COMO ILUMINAR A COZINHA SEM JANELA

Questão: “Gostaria de saber como faço para iluminar a cozinha quando ela não tem janela. Obrigada”

Resposta: As soluções para iluminar e ventilar uma cozinha sem janela depende de alguns fatores:

Cozinhas sem janela cobertas por telhado

Quando a cozinha está em uma casa e não existe outro andar sobre ela existem alternativas para criar iluminação natural, mesmo que não existam paredes livres. Podem ser feitas aberturas no telhado (iluminação zenital) ou então colocadas luminárias de luz natural, que são tubos que trazem a luz de fora para dentro do ambiente e têm aparência de luminárias comuns. (Veja mais sobre iluminação natural tubular aqui). Nesses dois casos é importante verificar se existe alguma forma de ventilar o ar, pois caso contrário o calor que entra junto com a luz solar pode deixar o espaço muito quente.

cozinha sem janela 4-houzzImagem: Houzz

Cozinhas sem janela em apartamentos

Em apartamentos não existe a opção de criar aberturas no teto, então restam apenas as paredes que fazem divisa com outros ambientes. O ideal, nesse caso, é abrir a cozinha totalmente, deixando apenas um balcão, para aproveitar a iluminação que existe na sala. Se não for possível, podem ser criadas pelo menos algumas aberturas pontuais na parede, com vidro opaco ou tijolos de vidro caso se queira manter a privacidade.

cozinha sem janela 3-houzzImagem: Houzz

Existe inclusive um tipo de tijolo de vidro que pode ser aberto, ajudando também na ventilação. São chamados normalmente de blocos de vidro vazados. Outra opção é cortar a parede na parte de cima, fazendo com que ela não chegue até o forro. Assim aumenta um pouco a iluminação e a ventilação da cozinha sem afetar o seu isolamento visual. Em todos esses casos, é essencial tomar cuidado para não quebrar vigas ou pilares, nem furar paredes com tubulação hidráulica.

cozinha sem janela 2-clifton-leungImagem: Clifton Leung Design

Iluminação artificial na cozinha sem janela

Nada substitui a iluminação natural, principalmente em relação à saúde. A ventilação também é muito importante em qualquer ambiente, e em especial na cozinha, onde se tem muito vapor e fumaça gerados pelo preparo de alimentos. Mas para complementar as soluções de abertura na cobertura ou nas paredes internas, é possível incrementar também a iluminação feita por lâmpadas, já que a cozinha sem janelas tende a ser mais escura.

A luz branca é um pouco mais clara do que a luz amarela, embora seja mais fria. Algumas pessoas preferem a sensação mais aconchegante da luz amarela, mas na cozinha mais escura é interessante que pelo menos algumas das luzes sejam brancas, para permitir a melhor visualização dos alimentos.

como iluminar cozinha sem janela

Além da iluminação no teto, que pode ser reforçada com lâmpadas mais fortes, o ideal é criar também pontos de iluminação diretamente sobre as bancadas, tanto debaixo dos armários suspensos como luminárias pendentes sobre ilhas e balcões que não tenham nada sobre eles, mas com prioridade para as bancadas que ficam sob armários, que ficam especialmente escuras. Caso a intenção seja misturar luzes brancas e amarelas, por exemplo, as brancas podem ficar iluminando as bancadas enquanto as amarelas iluminam o ambiente no geral.

Ver também: “Dicas de Iluminação por Ambiente

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

10 comentários em “COMO ILUMINAR A COZINHA SEM JANELA”

  1. Ola.. Gostaria de uma ajuda estou reformando uma casa de dois andares mais o primeiro andar nao possui janelas , gostaria de dicas de como deixar o ambiente mais iluminado e arejado

    1. Olá, Jéssica. Se não existir espaço ao lado da construção para abrir janelas no andar de baixo, o ideal seria fazer um jardim de inverno no meio da casa, descoberto, para poder fazer aberturas voltadas para ele. Isso geraria iluminação e ventilação. Ambientes sem janelas não são lugares bons de se permanecer por muito tempo, nem para a saúde nem para o psicológico. Acredito que você precisaria de um projeto, nesse caso. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *