Como Fazer Tijolo de Adobe

O tijolo de adobe é uma das formas de construir com terra, substituindo o tijolo de cerâmica ou de concreto.

Sistemas de construção com terra

As vantagens de construir com terra são a economia de recursos financeiros e principalmente a sustentabilidade. A terra é um material natural abundante, que pode ser conseguido no próprio terreno onde a construção será feita. E se o material for bem preparado, as casas de terra ficam bem resistentes e também confortáveis. A temperatura de uma casa de terra tende a ser muito agradável, e ela pode ser mais estável do que uma construção feita em alvenaria.

Além do tijolo de adobe, outros sistemas construtivos à base de terra são o superadobe e o hiperadobe, que usam a terra dentro de sacos empilhados. (Saiba mais sobre o superadobe aqui). Outro exemplo é o sistema conhecido como COB, que usa uma mistura de terra, água e palha para moldar as paredes. (Saiba mais sobre o COB aqui).

Existem também materiais feitos com terra para usar como pintura ou como argamassa, por exemplo. Mesmo que o resto da construção não seja de terra. Saiba mais sobre os materiais à base de terra aqui.

como fazer tijolo de adobe

O que é o tijolo de adobe

Assim como as paredes moldadas no sistema COB, os tijolos de adobe são também feitos com a mistura de terra, palha e água. Mas ao invés de serem usados diretamente na parede, esculpindo a construção manualmente, são feitos tijolos dentro de um molde. Em seguida eles são empilhados como qualquer tijolo normal, formando as paredes.

As construções feitas com tijolo de adobe não precisam de pilares, pois o tijolo em si é muito resistente, e suporta o peso de uma cobertura. O tijolo de adobe na verdade é similar ao tijolo ecológico, porém sem cimento, e feito de maneira manual, com um molde simples ao invés de máquinas. Por isso é a versão mais econômica e ainda mais sustentável, com resultados parecidos. A diferença é que o tijolo ecológico tem furos na parte interna, que facilitam na hora de passar os canos hidráulicos e conduítes de elétrica, além de visual mais homogêneo.

Como fazer o tijolo de adobe

Para fazer o tijolo de adobe é preciso basicamente misturar a terra, a palha e a água com os pés, pisando até dar o ponto. Então, quando a mistura não estiver nem molhada nem seca demais, basta colocá-la em um molde, desenformar e deixar secar por alguns dias ao sol.

Veja no vídeo abaixo o passo a passo detalhado para fazer o tijolo de adobe:

Vídeo que mostra o passo a passo para fazer tijolo de adobe.

Algumas dúvidas comuns que são também respondidas no vídeo são:

  • Qual o tipo de terra que pode ser usado para fazer o tijolo de adobe?

A terra para fazer o tijolo não pode ser nem argilosa nem arenosa demais. Isso significa que ela não pode se desfazer totalmente na mão, pois isso seria excesso de areia. Mas também não pode ser totalmente lisa, pois isso seria excesso de argila. A terra deve ser levemente úmida, mas também ter alguns pequenos grãos raspando na mão ao apertá-la, que são os grãos de areia.

  • Como saber o ponto certo da mistura

Não existe uma quantidade exata de terra e água a ser recomendada para a mistura, pois isso depende da terra utilizada. Para chegar ao ponto ideal, então, basta misturar primeiro a terra e a palha, e só então ir acrescentando água. Assim, ao pisar e sentir que a marca do pé fica bem definida, sem que a mistura escorra demais ou esfarele, significa que a quantidade de água está suficiente.

  • Qual o tamanho do tijolo de adobe?

O molde utilizado nesse vídeo tem 30cm de largura na parte interna, e 14cm de largura e de altura. Essas são então as medidas finais do tijolo, ao ser desenformado.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *