prateleira com suporte invisível

COMO FIXAR PRATELEIRA COM SUPORTE INVISÍVEL

Existem várias formas de fixar prateleiras na parede, e uma delas é o suporte invisível, ou seja, que fica embutido na parede. (Ver também: “Várias Formas de Fixar Prateleiras na Parede“).

A parede precisa aguentar a prateleira

Para fixar qualquer móvel ou prateleira na parede é importante lembrar que a parede precisa suportar o peso, independente do suporte escolhido. Então não dá para fixar prateleiras em paredes de gesso, por exemplo, a não ser que seja feito um reforço metálico na parte de trás.

Quando usar o suporte invisível

A principal vantagem do suporte invisível para fixar prateleiras é o visual limpo e discreto. Ele tem apenas limitações em relação à quantidade de peso suportado. Quanto mais profunda a prateleira, maior a quantidade de peso que ela faz. Mas isso pode ser resolvido através do uso de suportes maiores ou de uma quantidade maior de suportes, por exemplo.

prateleira com suporte invisível
Clique para ver a prateleira com suporte embutido na loja.

No entanto, se o peso a ser colocado sobre a prateleira for muito grande, ou se a própria prateleira for muito pesada, é melhor usar suportes mais fortes, como as mãos francesas. Elas aguentam mais peso do que o suporte invisível pela sua forma, que trava a prateleira na ponta, impedindo de flexionar. Por isso as prateleiras com suporte invisível são decorativas, ideais para suportar o peso de pequenos objetos ou até mesmo livros. Mas não para suportar uma bancada de pedra, por exemplo, ou então um filtro de água.

prateleira com suporte embutido
Clique para ver a prateleira com suporte embutido na loja.

Como fixar prateleiras com suporte invisível

Para fixar uma prateleira com suporte invisível é preciso que a prateleira tenha sido feita com essa finalidade. Isso porque ela precisa ter furos na sua espessura para encaixar o suporte. (Clique aqui para ver prateleiras com suporte invisível na loja).

Com a prateleira e os suportes em mãos, é preciso ter também uma régua metálica para marcar os pontos na parede, uma furadeira, parafusos e um nível. Além disso, é importante checar se não existem canos na parede, nos locais a serem furados.

Basicamente é preciso marcar os pontos na parede, depois de medir os locais do furo na prateleira. Em seguida são feitos os furos nesses locais, e os suportes são encaixados. O passo seguinte é parafusar o suporte na parede, para ficar firme, e então encaixar a prateleira.

O vídeo abaixo, do canal Oficina de Casa, mostra todos os detalhes da fixação de prateleiras com suporte invisível. Ele inclui os tipos de suporte invisível existentes, as cargas suportadas e o passo a passo para fixar a prateleira na parede:

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *