COMO COBRIR REVESTIMENTO CERÂMICO

Existem várias formas de cobrir revestimento cerâmico nas paredes. A escolha do melhor método depende de cada situação e também do resultado pretendido.

Opção 1: Cobrir Revestimento com Pintura

O método mais simples e econômico é cobrir a cerâmica com pintura. Nesse caso, é possível aplicar somente a pintura, deixando aparente o relevo formado pelo rejunte, ou então aplicar primeiro uma fina camada de massa corrida e depois a tinta, para que os rejuntes sumam completamente. Quando os rejuntes continuam aparentes, o aspecto final é mais rústico e improvisado do que a parede lisa, mas isso pode ser desejável caso se queira remover os desenhos ou a cor do azulejo mas ainda mantendo um visual um pouco diferenciado, menos monótono. (Ver também: “Como Pintar Azulejos“).

Opção 2: Cobrir Revestimento com Massas

Um método similar é cobrir a cerâmica com massas, que podem ser texturas comuns ou então uma massa cimentícia. O processo é muito parecido com a pintura, porém com a diferença de agregar informação visual às paredes, como os veios das texturas ou o aspecto rústico das massas cimentícias.

como cobrir revestimento - textura sobre ceramica

Opção 3: Cobrir Revestimento com Porcelanato

A desvantagem de usar tintas ou massas comuns – sem impermeabilização – para cobrir o revestimento cerâmico é a impossibilidade de cobrir os azulejos de dentro do box ou de outras regiões que tenham muito contato com a água. Uma opção, nessa situação, é deixar o revestimento aparente apenas no box, ou então cobrir a cerâmica com porcelanato. Existe, para isso, um tipo de porcelanato específico, conhecido como porcelanato slim, que é mais fino e leve, que precisa de uma camada menor de argamassa para o assentamento. O investimento é maior, a espessura da parede é levemente alterada, mas as paredes ficam com boa aparência, podendo ser iguais em todo o ambiente, além de resistentes ao contato com água.

Opção 4: Cobrir Revestimento com Gesso

Outra alternativa é cobrir a cerâmica com gesso, e nesse caso são usadas placas de gesso acartonado parafusadas sobre a cerâmica. É uma opção para cobrir os azulejos de maneira rápida, e que permite o uso posterior de qualquer tipo de revestimento, mas que tem o inconveniente de agregar muita espessura às paredes. Não é uma boa opção para banheiros, de qualquer forma, pois mesmo depois de revestido com porcelanato ou outro material impermeável, a água pode passar pelos rejuntes e atingir o gesso, que não pode ser molhado.

Opção 5: Cobrir Revestimento com Placas

E outra opção, pouco conhecida mas muito eficiente, é cobrir a cerâmica com placas de plástico conhecidas como PRFV. O material é um plástico reforçado com fibras de vidro, que tem espessura reduzida, pode ser molhado e é bastante higiênico e durável. O visual fica mais atual, e a instalação é seca, diferentemente dos porcelanatos, que mesmo na versão mais fina ainda requerem uma pequena camada de argamassa para serem colados nas paredes. Saiba mais sobre o PRFV aqui.

Opção 6: Cobrir Azulejos com Pastilhas Adesivas

As pastilhas adesivas são uma boa opção para cobrir azulejos. Elas são fáceis de aplicar e têm várias opções de acabamento. É possível aplicar um adesivo na parte de trás de qualquer pastilha comum, ou então adquirir placas de pastilhas adesivas resinadas. Essas últimas não precisam nem da massa de assentamento nem de rejunte, e são muito parecidas com pastilhas de outros materiais, pois têm alto relevo. Saiba mais sobre as pastilhas adesivas aqui.

pastilhas adesivas resinadasClique aqui para ver pastilhas adesivas resinadas na loja.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

53 comentários em “COMO COBRIR REVESTIMENTO CERÂMICO”

    1. Olá, Luciana! É possível aplicar massa por cima da pedra até regularizar, porém a superfície da pedra é bastante irregular, fazendo com que seja necessária uma camada grossa para cobri-la totalmente. Por isso é preciso ver se é possível acrescentar toda essa espessura na parede ou se é melhor tirar. Abraços e tudo de bom! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *