COMO E POR QUE FAZER UM NICHO NO BANHEIRO

Ter um nicho no banheiro é prático e bonito, mas é preciso tomar alguns cuidados para não comprometer a estrutura da parede.

Qual a vantagem de ter um nicho no banheiro

A principal vantagem do nicho no banheiro é que ele ocupa o espaço da espessura da parede para guardar shampoos e sabonetes dentro do box. Isso aproveita melhor o espaço, e impede a pessoa que estiver tomando banho de bater o cotovelo ou a mão, como costuma acontecer com as prateleiras.

Algumas paredes, no entanto, não podem ser furadas para a colocação do nicho. Quando isso acontece, o nicho fica saltado para fora, e perde essa vantagem. A única diferença que ele tem para as prateleiras, nesse caso, é o visual mais robusto, que funciona como elemento decorativo, além de ser muito resistente.

nicho no banheiro - cyball 2Imagem: Cybball

Em quais paredes o nicho pode ser colocado

Para instalar o nicho no banheiro é preciso escolher uma parede que não tenha tubulações de hidráulica, pelo menos não onde o nicho será feito. Além disso, é preciso saber qual o material da parede, pois ele pode ser colocado apenas em paredes com tijolos que não sejam estruturais. Isso significa que em paredes estruturais, de blocos de concreto, ou então em pilares, o nicho não pode ser embutido. Nesses casos o nicho pode ser feito, mas precisa ficar saltado para fora da parede.

nicho no banheiro - verseksmsekImagem: Verseksmsek

Como fazer o nicho no banheiro

O nicho embutido na parede pode ocupar cerca de 12cm de profundidade. O importante é que a parede não seja totalmente perfurada, criando um buraco que a atravessa. Na parede que não é estrutural, ou seja, que tem pilares e vigas, os tijolos servem apenas para vedação e não para suportar a laje. Por isso eles podem ser recortados quase completamente. E depois de feito o rasgo na parede, basta colocar o revestimento escolhido. Se for usada uma peça pronta, é só encaixar a peça no vão.

Veja no vídeo abaixo como fazer um nicho no banheiro onde ele pode ser embutido:

O nicho que fica saltado da parede precisa ser comprado pronto ou feito fora da parede, para ficar como uma peça avulsa. Essa peça é então encaixada em uma parte sem revestimento na parede, do tamanho do nicho. Nessa região é aplicada argamassa, assim como no fundo da peça, que é então encaixada e colada. No caso de usar o nicho saltado para fora da parede é importante checar se existe espaço suficiente no box, para não deixar a área de movimentação dos braços muito limitada. É interessante deixar pelo menos 70cm livres da frente do nicho até o fechamento do box.

nicho no banheiro - picmia e billielourdImagens: Picmia e Billielourd

Material e acabamento do nicho no banheiro

O nicho pode ser apenas um rasgo na parede, revestido com azulejos, porcelanatos ou pastilhas. Essa é a opção mais econômica, mas precisa ser feita com cuidado para ficar bem acabada, de preferência com as quinas dos revestimentos cortadas em 45 graus nos cantos onde elas se encontram. O revestimento usado dentro do nicho pode ser igual ou diferente do restante do box.

nicho no banheiro - archiexpoImagem: ArchiExpo

Outra opção é usar peças prontas, feitas fora da parede e depois encaixadas no vão. Essas peças podem ser de porcelanato ou então de pedras como mármore e granito. Nesse caso, elas podem ter molduras, que deixam o nicho mais robusto e destacado, ou então serem levemente mais profundas do que a parede, ficando com cerca de 1 ou 2cm para a frente. Tanto a moldura quanto essa pequena distância da parede fazem com que o nicho fique com melhor acabamento, pois esses elementos escondem a lateral do revestimento da parede.

Tamanho do nicho do banheiro

Não existe uma medida padronizada para o nicho do banheiro, mas existem algumas referências para definir o tamanho de cada um.

nicho no banheiro - home run solutionsImagem: Home Run Solutions

A altura deve ser um pouco maior do que as embalagens dos cosméticos utilizados no banheiro onde ele será instalado. Isso depende de gostos e hábitos pessoais, mas a medida que pode ser considerada como mínima seria de 25cm.

Na largura, o nicho pode ser do tamanho que se quiser, dependendo apenas do espaço disponível. Mas se ele for feito em uma parede que tenha uma janela, fica melhor se o nicho tiver a mesma largura e ficar alinhado com ela.

Na profundidade, é preciso tomar muito cuidado para não atravessar a parede, principalmente em paredes externas de prédios. O buraco na parede deve ser feito aos poucos, quebrando apenas um dos lados do tijolo. Sendo assim, a profundidade máxima do nicho dependerá da espessura de cada parede. Mas podemos considerar que pelo menos 8cm livres na parte de dentro do nicho são suficientes para guardar alguns objetos básicos. Se puder ser maior, o ideal é que o nicho no banheiro tenha cerca de 10 ou 12cm de profundidade. Os nichos levemente saltados para fora da parede, além de facilitarem o acabamento, têm também a vantagem de serem um pouco mais profundos.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

8 comentários em “COMO E POR QUE FAZER UM NICHO NO BANHEIRO”

    1. Olá, Gleide. Isso não é para acontecer normalmente, só quando existe inclinação. Se as coisas estiverem caindo para fora do nicho, o que pode resolver é uma pequena barra metálica na frente do nicho, desencostada da base para segurar os objetos mas deixando a água escorrer. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *