CONSTRUÇÃO COM BAMBU

A construção com bambu é considerada ecológica e pode ser feita de diversas formas, usando o bambu desde o próprio sistema construtivo em si, incluindo toda a estrutura e as paredes, até móveis e revestimentos. (Ver também: “Piso e Revestimento de Bambu“)

Por que o bambu é ecológico

O bambu é um material considerado ecológico principalmente pela rapidez de seu crescimento e baixo impacto das plantações no solo, sendo comparado a um tipo de capim. Além disso, uma grande quantidade de bambu pode ser plantada em uma pequena área.

Quais as vantagens da construção com bambu

Além do aspecto da sustentabilidade, o bambu tem como vantagens construtivas o fato de ser oco e leve, portanto fácil de carregar, e também de ser bem rígido, mais até do que a madeira comum. Isso faz com que a construção fique resistente e ao mesmo tempo maleável, já que ele não é quebradiço como os blocos de cimento ou cerâmica, por exemplo.

Outra vantagem é o fato de ser um material natural, o que lhe confere melhor desempenho termo-acústico do que a maior parte dos materiais industrializados, ou seja, ele tende a deixar os espaços mais confortáveis e agradáveis.

Como construir com bambu

Existem várias técnicas para executar a construção com bambu, como a parafusagem ou furos onde as peças se encaixam umas nas outras, mas uma das mais comuns é a amarração dos troncos. A vantagem desse método é que as peças ficam intactas, sem furos ou cortes, podendo então serem eventualmente reutilizadas com outras funções, em outro local.

Apenas algumas espécies de bambu podem ser usadas na construção, sendo a “Guadua Angustifolia” a espécie com características mais apropriadas. Ela é considerada a melhor entre 20 melhores tipos de bambu do mundo.

Assim como qualquer material natural, é importante que o bambu receba tratamento de proteção para ser realmente durável, para ficar imune à ação do tempo e a ataques de insetos.

Exemplos de construção com bambu

– Hotel “One With the Birds”: Projeto desenvolvido pelo escritório  Penda, na China, para um concurso. O partido foi a integração com a natureza, simulando a vida no meio das árvores. Veja mais aqui.

construção com bambu - hotel de bambu 7

– “Guadua Bamboo Car Park”, estacionamento de carros em Amsterdam que recebeu bambus como fechamento, sem encostar um bambu no outro para fazer uma vedação apenas parcial, como se fosse um brise. Imagem e arquitetura:  De Jong Gortemaker Algra.

construção com bambu - Bamboo Car Park - de Jong Gortemaker Algra

– Casa na árvore, do arquiteto colombiano Jaime Peña. Aqui os bambus são presos através de peças metálicas parafusadas ou em formas de chapas que abraçam várias ripas.

construção com bambu - Bamboo Treehouse - Jaime Pena

– Instalação para o evento Casa Cor de 2012, em Brasília, criado pelo escritório de arquitetura Fittipaldi e que mostra que o bambu pode ter efeito moderno e dinâmico.

construção com bambu - Casa Cor - Fittipaldi Arquitetura

Veja outros materiais de construção sustentáveis.
Imagem de capa: Fittipaldi Arquitetura

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 comentários em “CONSTRUÇÃO COM BAMBU”

  1. olá. Sou estudante de arquitetura e estou pesquisando sobre construções com material alternativo. Gostaria de saber como é feita a fundação deste tipo de construção?

    1. Olá, Geovanna. As fundações podem ser feitas através dos vários métodos convencionais, mas a vantagem é que elas podem ser menos reforçadas, já que o bambu é um material leve. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *