Como Tirar Tinta de Azulejo

Assim como os azulejos podem ser facilmente pintados, também é possível, muitas vezes, tirar tinta de azulejo sem muita dificuldade. (Ver também: “Como Cobrir Cerâmica Existente” ou “Como Pintar Azulejos“).

Superfícies lisas, como azulejos polidos ou vidro, são os materiais de onde a tinta sai mais facilmente, caso tenha sido aplicada na superfície. Materiais mais porosos, como cerâmicas texturizadas ou pedras, por exemplo, podem dar mais trabalho na hora de tirar a pintura. Mas em todos os casos é possível.

Como tirar tinta de paredes porosas

No caso de materiais bastante absorventes, inclusive cerâmicas porosas, pode ser necessário investir mais para tirar a tinta. Isso porque precisam ser usados materiais próprios para essa finalidade, como removedores de tinta. O produto é aplicado sobre toda a parede e então deve ser retirado com água. Em paredes de pedra, o ideal é que a água seja aplicada com jatos de alta pressão.

como tirar tinta de azulejo

Como tirar tinta de azulejos

Para tirar tinta de azulejo, o removedor de tintas pode também ser usado. Mas se for um azulejo ou cerâmica polida a tarefa pode ser mais simples e mais barata. Se a pintura tiver sido feita com tinta acrílica, pode ser usada água raz ou até mesmo removedor de esmalte, usado normalmente nas unhas.

Para remover a pintura com água água raz, é preciso usar luvas, e ela deve ser aplicada sobre os azulejos com um pulverizador. Após pulverizar uma pequena área, é só passar um pano úmido para tirar a tinta. E com o removedor de esmaltes é ainda mais fácil, Basta molhar um algodão ou pano no material, e passar sobre os azulejos.

Como tirar tinta epóxi dos azulejos

A tinta epóxi é mais aderente do que a tinta acrílica. Por isso, se os azulejos ou cerâmicas tiverem sido pintados com tinta epóxi, pode ser que a água raz ou o removedor de esmaltes não funcionem. Se esse for o caso, o melhor é usar o removedor de tinta epóxi. No entanto, se o epóxi tiver sido usado em grande quantidade, como acontece nos pisos por exemplo, pode ser necessária uma raspagem. (Veja também: “Como Remover Porcelanato Líquido“).

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *