COMO FAZER CASINHA DE PAPELÃO PARA GATOS

Uma casinha de papelão pode agradar muito os gatos, e é fácil de fazer. E as possibilidades de formas são infinitas. Veja então algumas dicas e exemplos:

O que a casinha pode ter

Gatos gostam de espaços pequenos e fechados, como túneis, e também de pular de um lugar para outro. Também costumam se divertir com objetos pendurados, pequenas redes e texturas para arranhar. Tudo isso pode ser distribuído de várias formas, criando casinhas de qualquer tamanho. (Leia também: “Por que a arquitetura também é para os animais“).

Cuidados ao fazer uma casinha de papelão

O papelão é um material barato e fácil de usar, pois é leve e pode ser cortado com facilidade. E para colar as partes é só usar cola quente. Não é um material muito resistente a ponto de fazer casinhas para cães, que costumam ser maiores e podem morder o papelão. Mas para gatos ele costuma funcionar bem.

No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados. Para começar, é importante usar um papelão relativamente grosso. Se não for possível, podem ser coladas duas folhas de papelão para reforçar. E nas partes que ficarão na horizontal, o vão livre muito grande pode deixar o “piso” muito mole. Nesses casos basta fazer pequenas vigas também de papelão, que deixam tudo mais firme. Isso pode ser visto no exemplo do vídeo abaixo:

Casinha de papelão com revestimentos

Não é obrigatório revestir o papelão. Mas isso pode ser uma boa ideia para deixar a casinha mais aconchegante. Alguns materiais que podem ser usados são peças de carpete, grama sintética ou toalhas. Veja uma casinha com rede e revestida com carpete e grama sintética no vídeo abaixo. O gatinho parece não querer sair de lá:

Como atrair o gato para a casinha

Gatos muitas vezes precisam se acostumar com o ambiente e novos objetos. Por isso ao terminar a casinha você pode atrair o gato para a casinha com petiscos ou brinquedos, até que ele se acostume. Mas muitas vezes ele mesmo fica curioso e vai explorar a casinha sem precisar de estímulos.

O importante é não forçar para que ele fique lá, e sim associar a casinha a algo seguro e divertido. No vídeo abaixo, com mais um exemplo de casinha de papelão para gatos, dá para ver que os três gatinhos adoraram a casinha nova:

Veja aqui mais dicas de arquitetura para animais.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

2 comentários em “COMO FAZER CASINHA DE PAPELÃO PARA GATOS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *