CONSTRUINDO COM ISOPOR

O isopor é na verdade uma marca de um material chamado EPS (poliestireno expandido). Muito utilizado em lajes por ser um material muito leve, portanto fácil de transportar, e também isolante, pode ser usado também nas paredes, através do sistema construtivo apropriado.

casa de isopor
Imagem: LCP Construções

As construções com EPS possuem paredes autoportantes, isso é, que dispensam o uso de pilares e vigas, evitando assim o desperdício com fôrmas de madeira e escoramento das vigas. Além disso, fazem menos sujeira e requerem menos recursos como ferro e cimento, sendo por isso mais ecológicas.

As paredes são compostas por duas grelhas aramadas com chapas de EPS entre elas, que são fixadas e em seguida recebem um banho de argamassa dos dois lados. A tubulação de hidráulica e elétrica é instalada antes da aplicação da argamassa, evitando assim o desperdício de tempo e material gerado por quebradeiras como acontece no sistema de alvenaria convencional.

O sistema construtivo em EPS, assim como outros métodos similares, (Ver também “Wood Frame – Construção Sustentável“) são amplamente utilizados no exterior, especialmente por sua resistência a terremotos, mas também por suas inúmeras vantagens, tais como a facilidade e rapidez de execução, redução dos desperdícios e do custo final da obra, e no caso do EPS também a vantagem em termos de eficiência termo-acústica, já que se trata de um material isolante.

As paredes possuem espessura reduzida e ficam com aspecto semelhante ao da alvenaria, somente com a espessura um pouco menor. Ao bater na parede, como normalmente se faz para saber se ela é de qualidade ou parece oca como as paredes de gesso, por exemplo, não é possível diferenciá-las das paredes de tijolo comuns.

Imagens: LCP Construções

Ajude o site

Veja também:

27 comentários em “CONSTRUINDO COM ISOPOR”

  1. Boa tarde, me chamo Alexander Martins, pretendo construir minha casa com sistema EPS e gostaria de indicação de profissionais que já estão trabalhando com esse tipo de tecnologia, minha construção será feita na região dos lahgos – rio de janeiro – cidade de Araruama.

    1. Olá, Alexander, tudo bem? Nessa lista aqui tem algumas construtoras que trabalham com o sistema em EPS. Na lista não tem um específico dessa região, mas os de outros locais muitas vezes atendem em outras cidades também. Abraços!

  2. Boa tarde
    Meu nome e Flávio Fernandes, estou cursando Técnico em Edificações e futuramente Engenharia Civil.Gostaria de saber mais a respeito da casa de isopor EPS (poliestireno expandido), estrutura de forros, molduras, lages e paredes.
    Pretendo fazer meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) falando tudo sobre a casa de isopor, como é feita a base de sustentação qual tipo de ferro usar no isopor, como e feita a malha no isopor.
    É se fosse possível o senhor(a), me enviar uns documentos falando a respeito dos relatos acima, quanto que custaria cada material o preço de cada placa.Desde já agradeço.

  3. Boa tarde,
    Estou pensando em construir minha casa com as paredes de EPS.
    Mas fico com medo de elas rachanrem. Vc poderia me dar um feed back a respeito da sua experinecia?
    Poderia me passar o contato dos fornecedores?
    Muito obridado.

    1. Oi, Cleverton, boa tarde! O sistema construtivo em EPS é na verdade mais estável e resistente do que a alvenaria convencional com pilares e vigas. Já visitei casas feitas com EPS e as paredes no final ficam com o mesmo aspecto dos tijolos revestidos, e com a vantagem de não terem o peso estrutural concentrado apenas em pilares e vigas, e sim em todas as paredes. Assim o risco de queda ou ruptura é menor, pois a carga fica espalhada. Além disso, as paredes não são fracas como o isopor, pois são estruturadas com uma grelha metálica, e o isopor (EPS) serve apenas para preenchimento e isolamento. Eu pessoalmente gosto muito dessa técnica, acho mais seguro e mais eficiente do que a alvenaria. Aqui no site tem uma lista de alguns fornecedores/construtoras que usam esse sistema, espero que lhe ajude: https://dicasdearquitetura.com.br/guia-de-fornecedores-de-decoracao/construtoras-de-casas-de-isopor/ Abraços!

  4. Fiz do inicio,comprei blocos de isopor de 3×1 mts,malha pop 15×15,enrolei arame cozido e uni as malhas atravessando o isopor,depois pontuei a laje com vergalhão 3/8 a cada 50cm,com 50 cm de tamanho cada,fiz traço me massa forte,acrescentando cola branca e gastei 6 mil em um salao de 45m2

  5. Tenho pesquisado sobre essa novidade, mas os profissionais tem praticado preços que desestimulam trabalhar com isopor. No final, permanece quase o mesmo custo, o que uma verdadeira afronta ao mercado.

  6. A onde posso fazer este curso no rio de janeiro se ja exister este curso que muito me intereçou pois nao a desperticio

  7. Queria saber o custo por m2 dessa forma pois estou pensando em contruir quero ver se sai em conta
    Ou melhor a forma convencional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *