COMO FAZER ILUMINAÇÃO EMBUTIDA COM FITAS DE LED

Mangueiras ou fitas de led são pequenas lâmpadas led agrupadas e em sequência, parecidas com o pisca-pisca que colocamos em árvores no natal. São ideais para criar iluminação embutida em móveis ou em forros, pois criam um efeito de luz contínuo e linear, ou seja, espalhado de maneira homogênea por toda a sua extensão.

É importante que as fitas não fiquem aparentes, para evitar que elas chamem mais atenção do que a luz em si.

Qual a diferença entre mangueiras de led e fitas de led

As mangueiras de led têm formato cilíndrico e um pouco maior do que as fitas, que são mais finas e chapadas. Por isso as mangueiras funcionam bem em forros ou outros locais de maior extensão, enquanto as fitas são a melhor opção para móveis menores ou outros locais com muitas curvas, onde a mangueira ficaria muito evidente por seu tamanho ou por não poder ficar tão dobrada como a fita.

fitas de led 1 - houzzImagem: Houzz

Como funcionam as fitas de led

O funcionamento das mangueiras e fitas de led é muto simples, bastando ligá-las à tomada através de uma fonte para funcionar. Elas podem também ser conectadas a interruptores, como se fosse luminárias, e até receberem um dimmer para regular a luminosidade ou serem acionadas por controle remoto.

fitas de led 3 - houzzImagem: Houzz

Variedade de cores da fita de led

A cor da luz das fitas de led pode ser branca ou amarelada, sendo a branca melhor para visualizar as cores reais dos objetos, e a amarela melhor quando se quer uma ambientação mais aconchegante e intimista. Existem também muitas outras cores, e até um modelo que fica mudando de cor, conhecido como RGB. Para a decoração, o melhor é usar a luz branca ou o amarela, que são mais discretas e menos cansativas.

fitas de led - americanasFitas de led RGB – Clique para ver na loja.

A vantagem da iluminação com lâmpadas led

A iluminação com led tem sempre a vantagem de gastar menos energia do que os outros tipos de lâmpadas. Uma lâmpada de 5W de led tem a mesma capacidade de iluminação de uma lâmpada incandescente de 25W, ou seja, é 5 vezes mais econômica. Além disso, elas não esquentam a cabeça nem o ambiente como as incandescentes e as dicróicas, por exemplo.

E no caso das fitas, uma outras vantagens são o tamanho reduzido e fácil de esconder e a luminosidade constante por toda a sua extensão, ao contrário das fluorescentes tubulares, que seriam a alternativa para fazer iluminação embutida em vãos lineares.

fitas de led 5 - houzz

Imagem: Houzz

Efeito gerado pela iluminação embutida

Embutir a iluminação é sempre interessante pois é bem mais agradável ver a luz de maneira indireta, ou seja, perceber a luminosidade mas sem ofuscar a vista ao olhar diretamente para a lâmpada. O ambiente fica mais convidativo e mais confortável.

Outra consequência da iluminação embutida é a valorização e destaque do local onde ela for instalada, seja o forro, um móvel ou um painel na parede. Por isso, inclusive, é aconselhável não embutir iluminação em muitos locais de um mesmo ambiente e muito menos de um mesmo móvel, pois ao destacar muitos elementos o visual fica poluído, chamando atenção para tudo ao mesmo tempo.

Como instalar a fita de led

Segue um vídeo com a explicação detalhada de instalação de uma fita led dentro de um móvel:

Imagem de capa: Lighting Ideas

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

4 thoughts on “COMO FAZER ILUMINAÇÃO EMBUTIDA COM FITAS DE LED”

    1. Olá, Jonas! Tem como ligar a fita led no interrutor sim, um eletricista pode conectar os fios ao circuito do interrutor, e nesse caso precisaria ser feito um caminho do local de instalação da fita até a parede. Qualquer luminária também pode ser conectada ao interruptor, até um abajur ou luminária de piso, por exemplo, basta que seja feita essa ligação pelo lado de dentro da parede, ou em algum conduíte externo que fique escondido atrás de algum móvel ou painel, por exemplo. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *