COMO TRANSFORMAR UM QUARTO EM QUITINETE

Com alguma criatividade, um simples quarto pode ser transformado em uma quitinete completa. Principalmente se for uma suíte, ou seja, se já existir acesso a um banheiro privativo.

Nesse caso basta usar parte da tubulação hidráulica já existente para criar uma pequena cozinha e área de serviço. E além disso, distribuir os móveis de maneira otimizada, para encaixar as funções de sala, quarto e escritório.

Projeto de quitinete no quarto pequeno

No exemplo a seguir, tudo isso foi feito em um pequeno quarto de apenas 3,50 por 2,55 metros, além da área do banheiro. Veja as soluções usadas para que isso fosse possível:

– Novos pontos de água próximos ao banheiro

Para facilitar a obra, os novos pontos de água foram instalados na parede de divisa com o banheiro existente. Assim a pia da cozinha e a lava e seca da lavanderia podem ser instaladas com o mínimo de tubulação e quebra de paredes possível.

– Móveis transformáveis e com dupla função

O principal truque para conseguir encaixar uma quitinete em um quarto pequeno é otimizar o uso do espaço. Para isso os móveis multifuncionais são bem úteis. (Ver também: “Camas de solteiro multifuncionais“, “Camas de casal multifuncionais“, “Móveis funcionais para pequenos espaços” e “Ilhas multifuncionais para a cozinha“).

Nesse projeto, a cama tem tripla função, pois pode ser usada como sofá ou cama, e também como armário, pois tem gavetas na base.

Além disso, a mesa de jantar também funciona como escrivaninha, e é dobrável. Ou seja, só ocupa espaço quando estiver sendo usada.

quarto quitinete - mesa dobrável
quarto quitinete - mesa dobrável

– Eletrodomésticos compactos

Para um espaço tão pequeno como uma quitinete, existem eletrodomésticos também compactos. A geladeira pode ser substituída por um frigobar, e o fogão pode virar um cooktop de 2 bocas, por exemplo. Se for preciso assar algum alimento, pode ser usado um forno elétrico pequeno, ou até uma panela elétrica própria para essa finalidade. E a lavanderia pode ter uma máquina de lavar e secar ao invés de uma simples lavadora. Assim não é preciso usar varal. (Ver também: “Eletrodomésticos para pequenos espaços“).

cozinha quitinete

Nesse projeto existe um frigobar, um microondas, uma lava e seca, além de um cooktop elétrico de 2 bocas. Esse cooktop, além de ser compacto, é também portátil, para liberar espaço da bancada quando não estiver em uso. (Ver também: “Tipos de cooktop“).

– Portas de correr com espelho

As portas de correr conferem versatilidade ao mobiliário. Elas podem esconder a bagunça da pia ou a lavanderia quando preciso. E nesse caso podem também criar um closet fechado próximo ao banheiro. Basta puxar as portas para o canto, até encostar na parede.

quarto quitinete
quarto quitinete

E por ter espelhos, a porta de correr dessa quitinete também serve para criar sensação de espaço no ambiente. Em um espaço com tantas funções acumuladas, esse é um efeito importante.

Aproveitamento máximo do espaço

Além da multifuncionalidade dos móveis, existem formas de aproveitar os espaços sem deixar tudo muito cheio. O truque é deixar alguns espaços vazios, sem encher tudo de armário. Assim a sensação de espaço é mantida. Mas onde existirem armários, o ideal é usá-los em todos os cantos que ficariam perdidos normalmente.

Nessa quitinete, foi feita uma estante de sapatos com rodízio na base, que fica escondida atrás da estante da TV.

quarto quitinete

Na parte de baixo da pia, ao invés de uma base fixa, existe um caixote que pode servir para guardar objetos diversos.

armário na base da pia

E a lateral dos armários da cozinha foi aproveitada como fundo do armário de roupas. Esse armário não precisa de portas, pois pode ficar escondido no canto e também pela porta de correr. Isso também otimiza o uso do espaço, pois deixa o guarda-roupas menos profundo e sem portas no caminho quando abertas.

closet quitinete

Vídeo do quarto que virou quitinete

O vídeo abaixo mostra um tour virtual por dentro do quarto transformado em quitinete:

Projeto e imagens: Arq. Fernanda DG

Veja mais projetos de interiores aqui, ou se preferir veja apenas os projetos de quarto.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *