COMO COBRIR REVESTIMENTO CERÂMICO

Existem várias formas de cobrir revestimento cerâmico nas paredes. A escolha do melhor método depende de cada situação e também do resultado pretendido.

Opção 1: Cobrir Revestimento com Pintura

O método mais simples e econômico é cobrir a cerâmica com pintura. Nesse caso, é possível aplicar somente a pintura, deixando aparente o relevo formado pelo rejunte, ou então aplicar primeiro uma fina camada de massa corrida e depois a tinta, para que os rejuntes sumam completamente. Quando os rejuntes continuam aparentes, o aspecto final é mais rústico e improvisado do que a parede lisa, mas isso pode ser desejável caso se queira remover os desenhos ou a cor do azulejo mas ainda mantendo um visual um pouco diferenciado, menos monótono. (Ver também: “Como Pintar Azulejos“).

Opção 2: Cobrir Revestimento com Massas

Um método similar é cobrir a cerâmica com massas, que podem ser texturas comuns ou então uma massa cimentícia. O processo é muito parecido com a pintura, porém com a diferença de agregar informação visual às paredes, como os veios das texturas ou o aspecto rústico das massas cimentícias.

como cobrir revestimento - textura sobre ceramica

Opção 3: Cobrir Revestimento com Porcelanato

A desvantagem de usar tintas ou massas comuns – sem impermeabilização – para cobrir o revestimento cerâmico é a impossibilidade de cobrir os azulejos de dentro do box ou de outras regiões que tenham muito contato com a água. Uma opção, nessa situação, é deixar o revestimento aparente apenas no box, ou então cobrir a cerâmica com porcelanato. Existe, para isso, um tipo de porcelanato específico, conhecido como porcelanato slim, que é mais fino e leve, que precisa de uma camada menor de argamassa para o assentamento. O investimento é maior, a espessura da parede é levemente alterada, mas as paredes ficam com boa aparência, podendo ser iguais em todo o ambiente, além de resistentes ao contato com água.

Opção 4: Cobrir Revestimento com Gesso

Outra alternativa é cobrir a cerâmica com gesso, e nesse caso são usadas placas de gesso acartonado parafusadas sobre a cerâmica. É uma opção para cobrir os azulejos de maneira rápida, e que permite o uso posterior de qualquer tipo de revestimento, mas que tem o inconveniente de agregar muita espessura às paredes. Não é uma boa opção para banheiros, de qualquer forma, pois mesmo depois de revestido com porcelanato ou outro material impermeável, a água pode passar pelos rejuntes e atingir o gesso, que não pode ser molhado.

Opção 5: Cobrir Revestimento com Placas

E outra opção, pouco conhecida mas muito eficiente, é cobrir a cerâmica com placas de plástico conhecidas como PRFV. O material é um plástico reforçado com fibras de vidro, que tem espessura reduzida, pode ser molhado e é bastante higiênico e durável. O visual fica mais atual, e a instalação é seca, diferentemente dos porcelanatos, que mesmo na versão mais fina ainda requerem uma pequena camada de argamassa para serem colados nas paredes. Saiba mais sobre o PRFV aqui.

Opção 6: Cobrir Azulejos com Pastilhas Adesivas

As pastilhas adesivas são uma boa opção para cobrir azulejos. Elas são fáceis de aplicar e têm várias opções de acabamento. É possível aplicar um adesivo na parte de trás de qualquer pastilha comum, ou então adquirir placas de pastilhas adesivas resinadas. Essas últimas não precisam nem da massa de assentamento nem de rejunte, e são muito parecidas com pastilhas de outros materiais, pois têm alto relevo. Saiba mais sobre as pastilhas adesivas aqui.

pastilhas adesivas resinadasClique aqui para ver pastilhas adesivas resinadas na loja.

Veja todas as dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

68 comentários em “COMO COBRIR REVESTIMENTO CERÂMICO”

  1. Boa noite Fernanda, quero pintar minha cerâmica, posso passar a tinta direto sem usar outros produtos antes da pintura.

    1. Olá, Nelma. Se a parede estiver limpa e seca até dá para passar a tinta direto sim, mas nesse caso não é garantido que a durabilidade será a mesma, ou, dependendo da cor do azulejo, que a tinta irá cobri-los totalmente. Mas dá para testar, se quiser. Abraços!

  2. Olá, é possível colocar porcelanato sobre pastilhas ou mesmo pastilhas sobre pastilhas na parede do box do banheiro? Ou o correto é remover a pastilha da parede e somente depois revestir novamente?

    1. Olá, Silmara! Existem as duas opções, mas para cobrir o revestimento existente, que seria a opção mais fácil, é preciso usar porcelanato próprio para isso, que são os chamados “porcelanatos slim”., e também a argamassa específica, que ocupa menos espaço. Abraços!

  3. Olá,
    Visando economia de tempo e dinheiro, fui orientado a colocar cerâmica sobre cerâmica numa reforma de cozinha e banheiros de um apartamento. Sei que a nova cerâmica tem peso de 14 kg por m2, a cerâmica antiga pesa menos que isso e não sei o peso de argamassa para assentamento da nova. Será que esse peso extra pode trazer riscos à estrutura do prédio?

    1. Olá, José Maria. Para ter certeza de quanto peso a estrutura do prédio aguenta, só mesmo com uma visita técnica no local, feita por um calculista que analisaria não só o peso do seu apartamento, mas de todos os demais. Provavelmente somente esse peso não é demais para a estrutura, porém o ideal é usar revestimentos mais leves, como o porcelanato slim, feito para cobrir revestimentos existentes mesmo, assim a exigência estrutural não fica muito grande mesmo se vários apartamentos fizerem o mesmo. Abraços!

  4. Oi. Gostaria de colocar piso e revestimento na parede de um ponto comercial que vou alugar, porém é para uso de cozinha .
    Os que estão lá hoje são muito antigos eu gostaria de algo mais moderno. Qual seria o material e método mais adequado. obrigada

    1. Olá, Catia! Para uma cozinha comercial pode ser usado porcelanato, que protege bastante, mas para modernizar pode ser usado o porcelanato na versão com junta seca, ou seja, que não tem faixas de rejunte entre as peças. Os porcelanatos desse tipo têm as bordas retas, e não arredondadas, por isso ficam mais modernos, além de deixarem o revestimento mais homogêneo e discreto, já que ficam com o quadriculado menos marcado do que nas cerâmicas comuns. E se for na versão slim, que é mais fina, ele pode ser aplicado sobre a cerãmica já existente, inclusive, reduzindo gastos e sujeira. Saiba mais sobre o porcelanato slim aqui. Abraços!

  5. Olá! Estou querendo redecorar meu quarto porém as quatro paredes tem 2/3 revestidos de cerâmica com uma ultima fileira de listelo colorido. Qual seria a melhor alternativa pra unificar a superfície sem quebra-quebra e sem ficar estranho com uma parte do revestimento mais grossa que a outra? (importante ressaltar o orçamento apertado de uma estudante)
    Agradeço enormemente
    Forte abraço

    1. Olá, Talita! Para evitar quebradeira a opção mais prática seria igualar tudo com massa, deixando o 1/3 restante da parede no mesmo nível da cerâmica existente nos outros 2/3. E a parte da cerâmica poderia ser também coberta, para depois receber pintura ou o revestimento que quiser, pois ficaria tudo liso. E se for preciso baratear ainda mais, esse mesmo método pode ser feito com cimento queimado, que pode até ficar aparente em 1 ou duas paredes, criando destaque. Abraços, espero que dê tudo certo! 🙂

  6. Olá boa tarde,

    Temos um quarto com infiltração… já descascamos a parede, será embolsada e vamos revestir de cerâmica um pouco antiderrapante.
    Precisamos saber se a camada de massa de textura ficará firme encima da cerâmica?

    Obrigada.

    1. Olá, Fernanda. Para que a massa e até mesmo os azulejos fiquem bem aderidos é importante impermeabilizar a parede, pois os azulejos não são suficientes. A umidade afeta os rejuntes e a massa usada para colá-los, portanto não deve ser usado como forma de impermeabilizar a parede. O ideal é usar uma manta ou outro material feito especificamente para impermeabilizar, e só depois aplicar o reboco e qualquer revestimento. E se for uma infiltração resultante de algum vazamento, ele precisa ser consertado. Abraços!

  7. Olá! A minha cozinha é toda revestida de porcelanato e não desejaria quebrá-lo. Posso coloacar massa corrida e depois pintá-lo?

    1. Olá, Aline! Pode sim, se forem paredes que não ficam em contato com a água ou com muita gordura de frituras, etc. Uma tinta mais resistente, que pode funcionar melhor se precisar é a tinta epóxi. Ela pode inclusive ser aplicada diretamente no porcelanato. Mas é importante que o porcelanato esteja bem limpo e seco para aplicar a massa ou a tinta, para aderir bem. Abraços!

  8. Oi Fernanda, tenho canjiquinha na parede da sala e gostaria de tirar. Quero uma parede lisinha o possa passar sem ter que quebrar? Obrigado e sucesso

    1. Olá, Luciana! É possível aplicar massa por cima da pedra até regularizar, porém a superfície da pedra é bastante irregular, fazendo com que seja necessária uma camada grossa para cobri-la totalmente. Por isso é preciso ver se é possível acrescentar toda essa espessura na parede ou se é melhor tirar. Abraços e tudo de bom! 🙂

  9. Olá Fernanda! Minha cozinha tem 19 m², é toda revestida de cerâmica há quase 20 anos, cansei! Gostaria de, dar uma repaginada, dando uma aparência de parede pintada com tinta acrílica, (qual material adequado para cobrir a cerâmica)? E revestir de azulejo “PACHWORK”, com 60 cm de largura, acima da bancada, como também na parede ao lado, perpendicular (em L). Por gentileza ajude me! Ciente, muito obrigada, Deus a abençoe continue à frente de todos seus projetos!!!

    1. Olá, Maria. Para cobrir a cerâmica com outra cerâmica, existe um tipo específico, que é mais fino (porcelanato slim). Para cobrir com pintura lisa é preciso aplicar massa e em seguida tinta acrílica. E existe também a opção de pintar os azulejos sem tirar a marca dos rejuntes, com tinta epóxi, que é mais resistente e adere mais. Abraços!

  10. Olá, Fernanda!comprei uma casa e a cozinha é toda revertida de cerâmica,mudei a cozinha de local fazendo uma edicula e no local ficou uma sala. Gostaria de saber qual tipo de revestimento/tinta ou massa corrida para cobrir a cerâmica.

    1. Olá, Maria do Carmo! Nesse caso, que a nova função do ambiente é uma sala e não um banheiro ou cozinha, é importante cobrir os rejuntes da cerâmica, deixando tudo liso. Para isso é preciso aplicar massa corrida, para deixar liso, e em seguida tinta látex ou acrílica (mais resistente), que são as tintas para parede de alvenaria comum, ou qualquer tipo de revestimento que quiser, como papel de parede, etc. Abraços!

  11. Bom dia,
    Minha dúvida é a seguinte: Qual o melhor forma de cobrir pastilhas de vidro da parede da cozinha, em cima da pia?
    Posso cobrir com gesso e depois aplicar adesivo de parede?

    Aguardo a resposta

    Att

    1. Olá, Heloísa! Se quiser colocar adesivo decorativo sobre a pastilha, você pode cobrir com gesso ou então com argamassa, que é resistente a água, apenas para alinhar os rejuntes om as pastilhas. Mas esse é um processo um pouco trabalhoso, então se você preferir pode também colocar diretamente sobre as pastilhas algum tipo de revestimento mais grosso, que não precise da base lisa. Alguns exemplos são as pastilhas adesivas resinadas, ou que imitam pedra ou alumínio, como essas. Abraços, espero ter ajudado!

  12. Olá bom dia, minha parede tá pintada com uma tinta de piso, para revestir com cerâmica preciso remover toda essa tinta da parece?

    1. Olá, Claudia. Retirar toda a tinta com uma lixadeira é a alternativa mais garantida em termos de durabilidade, pois a argamassa de assentamento da cerâmica adere assim em toda a parede. Uma segunda alternativa é picotar a pintura, que seria remover pequenos pedaços de tinta por toda a parede, com uma maquita ou outras ferramentas. Nesse caso a argamassa de assentamento da cerâmica ficaria colada apenas nas partes sem tinta, e não na parte pintada, que impede que ela grude completamente. Abraços, espero ter ajudado.

  13. Olá bom dia !me mudei p uma casa em que a cerâmica está muito feia ,pensei em cobrir com tinha ,como devo fazer?

  14. Oi Fernanda, gostaria de tirar uma dúvida. Vou colocar cerâmica numa parede p evitar umidade. Sobre essa cerâmica a melhor opção é utilizar reboco de cimento ou utilizar logo uma massa corrida ( acrílica)? E o q seria o fundo branco acrílico? É tinta acrílica?

    1. Olá, Camila! Minha sugestão é que ao invés de usar cerâmica seja usado algum material impermeabilizante, que funciona melhor, ocupa menos espaço e é mais fácil de ser aplicado. E sobre essa camada impermeabilizante pode ser colocado qualquer revestimento, como massas, pintura ou até a própria cerâmica, que nesse caso seria apenas em caso de paredes que sejam molhadas, como banheiros e boxes. O fundo branco acrílico é diferente da tinta, pois ele cobre mais a cor existente do que a tinta e serve para facilitar na hora de passar a tinta. Abraços, espero ter ajudado!

  15. Olá! Vou aplicar piso vinílico sistema click no chão dos dormitórios.
    Ocorre que tem cerâmica aplicada e com bastante desnível.
    Que massa posso aplicar para que fique tudo bem lisinho pra receber o piso vinílico??? Obrigado!

    1. Olá, Mara! O tipo de massa a ser utilizado para preparar a cerâmica depende do tipo de cerâmica e do tamanho das juntas existentes. Se a junta for muito larga, pode ser usada massa grout, resina autonivelante ou uma mistura de cola PVA, cimento e cimentcola. Os rejuntes devem ser nivelados antes da aplicação da massa geral, e é importante aplicar primer no piso existente para garantir a aderência da massa. Veja mais detalhes sobre o assunto aqui. Abraços! 🙂

  16. Necessito resolver pendenga entre moradores de condomínio pois o apartamento de cima esta deixando passar umidades at´pe pingar no apartamento de baixo.
    Tudo ocorre no box do banheiro, soube que após novo rejunte pode ser aplicado um impermeabilizante incolor e liquido, por favor preciso de informações, onde adquirir, etc.
    Muito Obrigado

    03/09/2017

    1. Olá, Vitorino. Existe realmente uma manta líquida transparente para impermeabilização, como essa aqui. Mas o mais garantido, embora mais trabalhoso, seria cobrir a cerâmica existente com uma argamassa impermeabilizante como essa e em seguida colocar um novo revestimento, para que não exista o risco de novas infiltrações pelo rejunte. É importante também verificar se o problema é realmente umidade e não algum vazamento na tubulação. Abraços, espero ter ajudado.

  17. Olá bom dia, gostaria de saber como acabo com infiltração de fora para dentro nas paredes, pois mofa muito aqui em casa! Devo passar um impermeabilizante primeiro, depois vir com um azulejo rústico ou liso, e depois a massa corrida? Está certa a sequência? Obrigado

    1. Olá, Abner, bom dia! Um impermeabilizante bem resistente, como a manta asfáltica por exemplo, pode reter a umidade, mas é preciso tomar cuidado se for infiltração devido a um vazamento de água, pois o líquido tende a desviar da parte impermeabilizada e aparecer em outro lugar. Se for apenas umidade, o isolamento resolve. O impermeabilizante é colocado primeiro, e depois o acabamento, que pode ser só pintura ou azulejos. Se o acabamento for feito com pintura, a massa precisa ser aplicada e depois a tinta. E se quiser azulejos, é só colocar a argamassa de assentamento e depois cobrir com os azulejos. Abraços, espero ter ajudado.

  18. Bom dia. Pintei os azulejos com tinta para azulejo agora quero colocar outro azulejo por cima. Preciso retirar td azulejo ou posso colocar a argamassa de piso sobre piso branca.

    Obgada

    1. Olá, Silvia! Você pode colocar por cima cima sim, mas provavelmente o excesso de espessura pode causar algum tipo de problema no encontro com outros elementos, como portas e janelas, por exemplo, pois ficaria bem mais grosso. Nesse caso é melhor usar cerâmicas/porcelanatos mais finos, feitos especialmente para serem colocados sobre revestimentos existentes. Eles usam inclusive uma camada menor de argamassa para assentamento, e um tipo específico também. SE quiser veja o post aqui do site sobre esses revestimentos mais finos, os porcelanatos slim: https://dicasdearquitetura.com.br/porcelanatos-pisos-existentes/ Abraços!

  19. Boa noite!

    Gostaria de uma dica. Estou alugando um salão para montar um barzinho, porém metade da parede do salão é toda revestida com azulejo, mas não é essa a parecência que eu desejo para meu estabelecimento, gostaria de uma aparência de paredes lisas. Qual seria sua dica para que chegue mais próximo do meu gosto e que seja mais barata?

    1. Olá, Bianca! A maneira mais barata de deixar a parede lisa é cobrir os azulejos com massa e pintar. Abs! 🙂

  20. Boa tarde,
    Gostaria de mudar a cerâmica da parede da minha cozinha sem quebrar e que nãos gaste muito, ela tem textura, qual a melhor opção para que eu faça sem gastar muito e que fique bonito e harmonioso.

    1. Olá, Gercica! A alternativa mais econômica para cobrir a cerâmica é a pintura, mas pode ser que na cozinha seja necessário cobrir uma ou mais paredescom materiais que possam ser molhados ou ficar em contato com gordura. Essas paredes precisariam receber porcelanato slim ou resina epóxi sobre a cerâmica. Para saber isso e qual escolha ficaria visualmente mais harmoniosa seria preciso ver o local. Abs!

  21. Boa noite, Alguém tem indicação de um profissional de porcelato líquido, no Vale dos donos??

  22. Fernanda, outra questão, como a notificação é a respeito de “harmonia da fachada”, apesar de que existe jurisprudência que entende que após fechamento da varanda com vidraça, a área interna passa a não fazer mais parte da fachada, na sua opinião a pintura sobre o porcelanato ou a colocação de papel de parede com posterior pintura, atenderia a notificação? IMPORTANTE: A notificação é relacionada ao revestimento das paredes internas e não a vidraça, que já existe a mais de 4 anos, bem como várias outras unidades também possuem este tipo de fechamento no mesmo edifício.

    1. Bom dia, Aristino, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado do site! Quanto à sua varanda, imagino que a questão de harmonia que eles citam é em relação à alteração do visual das suas paredes da varanda em relação às paredes das outras varandas, que agora deve estar diferente, embora o vidro dê uma escondida. Mas então o que importa é que as paredes fiquem iguais às restantes do prédio. Se for pintura, aconselho que seja feita aplicação de massa nas paredes e posterior pintura, porque essa solução tende a ficar mais resistente e durável do que o papel de parede sobre o porcelanato, que pode não aderir perfeitamente e ir soltando com o tempo. Não precisa ser uma camada grossa de massa, apenas o suficiente para alinhar a superfície, colocando mais nos rejuntes mesmo. E acredito que a cor tenha que ser a mesma das outras varandas também, já que surgiu essa notificação. Espero ter ajudado e boa sorte com essa situação! Abs 🙂

  23. Bom dia, excelente seu site e as informações contidas nele, além da forma de escrita. Estou com um problema no meu condomínio, onde possuo fechamento da varanda com vidraça, pois realizei uma obra de colocação de cerâmica nas paredes internas a vidraça, na varanda, e o condomínio me notificou informando que houve alteração de fechada e que tenho que retornar as cores das demais unidades. Como fiz o cobrimento das paredes com porcelanato e não penso em remover, pois irá dar muito trabalho além de sujeira, pensei em pintar o porcelanato ou recobrir com algum tipo de papel parede e pintar sobre o papel. Pergunto, você pode me ajudar com qual seria a melhor opção para que eu possa adotar, lembrando que a área não pega respingos de água, pois está fechada com vidraça e não faço abertura da mesma. Obrigado!

  24. Olá Fernanda, bom dia!

    Sabe me informar onde encontro estas placas de PRFV? Ja procurei alguma coisa na internet mas ainda há poucas informações.

    Obrigada desde já!

    1. Olá, Luiz Carlos! O ralo tem que ser coberto e vedado para a aplicação do produto, e aberto após a secagem. Abs!

  25. Olá, tenho uma cerâmica na parede do meu quarto, porém ficou desproporcional e poluíu o visual.
    Gostaria de uma sugestão para eu neutralizar a cor, porém é um ambiente com umidade pois moro em uma cidade muito umida…há solução?
    Obrigada!

    1. Olá, Juliana! Se a parede estiver recebendo umidade de fora para dentro, como em um local onde a parede fica em contato com o terreno, por exemplo, seria necessário aplicar um material impermeabilizante e em seguida aplicar pintura. Mas se vier só de dentro, seria suficiente aplicar apenas a pintura epóxi, que é resistente a umidade. Abs, espero ter ajudado!

  26. Prezados Senhores,
    Coloquei um revestimento de cerâmica na área de minha churrasqueira – porém achei que ficou muito colorido e desproporcional com os outros acabamentos. Pensei em pintar essa cerâmica como um tom mais fosco, opacado – “tipo marca d’água” – quando vc ainda percebe o desenho no fundo. Tem tinta que faz esse efeito meio opacado e esfumaçado? Seria epoxi? Que tonalidade?
    Grata,
    Vânia

    1. Olá, Vânia! Você pode usar a tinta do tipo vitral (esmalte vitral/verniz vitral), que tem essa característica de ser colorida e ao mesmo tempo transparente. E quanto à cor, depende da cor da cerâmica e do efeito que você quiser dar, mas o branco pode deixar mais discreto. Abs!

  27. Boa Tarde!

    Minha cozinha é toda revestida de cerâmica com relevo, gostaria de mudá-la sem quebrar, qual é a melhor opção para revestir novamente e que fique bonito?

    Obrigada!

    1. Boa tarde, Barbara! Se ela tem relevo, adesivos ou painéis colados não seriam muito práticos, pois precisariam primeiro da regularização da parede. Nesse caso parece então que a pintura com tinta epóxi é a melhor saída! Abs

  28. Boa noite!! Eu tenho uma faixa larga na vertical só no meio de uma parede da minha cozinha, ela é um pouco colorida e todo o resto branco, não gostei do resultado final e gostaria de mudar mas sem quebrar, sem usar a massa corrida, o que VC aconselhados fazer?
    Obrigada!!!

    1. Olá, Lucineide! Para cobrir a parede sem fazer sujeira, você tem duas opções: Colocar painéis sobre ela ou então adesivos. Adesivos são a opção mais econômica, mas se a parede for de azulejos ele poderá ficará levemente marcado nos rejuntes. Nesse caso precisam ser usados adesivos com bastante estampa, para essas linhas ficarem menos perceptíveis. Nesse link aqui tem várias opções de adesivos para parede, dá uma olhada lá. Abs!

  29. Gostaria de cobrir o revestimento com massa corrida, tenho aplicar algum produto antes ou ja posso colocar diretamente sobre o revestimento

    1. Olá, Camila! Depende do grau de aderência da parede, em revestimentos muito lisos é legal passar um fundo branco acrílico para garantir. Abs!

  30. Quero cobrir minha parede de ceramica na sala o pedreiro me disse que tem um produto que passa e depois aplica se massa corrida sem lixar para enfim aplicar textura

    1. Olá, Fabricio. Para cobrir o azulejo é importante que a superfície esteja seca. Se mesmo assim a cerâmca for pouco aderente, por ser lisa demais, é possível aplicar o fundo branco acrílico, e depois a textura também acrílica. Abs!

      1. Olá, João, é possível sim colocar o marmorato sobre o azulejo, apenas lembre-se que ele não deve ficar em contato com a água, como por exemplo dentro de boxes. Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *