CONSTRUÇÕES QUE RESPEITAM A NATUREZA

Em tudo que fazemos, temos a opção de fazer de um jeito agressivo e excludente ou então cuidadoso e abrangente. Respeitar a natureza  na hora de construir é algo que deveria ser tão óbvio e espontâneo quanto não bater a cabeça na parede ou não erguer a casa sobre o seu próprio pé, ao invés de ser uma forma de se engrandecer ou se sentir especial.

E tomar esse cuidado, inclusive, não requer nenhum tipo de sacrifício, pois quase sempre os resultados são também benéficos para a construção em si. Da mesma forma que o planejamento pensado para todos acaba funcionando melhor para cada um, enquanto soluções parciais tendem a não funcionar para ninguém. (Ver também “Cidade sem planejamento é como casa sem projeto“)

– Respeitando as árvores

Existem várias formas de construir sem simplesmente destruir as árvores que estão no local, basta um pouco de criatividade. Uma delas é englobar a árvore dentro da construção, seja com rasgos nas paredes e lajes, jardins internos, desvios nas estradas ou contornando a vegetação com a forma da casa.

construção que respeita a naturezaImagem: iCreatived

Tirar partido da árvore na hora de pensar o projeto é uma alternativa muito vantajosa para os espaços, pois elas são capazes de gerar um conforto termo-acústico e um bem-estar que nenhum artifício consegue reproduzir. (Ver também: “Ideias para Construir Respeitando as Árvores“)

Outra possibilidade é relocar algumas das árvores, deixando o espaço livre para construir mas sem matá-las. Existem máquinas próprias para essa finalidade.

– Passagens para animais selvagens

As estradas podem ganhar pontes que funcionam como passagem para os animais selvagens, para que possamos coexistir e compartilhar aquele espaço de maneira menos perigosa para todos. Isso vem sendo feito em diversos locais.

passagem animais selvagens - bismarck tribuneImagem: Bismarck Tribune

– Uso de material local

O aproveitamento do material natural disponível no local onde  a construção será erguida tem menos impacto no bolso e no meio ambiente, já que evita todos os desperdícios que acontecem com o transporte de materiais de outros locais e com a sua fabricação.

casa de adobe - Allegretti ArchitectsCasa de Adobe – Imagem e projeto: Allegretti Architects

E normalmente esses materiais apresentam um ótimo desempenho em termos de conforto e também de resistência, como o adobe, que utiliza basicamente a terra do local, (Ver também “Construções de Superadobe“), ou o tijolo ecológico, feito também a partir da terra e sem o processo de queima do tijolo cerâmico. (Ver “Tijolos Ecológicos“)

– Construções elevadas do solo

Afastar o piso das construções do chão, deixando a base levemente erguida, evita a umidade na parte interna e agride menos o solo, sendo mais um dos exemplos de que a postura de respeito com o meio ambiente é vantajosa para todos, tanto de imediato quanto a médio e longo prazo.

casa elevada - invisible studioImagem e projeto: Invisible Studio

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *