CONSTRUÇÕES MODULARES – RÁPIDAS, SUSTENTÁVEIS E EFICIENTES

As construções modulares prometem ser o caminho da arquitetura e da construção civil nos próximos anos. Isso porque ela reúne muitas vantagens.

Modulares e pré-fabricadas

Ao contrário do que se imagina, construções pré-fabricadas não precisam ter má qualidade. Essa ideia surgiu da explosão de construções pré-fabricadas de madeira que foram feitas sem cuidado, logo que esse conceito surgiu no país. Mas a pré-fabricação em si significa apenas que as peças chegam prontas à obra, apenas para serem montadas. Isso significa maior rapidez e eficiência na obra, e pode perfeitamente incluir também conforto e resistência após a construção. Esse é o caso das construções mdulares. Elas são pré-fabricadas e têm qualidade. E são também modulares, ou seja, feitas em módulos com medidas específicas e pré estabelecidas, que variam de acordo com cada fabricante e sistema.

construções modulares sustentáveis
Imagem: Brasil ao Cubo

Existem portanto vários tipos de construção modular, e não apenas um. Algumas empresas fazem construções de qualquer tamanho, e têm módulos maiores, como a Brasil ao Cubo, por exemplo, enquanto a Casa Cubo faz micro casas de apenas 2,5 x 2,6m. E essas são só duas de várias empresas que estão investindo nesse tipo de construção. Elas fornecem as casas prontas, mas podem personalizá-las de acordo com as necessidades de cada um.

casa modular
Imagem: Casa Cubo

Por que construções modulares são sustentáveis

Qualquer construção modular é pré-fabricada, portanto elas são feitas sem desperdício na obra. Isso porque no processo de pré-fabricação não é preciso quebrar paredes depois de erguidas para passar a tubulação, nem fazer moldes de madeira para os pilares, que depois são retirados. As peças chegam prontas ao local, e são apenas montadas. E isso é mais sustentável.

mini casa modular
Imagem: Casa Cubo

O que varia de um tipo de construção modular para o outro são características específicas, que podem agregar mais ou menos sustentabilidade ao sistema. Depende, então, dos materiais utilizados para fazer as peças, das tecnologias agregadas ao projeto, e também do tamanho dos módulos. Algumas construções modulares são sustentáveis por serem mini casas, outras são sustentáveis por terem captação de água das chuvas e energia solar, por exemplo. Isso pode variar.

construções modulares
Imagem: Brasil ao Cubo

Para serem levadas de um local para o outro

Outra grande vantagem das construções modulares é a sua versatilidade. Elas podem simplesmente ser transportadas de um lugar para outro, sem agredir nenhum dos locais onde ficar montada. Para isso, a casa precisa ser desmontada e carregada até o novo local, para ser montada novamente.

Imagem de capa: Brasil ao Cubo

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *