COMO FAZER BOX SEM PORTA

Normalmente se pensa que as únicas alternativas para evitar ou reduzir a molhadeira no banheiro é fechar o box inteiro com vidro ou com cortinas. Mas existe uma outra opção caso o banheiro não seja muito estreito.

Como fazer o box sem porta

Se existir largura suficiente, de pelo menos 1,40m, é possível fechar o box apenas com uma parede ou mureta ao lado do chuveiro, deixando um vão livre para passagem.

box sem porta - houzz 2Imagem: Houzz

Podem ser feitas paredes fechadas do piso ao teto, muretas altas com vão livre na parte de cima, muretas com vidro na parte superior ou simplesmente uma divisória fixa de vidro.

box sem porta - decoistImagem: Decoist

Qualquer uma dessas soluções pode reduzir gastos em relação ao sistema convencional de portas de vidro, especialmente em comparação com as portas de correr. A única situação que pode impedir essa economia de acontecer é se forem usados materiais excepcionalmente caros para fazer a mureta ou divisória fixa.

box sem porta - elan interiorsImagem: Elan Interiors

Cuidados na hora de fazer um box sem porta

Para que essa solução de tirar a porta do box funcione, é preciso tomar alguns cuidados básicos:

– Deixar pelo menos 80cm de largura na mureta ou na parede, para deixar o vão de entrada fora da área de banho.

– Deixar pelo menos 60cm para entrada no box, para manter o conforto na circulação. Essa medida associada aos 80cm da parede é que determinam a largura mínima de 1,40m do box.

– Usar um chuveiro ou ducha com o jato d’água voltado para baixo, e não na diagonal. Isso permite que o banho seja tomado ao lado da parede de divisão, e não lá na outra ponta onde fica o vão de passagem. Mas cuidado para não exagerar e grudar o chuveiro na parede, impedindo que as pessoas tenham espaço para movimentar os braços na hora do banho. O ideal no caso de boxes sem porta é usar modelos em que o jato fique na vertical e a cerca de 30 ou 40cm afastados da parede, como esse, esse ou esse.

– Se for feita uma mureta e não uma divisória até o teto, a mureta deve ter pelo menos 1,50m de altura, ou até mais se as pessoas forem muito altas, para resguardar a região de movimentação dos braços e impedir que a água se espalhe com facilidade. A referência é mais ou menos a altura do ombro das pessoas que forem utilizar o box.  Mas se o box for muito estreito, com menos de 80cm de largura, o ideal é fazer uma divisória do piso ao teto mesmo, ou pelo menos até cerca de 1,80m de altura, porque senão a água que cai na cabeça das pessoas se espalha para fora do box.

Dividir o piso do box e do restante do banheiro através de um pequeno degrau, uma pequena mureta ou até mesmo apenas um caimento, contanto que seja muito bem feito.

box sem porta - houzzImagem: Houzz

Veja aqui todas as dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar seu espaço.

Ajude o site

Veja também:

18 comentários em “COMO FAZER BOX SEM PORTA”

  1. Oi. 80 cm de largura do vidro é suficiente para não haver respingos para fora do box (pretendo fazer até o teto)?

    1. Olá, 80cm são uma boa medida já, só não é possível garantir que não possa ter respingos dependendo de quem usar o chuveiro, dos movimentos mais ou menos bruscos que fizer, por exemplo. E também pela posição do jato de água, que quanto mais vertical menor a chance de respingos para mais longe. Mas 80cm no vidro fixo com um chuveiro vertical podem sim ser suficientes, para um uso normal, com pessoas não muito grandes. Abraços

  2. Bom dia, Fernanda
    Antes de tudo, muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Suas informações tem me ajudado na reforma.
    Eu tenho um banheiro com 2.50 x 1.45. O box tem 80×1.45 cm. Eu poderia usar o box aberto? Minha principal dúvida: sem porta, fica muito frio na hora do banho, no inverno? Tenho uma filha muito friorenta kkk!
    Obrigada.

    1. Olá, Regina! Que bom saber que as informações têm ajudado, fico feliz. 🙂 Quanto ao banheiro nessa largura de 1,45m dá sim para fazer um box aberto, com uma mureta ou vidro fixo de 80 ou 85cm de largura e um vão de passagem de 60 ou 65cm, por exemplo. Sobre a temperatura que fica no ambiente no inverno, se fechar a porta e a janela na hora do banho o ambiente todo acaba virando um grande box, então ele fica quente sim, mas não tanto quanto ficaria dentro do box menor, pela diferença de tamanho. Então se for importante para vc e sua filha friorenta que fique bem bem quente dentro do box em si, durante o banho mesmo, a porta fechada seria melhor. Mas se for mais pela sensação ao sair do banho, isso fica parecido, na verdade, ou até um pouco melhor porque todo o banheiro fica com vapor, ao invés de ficar mais concentrado no box. Um abraço e boa sorte na reforma!

  3. Boa tarde Amanda, adorei o site e as dicas!!!
    Qual seria a medida ideal para fazer um banheiro com 01 e 02 duchas sem box, que não molhe fora?

  4. Nossa!Sem querer cheguei onde queria,suas dicas são ótimas! Obrigada pela disposição em ajudar.

    1. Fico muito feliz que as dicas tenham sido úteis, Regina! 🙂 Seja sempre bem vinda ao site, tudo de bom pra vc. Abraço!

  5. Boa tarde tudo bem?

    Gostaria de saber qual suporte comprar para fazer uma fixação segura do box (quebra ducha).

    Estou pesquisando e não estou achando!

    1. Olá, João Pedro! Se a intenção for colocar um vidro fixo em pare do box, ele precisa ficar apoiado em um perfil de alumínio similar ao que fixa a parte fixa do box comum, com porta. Então as vidraçarias podem fazer esse serviço, e já têm essa peça. Mas se for procurar para comprar separado, procure por perfil de alumínio para vidro fixo de box. Abraços!

  6. Era uma dúvida sobre um box meia ducha que Maurício Arruda sugeriu.
    Queria saber a metragem pra não molhar fora do box

  7. Boa noite, estou acabando de reforma e uma casa, e a área de específica para tomar banho ficou em.forato de L com 1,0p x 0,70 . Estou em duvida se ponho box ou apenas 1 parede de vidro fixa em 1 lado. Na sua opinião qual seria a melhor opção . Obrigada pela orientação
    Adriana Pinto

    1. Olá, Adriana. Se o box estiver no canto e tiver algo nos dois lados, é melhor colocar vidro nos dois lados, para não molhar nada. Mesmo que sejam vidros fixos mesmo. Mas com essa largura de 1 metro, caso a economia não seja prioridade máxima, eu recomendaria fazer as portas mesmo, porque é uma medida pequena, então a parte que ficaria aberta estaria ainda na parte que recebe bastante água do chuveiro. Por isso o banheiro ficaria molhado fora do box. Para colocar apenas um vrido ou mureta fixa, o ideal é ter uma largura de pelo menos 1,20, para deixar cerca de 50cm abertos e pelo menos 70cm fechados. Abraços, espero ter ajudado!

  8. Bom dia! Gosto muito das suas dicas. A minha duvida é um box de 1,90 largura,posso colocar uma porta fixa e outra de correr? Me falaram que tem que ser em 3 partes com uma das partes fixas e 2 de correr,isso procede?Obrigada

    1. Olá, Anna! Que bom que gosta das dicas, fico feli! 🙂 A questão do box é que cada peça de vidro tem um limite de largura (por motivos de fabricação, transporte e limite de peso para poder correr facilmente no trilho). Acredito então que tenham recomendado isso para evitar emendas na parte fixa, já que seriam necessárias 3 peças de qualquer jeito. Então acredito que tenha sido por isso que sugeriram deixar a peça fixa no canto, em seguida uma das portas desalinhada com essa peça e depois a outra porta, novamente desalinhada da peça anterior. É esse desalinhamento que evita que duas peças fiquem encostadas lado a lado, criando emendas. Mas existe outra solução possível para colocar 3 peças sem emendas, que seriam duas partes fixas nos cantos e apenas uma porta entre elas. Nesse caso, as partes fixas podem ter tamanhos diferentes, para deixar a porta mais para um lado ou para o outro, não necessariamente no meio. Abraços, espero ter ajudado!

  9. Olá André

    Gostaria de dicas de qual material usar para fazer um nos sem porta no meu banheiro. Não gostaria de esquadrias de alumínio, quero deixar o vidro livre mas com algo firme em sua base e que fosse impermeável.
    Com o passar do tempo alguns materiais devido a água começam a se degradar.
    Gosto muito de ler seus artigos.
    Obrigada.

    1. Olá, Glaudeny! Que bom que gosta de acompanhar o site, fico feliz! 🙂 O alumínio é uma boa opção para segurar o vidro do box na verdade, pois ele não estraga com o contato com a água, mesmo depois de bastante tempo. O ferro cromado é que enferruja em contato com a umidade, e dura menos. Mas o alumínio pode ser colocado só na base e na parede, e as pontas ficarem livres, como um guarda-corpo (corrimão) de vidro. Mas um detalhe, essa opção de deixar o vidro sem bordas é sempre mais cara, independente do material usado na base, porque requer um vidro muito grosso e resistente, para não quebrar nas pontas caso alguém esbarre. Abraços, espero ter ajudado!

  10. Olá Fernanda DG!

    Entrei no teu site procurando informações sobre formas de bloquear a entrada de calor pelo vidro.

    Gostei muito do teu site! Parabéns! Gostei da beleza geral e da clareza e concisão dos textos em particular. E também que você indica fornecedores.

    Dois comentários:
    1 – acabo de descobrir que existem vidros capazes de bloquear o calor mesmo sem a colocação de películas. Quem fornece esses vidros é o Grupo Paris, com fábrica no Rio de Janeiro (devem haver outros no Brasil, mas ainda não pesquisei)
    2 – na página referente aos box sem porta (opção maravilhosa, que estou usando em todas as minhas obras – exceto quando o box é pequeno), há um trecho que é incompreensível para mim. Refir0-me ao “a não ser que”, após “portas de correr,”:
    “Qualquer uma dessas soluções pode reduzir gastos em relação ao sistema convencional de portas de vidro, especialmente em comparação com as portas de correr, a não ser que sejam usados materiais excepcionalmente caros no revestimento.”

    Mais uma vez parabéns pelo bom gosto e pela qualidade!

    Um abraço,

    André Rívola
    Engenheiro e ambientalista

    1. Olá, André, tudo bem? Fico muito feliz que tenha gostado do site! 🙂
      Em relação ao trecho do texto que você citou, sobre os boxes sem portas, quis dizer que a única situação que pode impedir que a retirada da porta convencional de correr do box seja algo econômico é se forem usados materiais excepcionalmente caros para fazer a mureta ou divisória fixa. Estava realmente confuso do jeito que estava escrito, então atualizei. rs
      E quanto ao vidro que bloqueia o calor sem usar películas, fui pesquisar agora que você comentou, pois não conhecia, e achei bem interessante. Deve ser do vidro low-e que você está falando, né? Vou escrever um post sobre ele, aproveitando sua dica.
      Muito obrigada pelas observações, foram muito úteis! Obrigada também pelo reconhecimento e pela forma positiva e construtiva de comentar e de analisar o site. E seja sempre bem-vindo! 😀
      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *