidade e 17cm de altura cada. Abraços.

    1. Olá, Alexandre. Você pode fazer uma escada com 20 degraus, nesse caso, com 17cm de altura e 27,2cm de profundidade cada. Sendo assim, o último degrau ficaria um pouco abaixo da laje de cima, caso a medida de 3,40m seja de um piso ao outro, incluindo a laje. Seriam então 20 degraus (parte horizontal) e 21 espelhos (parte vertical). Abs!

  49. tenho um projeto a fazer en casa ou seja uma escada com altura do patamar de 2m e comprimento de 2m como calcular a quantidades de degraus para esta futura escada ? (me a ajude por fafor )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *