COMO SABER QUAIS CORES COMBINAM NA DECORAÇÃO

Existe uma ferramenta para saber quais cores combinam entre si. Essa ferramenta é conhecida como “círculo cromático”, que nada mais é do que uma imagem de um círculo com várias cores.

Como usar o círculo cromático

O círculo cromático deixa a tarefa de combinar cores um pouco mais simples. No post “Como Combinar Cores na Decoração” falo sobre a mistura correta das cores, que podem ser usadas em uma composição “tom sobre tom”, que é feita com a mesma cor em diferentes intensidades, ou então devem contrastar por serem bem diferentes em tonalidade. O importante é não usas cores parecidas que não sejam realmente da mesma família.

Com o círculo cromático fica mais fácil de entender essa ideia, e também de visualizar quais cores são parecidas ou não, quais são contrastantes entre si e quais são do mesmo tom.

  • Cores do mesmo tom

As cores que ficam no mesmo segmento do círculo são cores do mesmo tom, que apenas ficam mais claras ou mais escuras dependendo pra proximidade do centro. Portanto, para fazer a composição “tom sobre tom”, com várias intensidades da mesma cor, basta usar as várias camadas de um único segmento. (Ver também: “Como Criar o Efeito Tom Sobre Tom“).

  • Cores parecidas ou contrastantes

Já as cores que ficam lado a lado no círculo, ou seja, de diferentes segmentos, são cores de tonalidades diferentes. São chamadas de cores análogas”. Nesse caso, para combiná-las entre si, é interessante que elas estejam afastadas umas das outras, com pelo menos 3 segmentos de outras cores entre elas. As cores diametralmente opostas no círculo cromático são conhecidas como “cores complementares”. Se forem misturadas cores análogas, elas não irão contrastar o suficiente para realçarem umas às outras, e nem serão parecidas a ponto de criarem uma composição degradê, pois o tom diferente faz com que elas destoem entre si.

A única forma harmônica de usar cores de segmentos diferentes e que estejam próximas é fazer o contraste através da intensidade. Ou seja, para usar um rosa junto com um vermelho, só se o rosa for bem clarinho e suave (perto do centro do círculo) e o vermelho mais forte e escuro (na parte mais de fora do círculo).

Se as cores estiverem distantes entre si, com pelo menos 3 segmentos de distância, elas podem ser usadas em qualquer intensidade. Uma forma prática de criar composições de cores com o círculo monocromático é colocar um triângulo equilátero no centro do círculo e usar as cores que ficarem nas três pontas, em qualquer posição que o triângulo esteja. Só lembrando que, no caso de serem usadas várias cores no mesmo ambiente, é importante que uma delas seja a cor de base, presente em maior quantidade, e as cores sirvam para dar toques mais pontuais. (Ver também: “Como Misturar Cores de Maneira Equilibrada“).

  • Cores frias ou quentes

As cores do verde claro ao roxo do círculo cromático são as cores frias, e do rosa ao amarelo são as cores conhecidas como cores quentes. Isso tem a ver com o comprimento de onda de cada cor. O que importa na prática é saber que as cores frias têm um efeito mais relaxante, e as cores quentes são mais estimulantes.

Vídeo sobre o círculo cromático

Veja no vídeo como usar o círculo cromático para saber quais cores combinam entre si:

Mais dicas sobre quais cores combinam na decoração

Aqui no site você pode conferir mais alguns posts que falam sobre combinação de cores, em:

Ou se preferir veja todas as dicas sobre cores na decoração, na seção “Dicas de Cores“.

Ajude o site

Veja também:

12 comentários em “COMO SABER QUAIS CORES COMBINAM NA DECORAÇÃO”

  1. Boa tarde, estou mudando para um apto já mobiliado, eu gostaria de usar uma capa nos sofás que são de 2 e 3 lugares, o tapete é cor beterraba qual cor eu deveria usar nas capas. Você poderia me ajudar? Desde já agradeço imensamente.

    1. Olá, Carmen! Precisaria saber qual a cor do sofá, das paredes, enfim, de todo o restante do ambiente para poder te responder com certeza. A princípio, como o tapete é beterraba, a capa pode ter algo nessa cor também, mas não inteira dessa cor, para não ficar beterraba demais, ou então pode ser de alguma cor neutra e clara que já exista no ambiente, como a mesma cor das paredes, por exemplo, caso elas sejam claras e neutras. Mas volto a dizer, só poderia dizer com certeza se visse ou soubesse quais são todas as cores do ambiente. Abraços!

  2. Olá. Ótimas orientações. Tenho uma ampla parede vermelha na sala de estar. Estou pensando pintar a parede perpendicular, adjacente a ela, com formas geométricas verdes de diferentes tons. Rodapé, rodateto, teto e portas continuam brancos. Será que dá certo?

    1. Olá, Eliane! O verde e o vermelho são cores que combinam, mas tome cuidado para não sobrecarregar a decoração, já que o vermelho é uma cor forte e uma estampa geométrica também é bem chamativa. Pode funcionar melhor se os tons de verde forem suaves e secos, e com branco misturado no desenho também, para ficar mais leve. E com bastante branco no resto do ambiente, de preferência não só no teto, rodapé e portas, mas em outras paredes e móveis também. Abraços!

  3. Estou pintando minha casa de azul acicentado claro minha filha que um rosa chic que viu aí ficaria duas pares azul acicentado e duas rosa chic será que vai ficar legal combina?

    1. Olá, Kelly! O rosa e o azul combinam entre si sim, pelo contraste. Mas é uma mistura bem viva, bem colorida (mesmo o azul sendo acinzentado), principalmente se todas as paredes tiverem essas cores como vc comentou. Então pode funcionar para um quarto infantil, criando um visual meio Barbie. Mas provavelmente deve surgir uma vontade de trocar as cores futuramente. Se isso não for um problema para vocês, então tudo bem. E mesmo assim, o ideal é que além dessas cores existam bastante branco no ambiente, como no teto, nas portas e nos móveis, por exemplo, para quebrar o excesso de cor. Abraços!

  4. Olá pintei uma parede da minha sala de vermelho quase roxo e eu tenho um sofá vermelho que cor eu pinto as outras paredes.

    1. Olá, Cleuza! Como tem bastante vermelho na sua sala, o ideal é que a cor das outras paredes seja uma cor neutra que equilibre a intensidade da cor. Por isso o cinza claro ou então tons de creme acinzentados funcionam bem. O branco também cria uma boa mistura. Tons de creme ou bege muito amarelados, embora teoricamente também combinem, podem deixar o visual um pouco cansativo ou enjoativo, pois é uma tonalidade mais quente, assim como o vermelho. Prefira cores mais frias nesse caso. Abraços!

  5. Olá meu nome é Jeane e estou reformando minha casa, no quarto de casal pensei numa parede com papel de parede com arabesco marrom e uma parede amarelo, como são quatro paredes as duas laterais Pinto de amarelo ou um branco ou uma cor mais neutra, já q o quarto não tem janelas?

    1. Olá, Jeane! Se o quarto não tem janelas, te aconselho a usar apenas cores claras. Por isso pode usar um arabesco mesmo, mas apenas se o marrom não for muito escuro, e tiver partes mais claras, como um creme no fundo. E então esse mesmo creme pode ser usado nas outras parede, junto com uma cor mais viva na parede oposta. Se for amarelo, é interessante que ele contraste com essa cor neutra utilizada. Senão é melhor usar outra cor para destacar, ou ir para o branco mesmo, na parede oposta ao arabesco ou nas paredes laterais. Mas para usar o branco é importante que o quarto tenha outras partes brancas também como o teto, ou as portas e os móveis, por exemplo. Abraços!

  6. Adorei este artigo! Achei super relevante e esclarecedor”
    Sempre tive muita dúvida não somente quanto ao uso de cores diferentes nas paredes, mas também a sua diferente aplicação nos móveis.
    E, por mais que muitos digam “ah, é só uma questão de ‘bom gosto’ ou ‘bom senso’ “, sei que há uma lógica que vai além disso….e, felizmente, temos profissionais como você, Fernanda, para nos dar essas respostas!
    Por isso, parabéns novamente pelo artigo e também pelos conteúdos sensacionais do blog como um todo!

    1. Que bom que gostou, Elisa! 🙂 Realmente, existe uma lógica na harmonização das cores e formas, mesmo que seja uma lógica normalmente usada de forma inconsciente, quando se fala do tal “bom senso”. Obrigada pela visita ao site e pelas palavras. Seja sempre bem-vinda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *