COMO FAZER UMA CASA DE BAMBU

Uma casa de bambu é ecológica, confortável e econômica, se existir bambu na região.

Vantagens da casa de bambu

Casas de bambu tendem a ser arejadas, pois o material tem bom desempenho térmico. E elas são também bastante duráveis, devido à resistência do bambu. Além disso, a construção em bambu pode ser bastante econômica, além de sustentável.

Vídeo de construção de casa de bambu

Veja no vídeo abaixo as várias etapas de construção de uma casa toda feita em bambu:

Onde usar o bambu

O bambu pode aparecer na construção apenas em partes ou então na casa toda. Com exceção da fundação, todos os elementos de uma casa podem ser de bambu, como estrutura, paredes, piso e cobertura. E isso pode ser feito separadamente, misturando o bambu com outros sistemas e materiais, ou então integralmente.

Até os móveis podem ser feitos com bambu, ou então o revestimento. (Veja mais sobre o piso de bambu).

A escolha do bambu

O bambu é considerado fácil de ser extraído pela velocidade de seu crescimento. Mas para a parte estrutural da casa de bambu, é preciso tomar o cuidado de usar apenas o bambu adulto, com alguns anos de crescimento. Isso porque ele fica mais grosso e forte com o passar do tempo, pois começa a crescer na parte de dentro ao invés de apenas no comprimento. Por outro lado, nas partes de vedação pode ser usado bambu menor e mais novo.

Fundação da casa de bambu

A fundação da casa de bambu é feita com concreto, normalmente. Assim a construção fica bem presa ao solo, através de estacas subterrâneas que não absorvem umidade. E em seguida é feita uma laje com bambus amarrados entre si, e essa laje fica apoiada na fundação sem encostar no solo. Isso garante a durabilidade da construção e evita umidade na parte interna. (Ver também: “Como evitar umidade nas construções“).

casa de bambu

Como prender um bambu ao outro

As amarras entre os bambus podem ser feitas com arame galvanizado ou corda. Não devem ser usados pregos ou parafusos porque eles podem rachar o bambu, que é muito rígido.

Paredes da casa de bambu

As paredes da casa de bambu, se forem feitas de bambu também, são basicamente agrupamentos de bambus pequenos. Eles podem ficar levemente afastados uns dos outros, criando paredes vazadas, ou então podem ser feitas paredes mais fechadas, com uma ou mais camadas de bambu.

Elétrica e hidráulica das casas de bambu

A tubulação de elétrica e de hidráulica fica normalmente exposta, presa nas paredes de bambu. Mas elas podem ser cobertas pelo mobiliário ou por painéis, por exemplo, se for o caso. Veja um vídeo onde aparece a tubulação de uma casa de bambu:

Mais posts sobre arquitetura com bambu

Veja mais posts aqui do site sobre construções e outras aplicações do bambu:

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *