COMO E POR QUE TER UMA COZINHA MODERNA

A cozinha moderna, ou seja, que possui os últimos recursos disponíveis nos móveis e acessórios, e que segue padrões mais atuais, não é só uma cozinha bonita. Ela tem algumas vantagens funcionais.

A cozinha moderna além da estética

É fácil reconhecer uma cozinha moderna em fotos ou em lojas de móveis planejados, porque ela tem características visuais marcantes, como linhas horizontais e pouca informação visual. Mas a verdadeira vantagem da cozinha moderna é sua funcionalidade, que ocorre em decorrência de vários fatores:

  • Cooktop ao invés de fogão

O cooktop, que possui bocas de fogão e é instalado sobre a bancada, sem o forno, é comum na cozinha moderna, e não é só pela sua aparência mais leve. A separação do forno tem a ver com a facilidade de deixá-lo em um lugar mais alto, normalmente em uma torre de eletrodomésticos com 1 ou mais fornos, ao invés de ficar embaixo das bocas do fogão, forçando a pessoa a se abaixar cada vez que quer checar a comida lá dentro. (Ver também: “Tipos e Modelos de Cooktops“)

cozinha moderna - cooktop trapezio mbClique para ver cooktops na loja.

  • Presença de ilhas ou penínsulas

As ilhas ou penínsulas deixam a cozinha mais agradável, pois permitem que as pessoas usem as bancadas sem ter que ficar necessariamente voltadas para a parede. Elas também favorecem a integração entre os ambientes, fazendo com que ambos pareçam maiores, além de propiciarem o contato entre quem está cozinhando e quem está do outro lado, como visitas por exemplo. Elas têm, então, muito a ver com a crescente valorização da cozinha, que deixou de ser um lugar renegado e com finalidade apenas funcional da casa e passou a ser uma área nobre, parte da área social. (Ver também: “Cozinha com Ilha“)

cozinha moderna

  • Puxadores lineares

Os puxadores lineares são aqueles que pegam toda a extensão da porta, na largura ou na altura, e são colocados ao lado da porta ao invés de sobre elas. Esses puxadores são muito comuns atualmente, e além de conferirem um visual mais arrojado para os armários, evitando o visual poluído de vários puxadores espalhados pontualmente pela cozinha, eles também são mais resistentes do que os puxadores pequenos, presos por parafusos. Outra vantagem é o fato de poderem ser utilizados em vários pontos, facilitando a abertura das portas. Nas cozinhas modernas, os puxadores lineares são os mais comuns, ou então puxadores presos nas portas como os outros, porém pegando a largura ou a altura inteira das portas, para manter o mesmo efeito homogêneo.

cozinha moderna -glamyCozinha com puxadores lineares – Clique para ver na loja.

  • Uso de amortecedores de gavetas e portas

As gavetas e portas das cozinhas modernas podem ter um recurso conhecido como amortecimento, que é um equipamento que faz com que essas gavetas ou portas nunca batam com força no armário, mesmo quando fechadas de qualquer jeito. Basicamente eles freiam a porta ou a gaveta na hora que elas estão quase fechando totalmente, e fazem com que elas terminem de fechar lentamente. Isso conserva os armários, garante que as portas se fechem sempre de maneira completa e facilita o uso, já que não é preciso tomar cuidado com a forma que se empurra as portas.

  • Eletrodomésticos embutidos

O uso de cooktops e de torres de eletrodomésticos com fornos embutidos, comuns na cozinha moderna, evita os cantos perdidos formados normalmente ao lado dos fogões de piso ou outros eletrodomésticos, que acumulam poeira mas são difíceis de limpar. Os eletros embutidos facilitam então a manutenção do dia a dia.

cozinha moderna

O custo da cozinha moderna

Grande parte desses recursos existentes na cozinha moderna representam gastos maiores, embora nem todos. Mas por agregarem resistência e praticidade à cozinha, são elementos em que vale a pena investir, caso seja possível. É diferente de gastar com elementos que em nada agregam ou que podem facilmente ser substituídos por soluções mais baratas e igualmente ou até mais eficientes. (Ver também: “Dicas para Construir e Decorar Barato” e “Como Baratear a Construção Sem Perder a Qualidade“).

Exemplos de cozinhas modernas

Veja no vídeo abaixo 28 exemplos de cozinhas modernas, com suas principais características e vantagens:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *