COR DO VARÃO DA CORTINA

Ao usar uma cortina com varão, é preciso escolher, além da cor da cortina, também a cor do varão. (Ver também: “Tipos de Cortina” e “Dicas para Escolher a Cortina“).

Essa decisão tem a ver com a cor da cortina, a cor do ilhós, a cor da parede e as outras cores presentes no ambiente.

Dicas para escolher a cor do varão

Veja algumas dicas para escolher a cor ideal do varão da cortina:

A cor do varão precisa fazer algum sentido no ambiente, combinando com a cortina em si ou com outros elementos. Mas para saber com qual dessas opções é melhor combiná-lo, é preciso ver: Se a cor da cortina é igual ao ilhós ou argola, e se a cor da cortina é igual à parede.

Isso pode gerar as seguintes situações:

Cor da cortina igual à parede e igual ao ilhós

Se a cor da cortina for igual à da parede e igual à cor do ilhós, existe apenas uma cor no conjunto. Por isso ele fica tão homogêneo que o varão pode ter qualquer cor. Pode ser dessa mesma única cor do conjunto, ou pode combinar com qualquer elemento do ambiente.

cor do varão da cortina

Cor da cortina igual à parede e diferente do ilhós

Se a cor da cortina for igual à da parede, mas diferente do ilhós, existem então apenas duas cores na combinação. Mas nessa situação, o ilhós ou argolas estão bem destacadas, destoando do fundo.

cor do varão da cortina

Então fica legal usar o varão na mesma cor do ilhós, para deixá-lo menos realçado. Assim a cortina fica mais elegante e discreta, com o varão todo destacado ao invés de apenas as argolas.

Cor da cortina diferente da parede e igual ao ilhós

Se a cor da cortina for diferente da parede mas igual ao ilhós, também existem duas cores na combinação. E nesse caso não existem pequenos elementos em destaque, apenas a cor da cortina em contraste com a parede.

Nesse caso, o varão fica sempre bem se tiver qualquer uma dessas duas cores, a da parede e da cortina ou a do ilhós. E uma terceira cor também pode funcionar, se for igual a outros elementos bem presentes na decoração.

Cor da cortina diferente da parede e do ilhós

Já se a cor da cortina for diferente da parede, e também diferente do ilhós, surgem 3 cores na combinação. Nessa situação, é essencial não acrescentar uma quarta cor, para não poluir o visual. E nesse caso as três cores ficam igualmente destacadas, então o varão pode combinar com qualquer uma delas. O mais importante é não usar uma quarta cor.

cor do varão da cortina

Para escolher entre as 3 opções de cores a serem repetidas, é só ver qual o efeito pretendido. A cor do varão na cor das argolas faz com que elas fiquem mais discretas e ao mesmo tempo valorizadas. O varão na cor da parede fica mais leve. Já o varão na cor da cortina deixa todo o conjunto mais robusto e imponente.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *