COMO FAZER UM JARDIM VERTICAL NA JANELA

O jardim vertical é sempre uma boa opção para colocar vasos e plantas nos ambientes sem precisar ocupar muito espaço no chão. Colocar o jardim na janela, então, é ainda mais prático, e permite que as plantas aproveitem ao máximo a luz do sol.

É importante, no entanto, verificar se a janela ou as janelas escolhidas recebem muita luz solar realmente, ou se é melhor escolher plantas mais adequadas à sombra. É também interessante deixar os suportes para os pequenos vasos soltos da janela, para não impedir que elas sejam abertas normalmente.

Como prender o jardim vertical na janela

A melhor maneira de deixar as plantas próximas à janela sem interferir no seu funcionamento é usar prateleiras suspensas, que podem ser penduradas na esquadria através de cordas e alças fixas ou então através de um sistema criado para essa finalidade, o Sekura Garden, que tem ganchos para prender os suportes nas janelas sem precisar de furos.

jardim vertical na janela - sekura gardenImagem: Sekura Garden

Qual a melhor janela para colocar o jardim vertical

Para escolher a melhor janela para colocar o jardim vertical, precisa ser analisada a quantidade de ventos que passa por elas, sendo que ventos muito fortes podem derrubar vasos muito pequenos ou então impedir o desenvolvimento de alguns tipos de plantas. Por isso o ideal é escolher janelas sem muita incidência de ventos ou então optar pelas basculantes ou vitrôs, que não deixam os jardins totalmente expostos mesmo quando estão abertas.

Quais plantas usar nos jardins verticais

Além de adaptar as espécies de plantas às condições de insolação e ventilação da janela escolhida, é essencial optar por plantas de porte pequeno, que não cresçam muito, para não bloquear  a vista da janela nem ficar com aspecto muito pesado. Considerando essas questões, o jardim pode ser apenas decorativo, com o uso de plantas para gerar bem-estar no ambiente, ou então podem ser usadas espécies comestíveis e aproveitadas como temperos na cozinha, agregando assim a função de horta ao pequeno jardim.

Ver também: “Plantas em Cestos Suspensos

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *