COMO EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA NA PISCINA

Para evitar o gasto excessivo ou o desperdício de água e ainda assim poder usufruir da piscina em casa ou no condomínio, existem alguns cuidados que podem ser tomados antes de decretar sua inutilização. Com essas medidas, o consumo de água gerado pela piscina pode chegar a ser insignificante,  com a mesma água sendo utilizada por muito tempo, permitindo assim um refrescamento sem culpas.

– Usar coberturas para piscinas

As coberturas – ou capas para piscina são essenciais para evitar a evaporação de água, principalmente no calor. Além das capas simples, que são mais difíceis de colocar e tirar, além de não proporcionarem segurança para crianças e animais, existem as coberturas retráteis para piscinas,  que são automáticas e muito mais bonitas e seguras.

dicas para evitar o desperdício de água

Cobertura retrátil de PVC para piscina. Imagem: Aguaçu

– Fazer a manutenção corretamente

A própria cobertura facilita a manutenção da piscina, já que evita que a sujeira caia na água constantemente. E o ideal é que a sujeira seja retirada com uma boa frequência, através do uso de peneiras e aspiradores de piscina, ao invés de simplesmente trocar a água toda vez que ela fica suja.

– Reutilizar a água através da retro lavagem

Ponto primordial para que a piscina não represente um gasto muito elevado de água, a retrolavagem nada mais é do que a filtragem da água, e que deve ser feita com filtro constantemente limpo, para que seja realmente eficaz. Essa medida garante a utilização da mesma água diversas vezes, economizando drasticamente o consumo.

– Evitar vazamentos

Vazamentos na piscina em si ou no sistema de bombeamento e retrolavagem podem gerar um grande desperdício de água, já que o volume perdido é pequeno porém constante. É preciso então fazer inspeções constantes para verificar se está tudo em ordem. E é claro que pulos espalhafatosos, que espirram água para todos os lados, são também uma de gastar água desnecessariamente. Além disso, o nível da água pode ser mantido um pouco abaixo do nível da borda, evitando que as ondulações da superfície joguem água para fora com muita facilidade.

piscina sp piscinas 3Imagem: SP Piscinas

piscina sp piscinas 3

piscina sp piscinas 3

– Desligar fontes e quedas d’água

A água em movimento evapora com mais facilidade, portanto para economizar água é importante desligar as quedas d’águas, especialmente se estiver muito quente.

Em relação ao consumo de energia, é possível também usar bombas e sistemas de aquecimento que funcionam com energia solar, diminuindo ainda mais o impacto gerado pela piscina.

Imagem de capa: SP Piscinas

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 comentários em “COMO EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA NA PISCINA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *