COMO FAZER O BANHEIRO ABERTO PARA O QUARTO

O banheiro aberto para o quarto é uma tendência que segue a mesma linha da cozinha americana, aberta para a sala, ou então dos closets dentro dos banheiros.

A ideia é juntar dois ambientes para que os dois fiquem ampliados, no final, além de diminuir a quantidade de material utilizado nas paredes, dependendo da solução adotada. Ao fazer essa mistura, o banheiro deixa de ser um canto segregado e quase renegado da casa, e passa a ser tratado como um espaço mais nobre.

banheiro aberto para o quarto - 3 - edwardsedwardsImagem: EdwardsEdwards

ESCOLHA DOS REVESTIMENTOS

Sendo assim, o principal cuidado a ser tomado ao integrar o banheiro ao quarto é tirar da cabeça aquela imagem de um ambiente cheio de azulejos e todo branco, necessariamente. Ele precisa seguir a mesma linguagem do quarto, para que eles fiquem realmente em harmonia, tomando-se o cuidado apenas de usar materiais que possam ser molhados nos locais de contato com a água. Mas esses materiais podem ser mais elegantes, como porcelanatos que imitam madeira, cimentícios ou revestimentos resinados e impermeabilizados, por exemplo, ao invés de azulejos com o rejunte aparente, formando aquele quadriculado chamativo e típico de banheiros mais antigos.

banheiro aberto para o quarto - 2 - mebli24Imagem: Mebli24

GRAU DE ABERTURA ENTRE O BANHEIRO E O QUARTO

O banheiro pode ser mais ou menos aberto para o quarto, dependendo da privacidade desejada. Assim, somente a área do vaso pode ter a opção de ser fechada, ou todo o banheiro pode ser separado do quarto por um painel de correr que possa ficar aberto ou fechado. A área do box pode ficar integrada ao quarto por um vidro transparente ou opaco, ou pode ser colocada somente uma banheira ou a pia em contato com o dormitório.

banheiro aberto para o quarto - 4 - decoradvisorImagem: Decor Advisor

Quando se trata da suíte de um casal, o grau de abertura ideal do banheiro para o quarto irá depender do nível de intimidade e abertura entre as pessoas, mas de qualquer forma algum tipo de separação, mesmo que seja opcional, é interessante existir.

banheiro aberto para o quarto - 1 - conley and coImagem: Conley and Co

Uma alternativa interessante pode ser o uso de persianas ou de painéis que possam ficar abertos ou fechados, mas que de qualquer forma quebrem a dinâmica convencional de paredes e portas. Painéis de vidro opaco podem ser uma alternativa, mas é importante ter em mente que eles não bloqueiam completamente a visão, especialmente do local que estiver mais iluminado no momento.

banheiro aberto para o quarto - 6 - samstroyImagem: Samstroy

MOBILIÁRIO NA MESMA LINGUAGEM DO QUARTO

Outro cuidado a ser tomado é o de guardar os objetos dentro de armários, preferencialmente, para deixar o banheiro mais organizado e consequentemente não poluir o visual do quarto. E os armários  devem seguir a mesma linha visual dos outros móveis do quarto, para ficarem integrados. Nada de móveis madeirados na região da cama e gabinetes brancos debaixo da pia, por exemplo.

banheiro aberto para o quarto - 8 - houzzImagem: Houzz – Homes Hole Builders

Se for para misturar o quarto ao banheiro, é preciso assumir o banheiro como ambiente nobre da casa, com a pia funcionando como se fosse uma penteadeira, na verdade, e o box e a banheira, se houver, como uma saleta de banho.

banheiro aberto para o quarto - 7 - houzzImagem: Houzz – Luxe Interior International

VENTILAÇÃO É SEMPRE IMPORTANTE

A ventilação é importante na área de banho, para evitar o acúmulo de vapor, e também na área do vaso sanitário, para evitar mau-cheiro. Mas isso é necessário da mesma forma em um banheiro fechado, que tenha contato com o quarto através de uma porta comum.

banheiro aberto para o quarto - 5 - decoistImagem: Decoist

Deixar o banheiro aberto para o quarto é uma mudança de paradigma em relação ao modo como costumamos enxergar o banheiro, que faz com que ele fique mais confortável e valorizado, e o dormitório mais amplo.

Imagem de capa: Conley And Co

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *