COMO FUNCIONA O COOKTOP DE INDUÇÃO

O cooktop de indução é um dos três tipos existentes de cooktop, e é conhecido por ser o mais seguro. (Veja aqui quais são os tipos de cooktop).

Essa segurança vem do fato de que ele não tem fogo e também não fica quente ao esquentar o alimento. Por isso ele não queima a mão de quem encostar no cooktop durante o cozimento. E isso faz com que o cooktop de indução seja o preferido para casas com crianças, por exemplo.

Por que o cooktop de indução não esquenta

Parece um truque de mágica, mas a explicação é simples. O cooktop de indução tem esse nome porque “induz” as moléculas do fundo da panela a se movimentarem, de maneira a gerar calor. Esse calor existe então no fundo da panela, e assim passa para o alimento que estiver dentro dela. Mesmo sem aumentar a temperatura do próprio cooktop.

cooktop por indução
Clique para ver cooktops de indução na loja.

Panelas especiais para o cooktop de indução

Para que o cooktop de indução funcione, entretanto, não pode ser usada qualquer panela. Precisam ser panelas magnéticas. Algumas dessas panelas são produzidas especialmente para o uso em cooktops de indução, portanto já vêm com essa característica bem indicada no produto. Outras, no entanto, podem ser magnéticas por acaso. Por isso a melhor forma de saber se alguma panela pode ser usada no cooktop de indução é usar um ímã, para ver se ele fica aderido à parte de baixo da panela. Se ficar, é uma panela magnética.

Alguns exemplos de panelas que funcionam no cooktop por indução são: As panelas, frigideiras ou assadeiras de ferro ou de ferro esmaltado, ou panelas e chaleiras de aço inoxidável com fundo de ferro. Todas essas têm pelo menos o fundo magnético, que é o que importa. Por outro lado, panelas de alumínio, vidro, barro, cerâmica ou cobre não irão funcionar em cooktops de indução, pois não são magnéticas.

cooktop de indução
Clique para ver cooktops de indução na loja.

Cooktop de indução ou cooktop elétrico

O cooktop elétrico é bem parecido com o de indução à primeira vista, quando desligado. Isso porque os dois são retos e discretos, com superfície de vidro. E os dois funcionam com energia elétrica. Mas existem algumas diferenças.

  • O cooktop elétrico esquenta quando é ligado, ao contrário do cooktop de indução. As bocas circulares ficam com altas temperaturas, e ao tocá-las é possível se queimar.
  • No cooktop elétrico não é preciso usar panelas específicas. É preciso apenas que sejam panelas retas, assim como acontece no cooktop por indução, para ficar bem apoiada no vidro. Mas elas não precisam ser magnéticas.
  • Embora ambos funcionem com energia elétrica, no cooktop elétrico propriamente dito o sistema de energia é por resistência, assim como um chuveiro, por exemplo. Isso faz com que o gasto de energia seja alto, embora também bastante eficiente para aumentar a temperatura rapidamente. Já na versão por indução o consumo é menor, mas por outro lado o controle da temperatura também não é tão preciso.

Onde comprar cooktops de indução

Os cooktops de indução podem ter 1, 2 ou 4 bocas, e podem ser portáteis ou de embutir. Para ver várias opções na loja é só clicar aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *