COMO DECORAR A PAREDE GASTANDO POUCO

As formas convencionais de decorar a parede são pintura, quadros ou revestimentos. Todas essas opções são relativamente caras. Mas existem outras opções mais econômicas.

Como decorar a parede gastando pouco

Confira alguns materiais bem baratos que podem ser usados para decorar a parede:

  • Isopor

As placas de isopor podem ser recortadas em tamanhos menores. Elas são fáceis de manusear e cortar, pois são muito leves. Basta passar um estilete, que pode ou não ser esquentado no fogo para cortar melhor. E em seguida basta colar na parede usando cola branca. O isopor pode inclusive imitar tijolos aparentes. Basta colar várias placas de cerca de 7 x 20cm, por exemplo, ou de tamanho similar. Ele pode ser usado na cor branca original ou então ser pintado com tinta spray. Saiba mais sobre o isopor imitando tijolos aqui.

decorar a parede gastando pouco - isoporImagem: Craft Passion

O isopor fica legal como revestimento, é fácil de ser encontrado nas papelarias e é bastante barato. Mas ao contrário do que muitos podem pensar, mesmo sendo um material termo-acústico, ele não funciona como impermeabilizante de paredes. Não adianta, então, tentar esconder umidade ou infiltrações com isopor colado, pois isso apenas fará com que as placas fiquem caindo da parede, que não irá segurar a cola. Para essa função é melhor usar materiais impermeabilizantes ou consertar os vazamentos de água, se  existirem.

  • Papel paraná

O papel paraná é outro material econômico que serve para imitar tijolos ou criar painéis para decorar a parede. Ele pode ser encontrado em papelarias de maior porte, e está disponível em várias espessuras. O melhor é usar espessuras menores, para não ser muito difícil de cortar. E as placas podem ser coladas na parede com fita dupla face.

decorar a parde gastando pouco - papel paraná

É interessante aplicar a fita em toda a borda e no meio das placas se elas forem muito grandes, para que elas não caiam nem criem barrigas. Mas o ideal mesmo é fazer painéis que tenham no máximo 40cm de largura e altura, aproximadamente. O papel paraná pode ser usado na cor original ou então pode receber pintura com tinta acrílica artesanal.

  • Fita adesiva

A fita adesiva pode ter várias cores, e pode criar vários tipos de decoração na parede. Ela pode criar desenhos pontuais, substituindo quadros ou adesivos, ou então ser aplicado de forma espalhada em paredes inteiras, como se fosse uma estampa. Se forem desenhos ou formas simples, é uma opção de revestimento bastante econômica, já que cada rolo de fita adesiva é muito barato. Existe também uma arte conhecida como “tape art“. Nesse caso os artistas são contratados para criar composições mais elaboradas, resistentes e elegantes, e o valor fica bem maior.

  • Fotos penduradas

Fotos reveladas ou impressas pode ser coladas na parede, ou então penduradas em cordas ou barbantes. Nas pontas ficam pequenos ganhos, e para prender cada foto no fio podem ser usados pregadores. É uma forma barata, personalizada e descolada de decorar a parede. E podem ser feitos vários fios, do tamanho e da forma que se desejar e se encaixar melhor à parede.

decorar a parede gastando pouco - fotos penduradas

  • Carimbos para decorar a parede

Outra forma de decorar a parede gastando pouco é usando carimbos. E esses carimbos podem ser feitos em casa, com esponjas, EVA ou até mesmo com o material de sandálias de borracha. Assim aquele chinelo que estourou a alça pode ganhar novo uso. Pode ser feito o desenho que quiser na borracha ou esponja, que é recortada e fica com a forma de um carimbo. Então basta aplicar tinta acrílica fosca para artesanato e sair carimbando a parede. Isso pode ser feito de forma ordenada ou bagunçada, dependendo do efeito desejado. Veja como funciona no vídeo abaixo, da blogger Karoline Costa:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *